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Tue Mar 21 12:52:07 BRT 2023
Inovação | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Saiba como planejar a internacionalização para exportar melhor

A internacionalização deve fazer parte da estratégia da empresa no médio e longo prazo, com todos os setores comprometidos com o processo.

· Atualizado em 21/03/2023
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Pequenas empresas com potencial para exportação devem iniciar o processo de internacionalização por meio do planejamento estratégico. Gustavo Reis, analista de competitividade do Sebrae Nacional, dá algumas dicas para iniciar o caminho rumo à conquista do mercado externo.  

O primeiro passo é entender que a internacionalização deve fazer parte da estratégia da empresa no médio e longo prazo. E para que o objetivo seja alcançado, é fundamental que todos os setores estejam envolvidos e comprometidos com o processo.  Todos os aspectos do planejamento devem ser conhecidos por quem vai colocá-los em prática. Afinal, sem conhecer todas as informações necessárias com antecedência, apesar de possibilidades de sucesso, é comum que o destino seja o fracasso.  

A execução de um bom plano para acessar o mercado externo envolve muitas variáveis a serem gerenciadas. Para aumentar as chances de sucesso, é preciso investir no planejamento, entendido como o processo contínuo e sistemático de tomada de decisão, baseado na análise do macroambiente atual e futuro, e confrontado com a capacidade interna da empresa. 

Invista em um plano de internacionalização 

O plano de internacionalização é a linha mestra em que as empresas e os executivos devem se basear. Tal documento define as formas de comercialização de produtos e serviços de uma empresa, assim como orienta os esforços de marketing, focando em um mercado-alvo bem definido e que considere os efeitos do meio externo. Obviamente, o plano de internacionalização precisa estar em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa. 

Gustavo Reis lembra que, ao iniciar o processo de internacionalização, é importante escolher um produto ou serviço que esteja mais maduro e seja mais competitivo no mercado-alvo. É preciso estudar e entender este mercado, considerando inclusive como o cliente externo vai acessar o nosso produto ou serviço.  

Nenhuma empresa consegue desenvolver uma estratégia de internacionalização sem conhecer bem um mercado potencial e sem avaliar seu posicionamento. Por isso, é importante refletir: 

  • Quem compra nosso produto?
  • Qual necessidade ou função nosso produto atende?
  • Qual problema nosso produto resolve?
  • Que preço eles pagam pelos produtos que compram atualmente?
  • Quando nosso produto é comprado?

De modo geral, a empresa deve começar a seleção de mercado considerando:  

  • Proximidade geográfica;
  • Mercados em crescimento;
  • Maior similaridade de idioma e cultura;
  • Maior potencial de demanda com baixa adequação do produto.

Terceira dica, e não menos importante: tenha bons parceiros, sejam eles entidades ou profissionais competentes para ajudar a preparar sua empresa para a internacionalização. Deixe os processos redondos, desde o processo produtivo até a formação de preços. Esteja próximo e conte com profissionais da área para que a empresa consiga chegar no mercado-alvo de forma mais competitiva.   

É preciso, ainda, saber lidar com os trâmites do comércio exterior para realizar as operações, esclarecendo as dúvidas com relação à legislação e documentação, respeitando os prazos de entrega.  É importante, também, definir critérios adequados para escolha de despachantes, agentes de carga e transportadores. Com este cuidado, torna-se a cadeia produtiva de parceiros mais confiável e ainda mais produtiva.  

Não é difícil conquistar o mercado externo quando se tem informação e rede de apoio. Mantenha contato com as entidades de classe, câmaras de comércio e com o Sebrae, que pode ajudar muito nesta jornada do comércio exterior. Vamos juntos?  

Para saber mais sobre o processo de internacionalização, neste vídeo você vai ver na íntegra as recomendações de Gustavo Reis. 

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