Conheça a tendência que incentiva a aceitação das imperfeições da pele e prega o consumo básico de produtos de maquiagem e skincare.

Uma das principais tendências de beleza para 2023, de acordo com a líder em previsão de tendências de consumo WGSN, é o skinimalismo. Esta tendência, onde menos é mais, tem foco nos cuidados da pele de forma mais simplificada, portanto menos produtos de skincare são apostas para o ano.
Com a chegada da pandemia e, consequentemente, das restrições impostas como medidas de proteção ao vírus, os consumidores continuaram a demonstrar interesse em skincare, mas passaram a buscar mais praticidade e menos complicação na hora de se cuidar. Pelo menos esse é o recado que o movimento do skinimalism quer transmitir.
Nascida durante a pandemia, skinimalism é uma tendência que une as palavras skin (pele) e minimalism (minimalismo) e que incentiva a aceitação das imperfeições da pele e a diminuição do consumo de produtos de maquiagem e skincare.
“Nós estávamos em casa, isolados, não tinha porque usar maquiagem. Sem contar que também por conta da máscara facial, as pessoas perceberam que o uso da proteção em combinação com maquiagem propiciava o surgimento de acne ou alergia e decidiram parar de usar esse tipo de produto de beleza”, explicou Matheus Negrão, comentarista do programa #PopVerso da CNN Brasil.
De acordo com o especialista, um motivo que ajudou a aumentar a força do skinimalism foi a dificuldade dos consumidores em ter que, obrigatoriamente, utilizar uma lista de produtos para manter uma rotina de cuidados diariamente.
“Outra razão que explica a aderência das pessoas a essa tendência é o movimento de aceitação das imperfeições da pele, que é incentivado pela moda da beleza natural”, acrescentou.
A Sócia e Head de Planejamento da Youpix, Rafa Lotto, entende o skinimalism como mais uma frente surgindo em contraponto ao exagero não só de maquiagem, mas dos filtros, que estamos vivendo nas redes sociais.
O Skinimalism também sugere mais praticidade para o dia a dia da mulher moderna, que está sempre atarefada e dispõe de pouquíssimo tempo para seguir uma rotina de cuidados com a pele que depende de muitos produtos.
A tendência pega carona na ideia de consumo consciente que estimula os consumidores a comprarem somente o essencial através do raciocínio que é melhor usar um hidratante específico para seu tipo de pele a utilizar uma série de produtos que, muitas vezes, têm ingredientes que entopem os poros, estimulam a produção de oleosidade e causam espinhas.
Mas o que é considerado essencial quando se trata de skincare? De acordo com a Associação Brasileira de Dermatologia, os produtos que devem ser comprados dependem da quantidade de passos essenciais de uma rotina de cuidados: limpeza, hidratação e proteção solar (de manhã) e tratamento (à noite).
Como uma forma de se reinventar e se adequar a essa realidade, a indústria já apresenta novidades na tentativa de agradar aos consumidores. Como exemplo, Matheus Negrão cita o “skincare comestível”, que é realizado através de alimentos sólidos ou líquidos que oferecem uma ação de dentro do organismo para fora e prometem resultados semelhantes aos tratamentos cosméticos.
“Por exemplo, podemos pensar em snacks de colágeno e sucos enriquecidos com ativos específicos para melhorar a textura da pele, que agregam o conceito de cuidar da saúde para refletir na beleza da pele”, acrescentou o expert.
Fontes:
https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-beleza-larissa-serpa/skinimalism/
Foi um prazer te ajudar :)