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Mercado e Vendas | MARKETING DE VAREJO
Sua empresa está preparada para se adaptar às mudanças?

Tão importante quanto conhecer as mudanças é a capacidade de acompanhá-las e adaptar-se ao novo.

· 29/11/2022 · Atualizado em 02/12/2022
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Na última feira brasileira do varejo, realizada em Porto Alegre, o painel “O impacto da economia no varejo”, com Giane Guerra, Oscar Frank e Lucas Schifino, os apontamentos foram em torno da previsão para o próximo ano. Segundo os especialistas, viveremos períodos turbulentos, principalmente para o setor varejista de produtos não essenciais, já que a perspectiva é de que não teremos juros baixos. Este panorama atinge em cheio o crescimento do varejo, que depende diretamente desta variável.

Embora exista uma demanda reprimida, os consumidores estão precisando fazer escolhas, e os varejistas de moda precisarão fazer muito bem o dever de casa. Inspirados no post elaborado pelo Sebrae RS, abordamos aqui os principais pontos que você precisa prestar atenção.

1) Melhore a gestão do estoque e avalie constantemente o mix de produtos: compre menos e de forma mais assertiva.

Assim como o comportamento do consumidor mudou, as lojas também precisam adaptar-se a esta mudança. E quando falamos que as lojas precisam adaptar-se a este novo comportamento, vamos um pouco além da adoção do digital. Queremos falar sobre a importância de a loja reavaliar a forma e o que oferece para este consumidor. 

É certo que, diante de tantas transformações, as pessoas repensem o que consomem e questionem o valor destes produtos.  Frente a momentos de transição, precisamos entender o real valor daquilo que oferecemos aos consumidores, principalmente quando falamos em produtos de moda. 

Os produtos da moda estão diretamente relacionados a um consumo bastante emocional. Mesmo neste tipo de consumo, no contexto atual, é importante percebermos que a questão da racionalidade se fará presente. O consumidor, a partir de agora, reavaliará o valor das coisas que está consumindo. 

Então, surge um grande dilema: será possível trabalharmos com produtos de maior valor agregado, diminuindo assim a quantidade de produtos vendidos, porém aumentando o valor e a margem destes produtos? Talvez seja uma excelente oportunidade para você rever o tipo de produto e a forma como você o apresenta ao seu cliente. 

Estamos vivendo em uma época em que tudo aquilo que não tenha valor genuíno será ponderado. Será que vale ou não a pena consumir? Esta é a primeira das mudanças! Então, é importante que, na hora de comunicar-se e de formar o seu mix, você entenda o que tem real valor para o seu cliente. É melhor você comprar menos e de forma mais assertiva. 

Algumas dicas podem ser encontradas no nosso vídeo de curadoria. Além disso, é importante observar a questão da gestão financeira deste mix. 

2) Organize o fluxo de caixa: trabalhe com projeções futuras, faça acompanhamentos e, se necessário, conte com a ajuda de um profissional especializado.

Quando falamos que o nosso consumidor está mudando e que a forma dele comprar também vai acompanhar essa mudança, precisamos entender que esta transformação pode acontecer no sentido da frequência destas compras. Quando a frequência diminui, é importante planejarmos e organizarmos um ajuste do nosso fluxo de caixa para esta nova forma de consumir. 

Afinal, o fluxo de caixa é tão importante quanto o faturamento. O que ocorre, muitas vezes, é que a empresa tem um faturamento alto, porém, o fluxo de caixa não está ajustado com as entradas necessárias e com as despesas. O negócio precisa ter um fluxo de caixa que funcione no compasso certo para viabilizar o processo.

3) Implemente meios de pagamentos e plataformas de comercialização on-line para dar agilidade e facilitar a venda.

Este ponto está diretamente relacionado com a importância de diminuir os atritos na jornada de compra. Apesar de amplamente discutido, ainda é aquele básico que, se bem aplicado, torna-se um grande diferencial. Afinal, facilitar a vida do cliente é a primeira missão de qualquer negócio. A diversificação nas formas de pagamento deve ser explorada ao máximo: esteja pronto para receber da forma que o cliente escolher pagar. Muitas vezes, a jornada de compra é interessante e envolvente, mas na hora do pagamento, os atritos acabam inviabilizando o negócio. Então, reavalie a forma como os pagamentos são aceitos na sua empresa. 

A importância do negócio ter uma extensão on-line envolve toda a transformação digital pela qual passamos. No entanto, chamamos a atenção para a vantagem de estar mais próximo do cliente e, desta forma, também facilitar sua jornada de compra. Para quem ainda não está familiarizado com o varejo digital, a dica é iniciar de um jeito simples por meio dos marketplaces. Fique atento para sempre interagir com estes clientes de forma rápida e assertiva.

4) Tenha foco no cliente: trabalhe ações para reativar clientes antigos e pense em novas estratégias para a prospecção de novos. Vá além das expectativas: comunique-se com o cliente de forma genuína e mantenha um relacionamento o mais humanizado possível!

Tenha foco no cliente! Essa dica está diretamente relacionada à questão de relacionamento. É importante que você entenda aquilo que é importante para o seu cliente e avalie a forma de gerar uma conexão genuína entre o que você oferece e o que ele considera importante. Superar as expectativas mais do que nunca é necessário. Pense também não só em como conquistar novos clientes, mas como também tornar a relação com aqueles que você tem mais produtiva. Cada vez mais, falamos em comunidade, então, considere qual o tipo de comunidade que você cria para sua marca. Analise como você consegue se relacionar com ela. Trabalhe e invista no marketing de relacionamento e no marketing de comunidade. 

Estes pontos fornecem uma base para o empreendedor direcionar o seu negócio quando sentir a turbulência das mudanças. Aperte o cinto e procure o Sebrae para um voo rumo ao crescimento!

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