this is an h1

this is an h2

Sun Mar 26 13:13:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Sustentabilidade é diferencial competitivo no mercado internacional

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, pequenas empresas devem considerar a sustentabilidade nas estratégias de expansão internacional.

· Atualizado em 26/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Internacionalização e sustentabilidade são conceitos que cada vez mais caminham juntos no mundo dos negócios. Diante da crescente preocupação com o meio ambiente, empresas estão levando em conta os aspectos sociais e ambientais em suas estratégias de expansão internacional, pois a exigência por produtos ambientalmente corretos é uma tendência consolidada. Dessa forma, o cuidado com este tema é fundamental para pequenos empreendedores que desejam crescer e se manter no mercado internacional a longo prazo.    

Você sabe o que é sustentabilidade? 

Este conceito é relacionado à conservação ou à manutenção de um cenário no longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças.  Em relação ao meio ambiente, sustentabilidade diz respeito a conservar o planeta sadio, que ofereça às pessoas as condições necessárias para a sobrevivência no momento atual e para as próximas gerações. 

O termo “desenvolvimento sustentável”, neste contexto,  relaciona-se a um modelo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades.  

A noção de sustentabilidade surgiu baseada no entendimento de que os recursos naturais são finitos. Ser sustentável, portanto, significa manter-se ao longo do tempo sem gerar consequências negativas ao meio ambiente, às pessoas e à comunidade em que está inserida, devendo ser socialmente justa, ambientalmente responsável e ter viabilidade financeira. 

Sustentabilidade e pequenos negócios 

Dados divulgados pelo Sebrae em 2021 indicam que os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mostrando a importância social e econômica dessas empresas para o desenvolvimento do país. Ou seja, os pequenos negócios podem se tornar vetores do desenvolvimento sustentável das economias, desde que tenham uma visão ecológica, humana e social.  

Sabemos que investir em sustentabilidade pode implicar em custos iniciais, mas os resultados são vantajosos, incluindo a identificação de novas oportunidades de negócios, imagem positiva da empresa, fidelização de clientes, facilidade no acesso ao crédito, redução no custo de produção e redução de desperdício.  

Algumas práticas sustentáveis que fazem parte do dia a dia e podem ser incorporados por empresas com ótimos resultados são:  

  • Economia de água;
  • Consumo de produtos biodegradáveis;
  • Reciclagem de materiais;
  • Separação do lixo para coleta seletiva.

Sustentabilidade no mercado internacional 

No mercado internacional, a questão da sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo, por isso, se você atua nesta área, pense em reposicionar sua empresa para conquistar um nicho de vantagem competitiva. Isso passa, em primeiro lugar, por buscar mais informações sobre as regras de países e a certificações necessárias para a entrada de produtos já na fase de pesquisa de mercado. Desta forma, o processo de internacionalização se torna mais seguro e eficaz. 

O apoio do Estado e das entidades empresariais podem fomentar este processo de mudança para que a adaptação das empresas ocorra de forma mais rápida, segura e lucrativa, além de benéfica no médio e longo prazo. 

Pode contar com o Sebrae! Vamos juntos!  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?