this is an h1

this is an h2

Tue Dec 15 16:28:21 BRST 2015
Inovação | INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Shopping sobre rodas: o próximo passo do e-commerce

Painéis modernos e com recursos multimídia podem transformar carros em novas plataformas móveis para compras online.

· Atualizado em 15/12/2015
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nova tendência em e-commerce começa a ganhar corpo nos Estados Unidos: a integração entre painéis cada vez mais modernos e interativos dos veículos e lojas virtuais. Com poucos toques ou por comando de voz, motoristas norte-americanos podem pedir uma pizza ou reservar um quarto de hotel, por exemplo, enquanto dirigem. Claro que tudo foi (e continua sendo) pensado e desenvolvido de modo a não comprometer a segurança de condutores e outras pessoas que estão ao redor deles.

Há algum tempo, as montadoras despertaram para a importância da conectividade também dentro dos veículos. Se as pessoas estão cada vez mais conectadas, e o uso de celulares ao volante é proibido, seria natural que soluções nesse sentido fossem pensadas. A partir daí, surgiram recursos como os sistemas de integração do veículo com celulares e os painéis com telas sensíveis ao toque. O que ninguém, ou quase ninguém, conseguiu dimensionar é até onde a conectividade sobre quatro rodas chegaria.

Nos EUA, carros da Ford já são vendidos com aplicativo que permite aos motoristas pedirem uma pizza na Domino’s usando controles de voz e smartphone. A Chevrolet (GM) lançou este ano o aplicativo AtYourService que envia aos condutores alertas sobre ofertas da Dunkin’Donuts ou permite que eles façam a reserva de um quarto de hotel pelo Priceline.com, usando comandos de voz.

Embora ainda modestas diante do cenário de possibilidades que apresentam, essas iniciativas apontam para a viabilidade de transformação dos carros em mais uma plataforma móvel de compras. Pode ser que muito em breve os smartphones e os tablets ganhem a companhia dos carros na consolidação dos índices de vendas do comércio eletrônico por meio dessas tecnologias móveis.

FAVORITAR
Botão favoritar
Internet ao volante

Apesar de todos os avanços, a maioria dos carros vendidos mundialmente ainda não possui acesso à internet, tecnologia fundamental para que os condutores possam efetuar o pagamento sem o uso de smartphone. No entanto, segundo levantamento da empresa de pesquisas IHS Automotive, até 2022 cerca de 82,5 milhões de automóveis em todo o planeta já estarão conectados à rede mundial de computadores. Esse número é mais de três vezes superior ao verificado hoje.

A previsão do vice-presidente de prática automotiva da Gartnet, Thilo Koslowski, é ainda mais positiva. Para ele, até 2020, cerca de 40% dos veículos novos comercializados no mundo permitirão que os motoristas realizem compras ao volante.

Já a expectativa de Richard Crone, administrador da assessoria de pagamentos Crone Consulting, é de que entre dois e cinco anos já existam botões de compra nos painéis dos carros conectados a carteiras móveis de smartphones.

Atenta a esse movimento e às possibilidades que surgirão, a operadora de cartão de crédito Visa desenvolveu aplicativo para o painel de automóvel ou para smartphones, permitindo que o carro pague automaticamente a gasolina, o estacionamento e o lanche.

FAVORITAR
Botão favoritar
Segurança dos dados

Debate acalorado acerca das compras sobre rodas abrange a segurança dos dados do usuário. O temor é que carros conectados sejam alvos de hackers em busca de números de cartões de crédito, endereços residenciais, e-mail e outras informações pessoais.

Aliás, essa discussão é recorrente sempre que surgem novas tecnologias para o consumo. Não foi diferente no início da compra pela internet, tampouco em relação ao uso de celulares (por meio de aplicativos específicos ou não) com a mesma finalidade.

Assim como foram encontradas soluções capazes de garantir a segurança do consumidor nas compras virtuais efetuadas por meio de computadores de mesa ou dispositivos móveis, a expectativa é que montadoras de automóveis e empresas desenvolvedoras de sistemas operacionais, como Apple e Google, solucionem essa equação no sentido de oferecer facilidades e segurança ao motorista conectado.

Afinal, o uso de novas tecnologias – associado aos meios eletrônicos de pagamentos – é aspecto inerente do comércio eletrônico, e a sociedade contemporânea tem demonstrado a passos largos que está cada vez mais adaptada (e adepta) a realizar compras por meio de um clique (ou de um toque).

Com informações da Bloomberg News.

Saiba mais

  • Acesse o site e-commercebrasil.com
  • Fique por dentro das perspectivas e tendências para o e-commerce

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora