Também chamados de flagship stores, esses estabelecimentos são oportunos para quem quer mostrar serviços diferenciados.
As lojas conceito, ou flagship stores, proporcionam ambiente de aproximação entre marca e cliente, além de configurar tendência do mercado contemporâneo. A modernização dos espaços tem sido explorada pelos estabelecimentos que querem ser identificados dessa maneira.
Com a necessidade de o cliente sentir-se mais confortável e ambientado no seu espaço de compra, esse segmento valoriza recursos visuais, como ornamentação e arquitetura, explorando aspectos emocionais e sensoriais.
Para que o negócio venha a tornar-se loja conceito, o produto deve ser exposto de forma atraente, expressando originalidade.
Nesse sentido, a loja conceito diferencia-se pelos seguintes aspectos: iluminação, música, ambiente, cheiro, posicionamento do produto e atendimento personalizado.
Tudo isso é oferecido ao público com bastante autenticidade e criatividade da loja que busca ser única e expressar novos conceitos. Ela deve apresentar as seguintes características:
- Valores da marca explorados pela publicidade do produto;
- A comunicação dos valores da marca;
- Ambiente customizado;
- Novas sensações despertadas no consumidor, por exemplo, por meio da música e cheiro;
- Eventos de apresentação do produto;
- Serviços personalizados de consultoria;
- Interatividade proporcionada pelo espaço.
A imagem que o ambiente reflete é aspecto muito importante para o alcance do sucesso do negócio. No caso das vendas, muitos consumidores são guiados pelo olhar na hora de adquirir o produto, por isso, o visual é fundamental.
Mas isso não quer dizer que apenas o que é visto (como a ornamentação do ambiente) é determinante para a projeção de uma loja conceito, pois o comportamento dos atendentes e a forma como a empresa relaciona-se com a sociedade, por exemplo, fazem parte da imagem que o consumidor leva.
A decisão do cliente de retornar ou não à loja dependerá, muitas vezes, da identificação do perfil do estabelecimento. Aliás, é válido que o segmento direcione suas estratégias de mercado à manutenção e à divulgação positiva de sua identidade.
As lojas conceito possuem traços visuais peculiares que vão sendo percebidos e absorvidos pelo consumidor. O design contemporâneo, por exemplo, caracteriza a empresa preocupada com inovação em benefício do consumidor, ao contrário daquelas que se preocupam apenas com o processo da venda.
Cuidar do visual proporciona nova experiência de compra e contribui para que o cliente sinta-se em um ambiente agradável e que aguce os seus sentidos para as opções de produtos, devidamente apresentados e distribuídos.
A loja também deve investir na visibilidade da marca, desde a sua apresentação na vitrine até a escolha das cores. Publicidade e mobiliário fazem parte desse conjunto de elementos que tornam a loja e seus produtos reconhecidos imediatamente por quem consome.
Um dos principais benefícios de uma loja conceito é que ela acaba fixando-se na mente do consumidor. Por isso, aderir a essa moda pode ser um grande passo para estabelecimentos que pretendem posicionar-se no mercado.
Ao apresentarem novo perfil de atendimento e de apresentação de produtos aos clientes, as lojas conceito também mostram a preocupação em inovar para prestar serviços personalizados.
Utilizar recursos da mídia, contando com o auxílio de gestores experientes em marketing, publicidade e propaganda, contribui de forma substancial para a visibilidade do segmento, tornando-o competitivo.
Saiba mais
Confira nosso boletim Lojas conceito: uma nova experiência de compra. Para ter acesso ao conteúdo completo, cadastre-se.
Foi um prazer te ajudar :)