Pelo conceito de sazonalidade, marcas devem lançar produtos inovadores que projetam o corpo e a mente de efeitos climáticos decorrentes das mudanças de estação.

Como os ciclos da natureza, os serviços de beleza também devem seguir a sazonalidade das estações do ano. A cada temporada de primavera, verão, outono e inverno, a indústria da beleza lança novas tendências para cabelos, maquiagem, unhas e tratamentos. Assim, para oferecer os melhores produtos e serviços e fidelizar clientes, os empreendedores do ramo precisam estar sempre atualizados sobre as necessidades dos consumidores e combiná-las às novidades inerentes a cada estação.
O conceito de sazonalidade para a indústria de cosméticos, presente no mercado desde 2015, implica que as estações do ano são determinantes para a criação de produtos de beleza. Mas, em vez de simplesmente usar a mudança trimestral como uma razão para introduzir novas cores ou aromas, as empresas devem lançar produtos inovadores que protejam o corpo e a mente dos efeitos físicos e emocionais provocados por condições climáticas específicas.
Um exemplo é a nova geração de produtos para o inverno, que traz cuidados adicionais de hidratação para o clima frio direcionados à pele seca numa época do ano que também apresenta baixa umidade.
Em contrapartida, o verão exige cosméticos que protejam a pele do calor e da umidade, assim como dos danos causados pelos raios UV, criando resistência contra as alterações climáticas do outono, que vem em seguida. Ao produzir opções sazonais, as marcas têm a chance de construir uma relação de lealdade com o público durante o ano todo.
Além disso, produtos para o cabelo também devem se encaixar nesta tendência da sazonalidade, já que grande parte dos consumidores afirma que pagaria mais por itens que protegessem o cabelo contra os danos do sol e dos efeitos do mar e do cloro de piscina.
A cada mudança de estação, também há espaço para o crescimento da venda de produtos destinados ao tratamento de questões emocionais atreladas à primavera, ao verão, ao outono e ao inverno. O momento é propício para inovações cosméticas direcionadas a tratar os transtornos comuns aos meses mais frios, bem como para produtos que potencializem o otimismo das pessoas nos meses de clima quente.
Abordagens sazonais de beleza também se estendem à colheita da matéria-prima na natureza, que deve respeitar o ciclo de cada planta. Servindo como “impulsionadores sazonais”, chás e tônicos podem fazer parte das linhas tradicionais de cosméticos.
Produtos mais impactados pela sazonalidade
Artigos voltados para o cuidado com a pele e com o cabelo são os mais impactados pelo efeito da sazonalidade. Confira abaixo alguns exemplos para cada estação do ano:
- Inverno: cuidados adicionais para hidratação voltados para pele seca.
- Primavera: volta da preocupação com o uso de proteção solar diariamente e foco na hidratação para peles mistas.
- Outono: resistência contra as bruscas alterações climáticas e aumento na procura por tratamentos específicos de pele, considerando uma incidência menor de raios solares.
- Verão: atenção voltada para a proteção solar da pele contra o calor, a umidade e os raios UV, para produtos de bronzeamento gradual e para sabonetes com proteção solar.
É importante destacar que a sazonalidade tem impacto direto sobre lançamentos globais. Como as estações chegam em momentos diferentes nas diferentes zonas geográficas, as marcas de maquiagens, para lançar produtos relevantes e atraentes, devem ter uma abordagem mais cuidadosa em relação às cores da temporada e gerenciar a criação de produtos para a pele e cabelos com mais precisão.
Tanto os fabricantes quanto os distribuidores devem atentar para o conceito de sazonalidade ao pensar em novos produtos de beleza, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com os efeitos ambientais decorrentes do uso de cosméticos. Por isso, cada detalhe no desenvolvimento de novos produtos conta.
Tornou-se imprescindível às empresas de beleza direcionar seus esforços na criação de produtos que atendam às demandas específicas de cada estação. Ao oferecer essas opções sazonais, as marcas têm maiores chances de fidelizar seus clientes em todos os meses do ano.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.
Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae
Foi um prazer te ajudar :)