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Sun Mar 12 03:20:41 BRT 2023
Inovação | MIDIAS ONLINE
Tecnologia na moda: moda no YouTube, conteúdo para o longo prazo

Saiba como usar a tecnologia do YouTube para criar uma identidade para marca de moda a longo prazo.

· Atualizado em 12/03/2023
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“As pessoas vêm a esta plataforma em busca de experiências mais profundas, para aprenderem ou descobrirem segredos (...) o poder do YouTube está orientado para uma narrativa a longo prazo".

A afirmação é do jornalista e socialite americano, diretor de Parcerias de Moda e Beleza do YouTube, Derek Blasberg e é uma espécie de contraposição à pressão e ao imediatismo dos resultados na indústria da moda que se vê hoje, nos posts e nos feeds, onde as publicações se revelam de curta duração.

Para se ter uma ideia do alcance do YouTube, a plataforma tem cerca de dois bilhões de utilizadores ativos todos os meses. Por isso, ter um canal nessa rede social, que é uma das maiores do mundo, é importante para compor a sua estratégia de marketing digital.

É importante entender, por exemplo, a necessidade de produzir conteúdos que não tenham como tema principal os produtos e serviços: é possível explorar temáticas como curiosidades, fatos interessantes e informações relevantes relacionadas ao que é comercializado pela marca, como tutoriais, apresentação de tendências, entre outros.

Criar um canal no YouTube é muito simples! E é gratuito! Por isso, as marcas que querem consolidar sua presença digital não devem abrir mão dessa oportunidade de tornar a empresa mais visível nos mecanismos de busca, sem ter que investir muito dinheiro. Basta produzir conteúdo relevante e de qualidade, com frequência e constância. 

Uma das características do YouTube é que os usuários voltam à plataforma, e os conteúdos são (re)vistos e avaliados ao longo do tempo, o que melhora o desempenho da marca a longo prazo, por isso precisam ser pensados não com um objetivo imediatista, mas com a intenção de fazer as pessoas voltarem a eles, ou mesmo que eles tenham a durabilidade de semanas ou meses.

O relatório YouTube's Fashion Effect também aborda esse assunto e traz exemplos das melhores performances de marketing na plataforma, como os casos da Dior, Prada, JW Anderson e Kerby Jean Raymond. Normalmente, as marcas, após seus desfiles, convidam o público a se fazer presente em eventos em outros formatos, como, por exemplo, a participação dos usuários da plataforma com perguntas.

Estratégias como essa fazem o público revisitar os conteúdos, revê-los e interagir, aumentando as visualizações, bem como o impacto sobre o relacionamento do cliente com a marca e, consequentemente, com as vendas.

Blasberg revela que "o melhor conteúdo no YouTube é aquele que conta uma história", o que vai muito além da reprodução de vídeos curtos, evidenciando somente modelos desfilando em uma passarela, ou seja, é preciso ter em mente que um conteúdo para o YouTube exige estratégias distintas de outras plataformas de vídeo, com a criação de vídeos que traduzem uma narrativa.

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Acompanhe também a nossa série Tecnologia na moda (Hiperpersonalização; Moda no Youtube; Como fazer lista de transmissão no WhatsApp).

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