Anúncios em tráfego pago costumam gerar bons resultados, porque são visualizados justamente pelo público que está buscando o seu produto ou serviço.

A propaganda é a alma do negócio, diz o velho ditado. Mas, hoje, o principal jeito de fazer propaganda é a contratação de tráfego pago na internet. Trata-se de uma estratégia de marketing que visa atrair visitantes para uma plataforma, como sites, blogs, marketplaces ou lojas on-line, com o objetivo de atrair a atenção para o seu produto e fechar vendas.
Em vez de mostrar seu produto a todas as pessoas, para “fisgar” quem se interessa por ele, o tráfego pago procura selecionar as pessoas mais interessadas no produto e exibe o anúncio para elas. Por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads, é possível direcionar um grande volume de visitantes qualificados para o site de uma empresa, aumentando as chances de conversão em vendas.
A principal vantagem do tráfego pago é o custo relativamente baixo e o resultado rápido. As plataformas conseguem casar o conteúdo dos anúncios com o perfil dos usuários que se deseja atingir, a partir de informações como idade, sexo, localização geográfica e interesses. Assim, anúncios com produtos para pet vão ser exibidos para quem tem interesse por bichinhos de estimação, por exemplo.
Há duas formas de orçar o tráfego pago em uma campanha na internet.
A primeira é o custo por clique (CPC), em que cada vez que um usuário clica no anúncio para chegar à página do anunciante é cobrada uma taxa, independentemente de a venda ser concretizada ou não. A outra é o custo por mil impressões (CPM), onde o custo é calculado por cada milhar de exibição do anúncio.
De qualquer modo, ambos os meios de precificar a campanha são relativamente baratos em relação a anúncios na mídia tradicional, como jornais, revistas e TV. Cabe ao empreendedor testar e avaliar o retorno sobre o investimento realizado.
Campanha com tráfego pago
É importante que as empresas estejam preparadas para o público que virá como resultado deste investimento e que saibam garantir que as visitas serão bem aproveitadas. Para melhor aproveitar essa estratégia de marketing digital, observe estas orientações:
- Definir objetivos - antes de começar a investir em tráfego pago, é importante definir quais são seus objetivos. Você deseja aumentar as vendas de um produto específico? Gerar leads para sua equipe de vendas? Aumentar o tráfego no site de forma geral? Ter clareza sobre seus objetivos permitirá que você crie campanhas mais efetivas e avalie com mais precisão seus resultados.
- Análise do público-alvo - o sucesso de suas campanhas de tráfego pago depende em grande parte da segmentação correta do público-alvo. É importante analisar quem é sua audiência, quais são suas necessidades e interesses e como você pode abordá-los de forma efetiva.
- Landing pages efetivas - landing page é a página na qual o visitante chega após clicar em um anúncio de tráfego pago. É importante que ela seja clara, objetiva, sem distrações e incentive o visitante a realizar a ação desejada, que pode ser realizar uma compra ou preencher um formulário. Invista em design e redação para criar landing pages efetivas.
- Site otimizado - seu site como um todo precisa estar preparado para receber o tráfego pago. Certifique-se de que ele é rápido, fácil de navegar e que as informações mais importantes estão destacadas. Isso aumentará as chances de que o visitante se torne um cliente.
- Monitorar e ajustar as campanhas - é importante monitorar constantemente as campanhas de tráfego pago e ajustá-las conforme necessário. Avalie as métricas de desempenho – como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno sobre investimento (ROI) – e faça mudanças em suas campanhas para melhorá-las.
Saiba aproveitar todas as oportunidades que o tráfego pago na internet oferece. É uma boa oportunidade de ganhar mais clientes rapidamente a um custo reduzido.
O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam investir em tráfego pago para os seus negócios. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!
Saiba mais
Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago
Como gerar tráfego pago e alcançar resultados no curto prazo
Foi um prazer te ajudar :)