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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Seu perfil deve ser completo para gerar engajamento

Para aumentar o engajamento do seu perfil nas redes sociais, reflita sobre cinco questões básicas.

· 25/07/2022 · Atualizado em 02/09/2022
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O primeiro passo para alcançar um bom engajamento nas redes sociais é deixar claro, no seu perfil, “quem você é” e “o que você faz”. O engajamento nada mais é que a análise da sua interação com os seus seguidores. Ou seja, ele é medido pelo número de compartilhamentos, comentários, curtidas e visualizações. 

Atualmente, muitos consumidores fazem a busca por produtos e serviços nas redes sociais. Levantamento feito pela Social Miner mostrou que 56% dos entrevistados preferem pesquisar pelas redes sociais porque, ali, eles têm acesso a avaliação de outros clientes. Muitos (54%) usam as mídias sociais para comparar preços e 49% checam se a loja existe realmente. 

O seu negócio precisa estar claro e visível nos seus perfis das redes sociais. Isso é essencial para que você, primeiro, seja encontrado. Somente depois disso, é que você consegue gerar o engajamento, que é uma espécie de ciclo: engajamento aumenta o alcance e, consequentemente, atrai mais clientes. 

Seguidores engajados formam uma base de clientes que confia e é fiel à sua marca. Eles passam a ser a sua comunidade, aqueles que vão curtir, comentar e compartilhar seus posts. Além da fidelização do cliente, o engajamento promove: reconhecimento da sua marca; aumento de tráfego no site ou loja virtual e o aumento de leads e vendas.

A presença digital nas redes sociais é uma exigência para a sobrevivência dos pequenos negócios. Mas, é preciso saber como agir estrategicamente, para não perder recursos e esforços. Mas, como conseguir isso, se você ainda está confuso quanto ao seu posicionamento de marca (branding) no marketing digital?

Separamos cinco perguntas para você refletir e para te ajudar a construir perfis nas redes sociais com mais clareza: 

1. Quem é você? 

Essa talvez seja a primeira informação que seu potencial cliente está buscando. Deixe visível o seu nome ou o nome da sua empresa. Fale sobre sua experiência e mostre o que a sua empresa faz de diferente que merece destaque.

2. Quem você ajuda? 

Você precisa pensar quem é o seu público-alvo e sua persona. Lembre-se que o público-alvo é geral, e a persona é mais específica, é a figura fictícia do seu cliente ideal. Uma premissa do marketing digital é “quem fala com todo mundo não fala com ninguém. ” 

3. Qual é a sua área de expertise?

Pense no seu nicho e na sua especialidade. Dessa maneira, você pode definir qual será a sua abordagem e o seu objetivo. 

4. O que a sua audiência pode aprender com o seu conteúdo? 

Você pode, apenas, vender produtos, mas precisa transformar a vida da sua audiência de alguma forma. As redes sociais são ambientes de relacionamento e interação. O foco não está nas vendas. Então, reflita sobre o benefício que o seu conteúdo traz para os seus seguidores.

5. Quais as próximas etapas? 

Pense na forma de contato com o seu cliente. Se um usuário se interessar por seu produto ou serviço, como ele pode falar com você? Deixe seus contatos visíveis – WhatsApp, e-mail, telefones e endereços. 

Não há um lugar específico nas redes sociais para você preencher com suas respostas. Elas devem estar na sua bio, nos seus destaques ou ao longo das suas postagens. 

Para saber mais, leia os e-books a seguir:

Erros que você não deve cometer no Instagram

Instagram para empresas: como potencializar o seu negócio

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


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