this is an h1

this is an h2

Wed Aug 09 14:34:15 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Setor de matcon continua crescendo no pós-pandemia

Empresários estão otimistas e esperam fechar 2022 com números maiores que em 2021.

· Atualizado em 09/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tudo mudou com a chegada da pandemia da covid-19. As casas, que antes eram tidas como meros dormitórios, passaram a estar no centro de tudo e a qualidade e o conforto do espaço da casa tornaram-se uma prioridade para todos.

Apesar das flexibilizações nos protocolos sanitários em 2022, o olhar ainda está voltado de forma significativa aos lares.

Com mais tempo em casa, as pessoas perceberam necessidades que antes passavam batidas. Troca de piso, pintura de uma parede, compra de um móvel novo. Várias demandas surgiram e criaram novas perspectivas para o setor do comércio varejista de materiais de construção, também chamado de matcon.

Desde o início da pandemia, de acordo com o setor, os produtos mais vendidos são pisos, tintas, telhas, cimento, louças sanitárias, telhas, peças elétricas e hidráulicas. Ou seja, itens básicos que atendem a todo tipo de construção e a todos os níveis de classes sociais.

Estudo divulgado pela Associação Nacional de Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), mostrou que varejo da construção civil cresceu em torno de 16% em 2021, chegando a R$ 221,5 bilhões.

Os comerciantes estão otimistas quanto as vendas em 2022, apesar da inflação em alta e dos juros elevados. O segmento, que depois de dois anos (2020 e 2021) de muito aquecimento passou por estabilidade nos seis primeiros meses deste ano, espera reação no fechamento deste segundo semestre.

De acordo com alguns empresários, as vendas podem até superar 2021, pois há mais dinheiro em circulação no país por conta do Auxílio Brasil do Governo Federal; do saque aniversário do FGTS; do pagamento do 13º salário (nos âmbitos federal, estadual e municipal); e não há falta de produtos no mercado.

Aproveitando esta onda, algumas redes investem cada vez mais em canais digitais para continuar estimulando o consumo e também apostam em ações de marketing, visando incentivar as pessoas a transformarem os espaços em que moram.

Setor não se arrisca a fazer previsões para 2023

Como sabemos da importância de se trabalhar com dados e informações de fontes confiáveis para planejar as ações das empresas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta aumento de 13,5% para 2022, uma estimativa maior que a do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país. Além disso, hoje o segmento de matcon emprega 692,2 mil pessoas.

Já pela sondagem da indústria da construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor encerrou o primeiro semestre de 2022 com o maior patamar de atividades desde outubro de 2021.

Apesar do otimismo, os empresários não se arriscam a fazer previsões para 2023, pois o mercado está muito atrelado a fatores internos e externos, como, por exemplo, a política econômica a ser adotada pelo novo governo federal e a guerra entre Rússia e Ucrânia, além da perspectiva de recessão mundial.

Vale lembrar que, para manter o mercado aquecido e garantir a estabilidade para os empreendedores, é fundamental buscar informações, focar no processo, planejar e antever tendências.

Para isso, os varejistas podem se aproximar das entidades representativas do setor, como: Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias); Secovi (Sindicato da Habitação); e SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil, que têm forte atuação no mercado e disponibilizam estudos e pesquisas, além de outros materiais gratuitos e relevantes para os profissionais e gestores.

Caso precise de mais informações sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800!

Você também pode consultar outros materiais no Portal do Sebrae.

Para saber mais, você também pode ler os textos abaixo:

Tendências para o setor da Construção Civil em 2022

Construção civil no Brasil: uma análise do mercado para 2022

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?