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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Saiba se você deve ou não usar a estratégia do "preço por inbox"

Veja como evitar a estratégia "preço por inbox", que pode acabar prejudicando o seu negócio.

· 09/09/2022 · Atualizado em 11/10/2022
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Apesar da estratégia “preço por inbox” ser muito utilizada em posts e anúncios do Instagram, ela é uma prática prejudicial para a reputação da sua marca e deve ser evitada. Coloque-se no lugar do seu potencial cliente. 

Ele está em busca de uma roupa e entra no perfil do Instagram da sua loja. Ali, ele encontra diversas fotos e escolhe algumas opções, mas não encontra o preço do produto. E ainda lê a frase “preço por inbox”. A probabilidade de ele desanimar e abandonar a compra é grande. Ele terá que entrar em contato por direct e esperar a resposta de um atendente para saber o valor. 

Esse tipo de estratégia, além de prejudicar a experiência de compra do seu potencial cliente, é equivocada e infringe o Código de Defesa do Consumidor. Segundo essa legislação, é um direito básico do consumidor:

“Art. 6º, III –  a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”.

E, caso o varejista não cumpra, ele está cometendo um crime. Isso mesmo. Veja o que diz o artigo 66, do Código de Defesa do Consumidor:

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

A Lei 13.543/2017 também trata dessa questão e diz em seu artigo  2º, inciso III, que no comércio eletrônico, os preços devem estar visíveis. Veja o que diz esse inciso: 

“III - no comércio eletrônico, mediante divulgação ostensiva do preço à vista, junto à imagem do produto ou descrição do serviço, em caracteres facilmente legíveis com tamanho de fonte não inferior a doze”.

Ou seja, o que a lei diz é que todas as informações que o consumidor precisa para realizar a compra, principalmente o preço, devem ser acessadas facilmente, de maneira transparente. Portanto, a estratégia de "preço por inbox" deve ser deixada de lado.

Além disso, o "preço por inbox" acaba impactando no autoatendimento, que é uma das características principais do e-commerce. Outra questão, diminui as chances de o consumidor realizar compras por impulso e, ainda, aumenta o trabalho da equipe de vendas, que precisa estar atenta aos directs para tirar todas as dúvidas.

Mas, qual é a maneira correta de expor os preços dos produtos?  Existem algumas informações indispensáveis, ou seja, que precisam estar visíveis na hora da divulgação dos produtos, como as características essenciais, o preço, as formas de pagamento e o prazo para entrega do produto.

A única exceção, digamos assim, é nos casos dos orçamentos. Não é necessário colocar o valor se o produto ou serviço depender de um orçamento. Afinal, esse valor pode mudar de acordo com a personalização ou adequação à necessidade do cliente. Mas, não se esqueça que, mesmo nesses casos, você deve colocar um aviso sobre a necessidade de se fazer o cálculo do preço.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como definir o preço de venda de um produto ou serviço

E aproveite o curso do Sebrae:

Como definir preço de venda


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