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Fri Jan 06 12:40:57 BRT 2023
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Slow beauty: beleza consciente e desacelerada

Consumidores cada vez mais exigentes buscam alternativas como o slow beauty, que oferecem opções mais naturais em tratamentos e cosméticos.

· Atualizado em 06/01/2023
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Os padrões de beleza e de consumo vêm mudando muito, especialmente nas últimas décadas. Mulheres e homens estão desenvolvendo uma visão mais holística, sustentável e consciente em torno de questões como alimentação, consumo e meio ambiente. Nesse cenário, uma tendência que ganha força em todo o mundo é o slow beauty (beleza lenta), uma filosofia que surgiu nos Estados Unidos e que prega o cuidado consciente com a beleza e a saúde, de maneira desacelerada, com o uso de cosméticos orgânicos e naturais e que foca o bem-estar na rotina diária de cuidados com o corpo. 

O movimento slow beauty, em conjunto com o clean beauty (beleza limpa), propõe uma abordagem de cuidados bem diferente daquela adotada há algumas décadas. Saem de cena padrões estéticos rígidos, como a imposição da magreza, e o consumo excessivo, inclusive de produtos com componentes nocivos à saúde. Cada vez mais se valorizam as escolhas conscientes de autocuidado, a beleza natural de cada um e o uso de produtos orgânicos e veganos, aliando a tecnologia com o poder de ingredientes vegetais a fim de atender às necessidades de um consumo sem exageros. 

Dos cuidados com a pele à maquiagem, quem primeiro percebeu esta tendência do consumidor moderno foram marcas pequenas, quase artesanais. Mas hoje o impacto do slow beauty já é percebido na indústria da beleza como um todo. Grandes marcas vêm investindo no conceito da “beleza verde” e em produtos mais puros (linhas “clean”), eliminando determinados ingredientes de suas fórmulas e até adotando um posicionamento mais diverso e inclusivo. Uma das pioneiras do movimento slow beauty no Brasil é a Natura, que reforça, a cada campanha publicitária e lançamento de produtos, o seu DNA sustentável.

Ao aderirem ao movimento slow beauty, as empresas se orientam pelos princípios do fair trade e fabricam cosméticos que tenham em suas fórmulas ingredientes naturais, provenientes de produção orgânica e livres de agrotóxicos, de organismos geneticamente modificados ou de adubos sintéticos. 

Além disso, os produtos não são testados em animais e são isentos de quaisquer substâncias potencialmente alergênicas, como álcool e parabenos - ingredientes comuns em fórmulas convencionais. Essas empresas investem em produtos com vitamina C, resveratrol, ácido hialurônico, argila branca, aveia, germe de trigo, romã, ceramidas e outros elementos que trazem inúmeros benefícios para a pele.

Mas é preciso atenção, pois nem sempre componentes orgânicos são inofensivos. Plantas como a aroeira e os crisântemos podem dar dermatite de contato. Além disso, algumas substâncias presentes nas fórmulas, como frutas cítricas, alimentos de cor verde, que contém o bergapteno, e algumas ervas, como arruda, aipo, salsinha e coentro, podem provocar fitofotodermatose (manchas e queimaduras na pele) quando expostas à luz solar.

Regulamentação de cosméticos no Brasil

Atentos às mudanças de comportamento das pessoas, às novidades do mercado e às atuais discussões sobre consumo consciente e sustentabilidade, muitos empreendedores estão partindo para a comercialização de cosméticos artesanais. Vendas on-line são os principais meios de distribuição desse tipo de produto. 

Se você, empreendedor, quer trilhar o caminho do slow beauty, deve estar atento às exigências de regulamentação e às certificações. No Brasil, não há uma regulamentação específica que defina critérios para os cosméticos naturais ou orgânicos. Assim, empresas ou pequenos negócios que querem regularizar seus produtos estão sujeitos às mesmas exigências de quem comercializa cosméticos convencionais. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que regula a fabricação de cosméticos no país e define as diretrizes e os requisitos técnicos para a fabricação desses produtos. A Anvisa vem buscando simplificar a regularização de pequenos negócios por meio de projetos como o “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária”.

Certificação

Os certificados também são importantes, pois garantem ao cliente a qualidade do produto e representam um diferencial para os consumidores que optam por produtos mais sustentáveis. No Brasil, o número de cosméticos com certificação Cosmos Natural e Cosmos Organic cresce a cada ano, sendo a Ecocert - a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo - a organização que representa o referencial no país. 

É fato que o setor de naturais e orgânicos não para de crescer no Brasil e no mundo. A pesquisa Beauty and Personal Care Voice of the Industry, da Euromonitor International, prevê que nos próximos anos teremos três principais tendências mundiais no setor de beleza: engajamento digital, valorização de produtos com propriedades orgânicas e naturais e posicionamentos éticos. A pesquisa também enfatizou o papel da inspiração nas marcas independentes e da valorização de novos ingredientes e formulações.

Além de maiores ganhos financeiros, fazer parte desse movimento pode trazer outros inúmeros benefícios ao seu negócio, agregando valor e modernizando sua marca. Isso porque ele representa um despertar de consciência a respeito de nossa saúde, do consumismo e das questões ambientais, tão em voga na atualidade. Esse movimento veio para ficar e vai crescer ainda mais - e você só tem a lucrar com isso!

Saiba mais

A cartilha do Sebrae ESG e serviços de beleza orienta empreendedores e negócios de beleza em relação à ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança).

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