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Wed Nov 23 20:16:52 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Seu negócio já faz parte da Era da Experiência?

Promover uma boa experiência do usuário traz vantagens competitivas e resultados positivos para os negócios.

· 09/11/2022 · Atualizado em 23/11/2022
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Estamos na Era da Experiência, uma tendência do mercado que coloca a experiência do usuário em primeiro lugar. Você pode nunca ter ouvido esse termo antes, mas, com certeza, conhece diversas marcas e empresas que já fazem parte da Era da Experiência. 

Atualmente, não basta ter um bom produto ou serviço, é preciso oferecer uma experiência marcante para o seu cliente. O consumidor, muitas vezes, escolhe e paga pela experiência, seja no atendimento ou no valor agregado ao produto. Uma experiência positiva não é padronizada. Cada consumidor terá sua experiência individualizada, e ela pode se dar em um relacionamento mais próximo com o cliente, com a facilidade de uso do produto, em uma vivência marcante, entre outros fatores. 

O certo é que as empresas estão criando laços profundos com o seu público, lucrando mais e evitando que eles fujam para a concorrência. Se o seu negócio ainda está fora desse movimento, não perca tempo. 

Quando você oferece uma boa experiência para o cliente, você tem vantagens como:

  • Sua marca passa a ser lembrada mais facilmente, e há avaliações positivas na internet e indicação entre os consumidores.
  • Fortalece a conexão com seu público. Assim, você pode se aproximar e conhecer melhor o perfil do seu cliente, tendo insights para novos produtos e conteúdo, por exemplo.
  • Evita fuga para a concorrência e fideliza seu cliente. Clientes que têm uma boa experiência retornam ao estabelecimento em outras ocasiões. 

A experiência do usuário está no foco das estratégias de marketing digital, atendimento e vendas. Mas, na prática, como aplicar a experiência do usuário no seu negócio?

Crie um diferencial para sua marca

Promover uma boa experiência na jornada de compra do seu cliente pode ser um diferencial competitivo. Pense o que você pode fazer de diferente da concorrência para conquistar o seu cliente e fazer com que ele tenha uma experiência positiva com seu negócio. 

Se você tem uma loja física, planeje a arquitetura e iluminação de maneira que seu cliente se sinta acolhido e confortável. Detalhes, como brindes ou mimos, também fazem diferença na experiência do consumidor com a sua empresa. 

Invista na jornada do cliente

Conheça o perfil e a jornada do seu cliente. Muitos consumidores realizam buscas na internet para localizar um estabelecimento. Esse é o caso dos seus clientes? Se sim, você pode facilitar esse encontro, criar um site acessível e otimizado para os mecanismos de busca. Seja empático e coloque-se no lugar do seu cliente. Como ele chegaria até o seu estabelecimento? De que maneira você pode fazer com que a jornada de compra seja positiva?

Personalize o atendimento

Um atendimento de qualidade e personalizado é fundamental para promover uma boa experiência para o cliente. Seja simpático e atento às necessidades do seu cliente. Aproveite as ferramentas digitais, como sistemas de CRM, para organizar sua base de dados de clientes e enviar mensagens de acordo com o perfil e etapa do cliente no funil de vendas. 

Fique atento aos feedbacks

Escute e leve em consideração todos os feedbacks dos seus clientes. Você pode coletar essas opiniões na internet, em avaliações ou nos comentários das redes sociais. Também pode fazer pesquisas de satisfação. Verifique o que pode ser melhorado ou adequado no seu negócio para que seu cliente fique satisfeito.

Não tenha medo de ousar e ser criativo

Seja criativo no seu atendimento, nas suas redes sociais, nas suas ações de marketing digital. Tenha sempre o cliente como foco, seus interesses e suas dores. E seja criativo para propor novas soluções e detalhes que podem promover uma boa vivência do cliente no seu estabelecimento ou site. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Experiência do cliente: como garantir a satisfação dele?

Quais os principais erros na experiência do cliente?


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