this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 02:59:49 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Tendências do turismo para 2023

Confira as principais tendências de viagens para 2023, de acordo com pesquisas realizadas por grandes empresas do setor.

· 23/02/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma boa forma de entender os desejos e necessidades dos clientes é buscar insights em pesquisas realizadas por empresas que são referências no mercado de turismo, por exemplo, Booking.com, Expedia e Skyscanner. Para facilitar, apresentamos a seguir as tendências de viagem para 2023 e os próximos anos com base nestas pesquisas.

Antes, porém, é importante destacar que algumas tendências quanto ao perfil do turista vêm permanecendo, principalmente no que se refere à busca por experiências únicas, sustentabilidade e os destinos de natureza, que vêm ganhando cada vez mais a preferência das pessoas.

Os dados obtidos com o levantamento encomendado em nome da marca Expedia (Expedia, Hotel.com, Vrbo e Wotif), realizado de forma on-line pela OnePoll, com mais de 24 mil entrevistados em 17 países entre os meses de setembro e outubro de 2022 na América do Norte e do Sul, Europa e Ásia-Pacífico revelou as seguintes tendências:

  • Aumento na busca por viagens às capitais culturais: as pessoas estão mais interessadas em viajar para as maiores capitais culturais do mundo para mergulhar em suas tradições e gastronomia local, ou visitar os destinos onde se passam seus filmes e programas de TV favoritos.
  • Retiros de bem-estar e destinos ao ar livre (além de praias e montanhas): há uma nova onda na busca por estadias de bem-estar e por hospedagem com vistas incríveis e um boom nas reservas de hotéis três estrelas, que ainda oferecem excelentes comodidades, interiores elegantes e com personalidade. Globalmente, 35% dos viajantes planejam ficar em hotéis de uma a três estrelas, e 38% planejam fazer suas reservas em locais que oferecem bônus extras, como artigos de toalete ou café da manhã gratuito.
  • Atividades alternativas: como a silvoterapia (banho de floresta), sessões de chakra, yoga para cachorros, terapia do riso, excursões de coleta de alimentos e frutas estão cada vez mais populares do que os clássicos cursos de culinária, viagens esportivas e sessões de meditação.
  • Amenidades gastronômicas: em 2023, a cozinha será o coração e o ambiente de destaque na escolha da hospedagem. O número de famílias e grupos de amigos que estão escolhendo casas de férias com base em suas credenciais de cozinha está cada vez maior. Neste ano, as principais comodidades para o hóspede destacadas na pesquisa, além do fogão tradicional, incluem uma cozinha ao ar livre ou uma churrasqueira, máquinas de café, fritadeira, fornos de pizza e jardins com produtos frescos.  
  • Destinos urbanos elegantes, retiros rurais charmosos e hotéis acolhedores em bairros criativos estão rapidamente se juntando às fileiras de destinos de praia e montanhas como opção de hospedagem.
  • Os viajantes também estão explorando locais despretensiosos e lugares desconhecidos. Esses recantos encantadores são os refúgios promissores para grupos que preferem passar seu tempo experienciando novos destinos com familiares e amigos do que na agitação dos centros urbanos.

Mais tendências globais

Nos relatórios apresentados pelas empresas que solicitaram essas pesquisas, muitas tendências se repetem ou se parecem, e outros destaques importantes são:

Viagens solo: as pessoas estão cada vez mais dispostas a viajarem sozinhas. Os dados obtidos na pesquisa da Skyscanner revelaram que um em cada quatro viajantes (25%) está pensando em viajar sozinho, com 52% optando por seguir seu próprio caminho, caso amigos e familiares não compartilhem seus interesses de viagem.

Redes sociais decidindo a próxima viagem: conforme pesquisa da Skyscanner, uma em cada duas pessoas disse que a mídia social influencia na escolha do destino. Pessoas com 45 anos ou mais disseram que são muito menos influenciadas por plataformas de mídia social, enquanto aquelas abaixo dessa idade são mais propensas a buscar inspiração nelas.

Indo off-grid: de acordo com a pesquisa da plataforma de reserva Booking.com, os viajantes querem “desconectar-se”. 53% dos entrevistando vão querer tirar férias em 2023 para desconectar-se da realidade e realizarem viagens que tenham o mínimo para a sobrevivência, e mais da metade mostraram interesse em aprender habilidades de sobrevivência, como: saber encontrar fonte de água limpa, acender uma fogueira do zero e encontrar comida na floresta.

Ultrapassar limites em lugares menos conhecidos: 73% dos participantes da pesquisa da plataforma de reservas querem experimentar lugares “fora da zona de conforto”, que os levem além dos seus limites, e 50% desejam vivenciar um choque cultural, seja por meio de experiências culturais e idiomas completamente diferentes ou explorando cidades menores com joias escondidas que ainda não são muito conhecidas. 

Nostalgia e memórias: 88% dos viajantes querem tirar férias com um toque de nostalgia. A ideia é incluir atividades como visitas a locais de filmes retrô ou viagem de ônibus para relembrar os passeios escolares. Cerca de um quarto (23%) dos participantes quer desaparecer no romantismo de uma era pré-digital, incluindo millennials e viajantes da geração Z, que nunca viveram assim. O desejo é de transportar-se de volta a uma época que foi especial para eles. Provavelmente, destinos que eram famosos nas décadas de 1980 e 1990 vão voltar com força. Muitos esperam incluir a família, já que 54% das pessoas estão planejando fazer uma viagem para reunir as diversas gerações de familiares.

Custo x benefício: conforme os dados obtidos pela Skyscanner, o preço será a principal prioridade. As pessoas também darão valor ao dinheiro, estando mais cautelosas ao escolher opções que permitam reembolso e maior flexibilidade. Outro ponto importante é que, dependendo da sua necessidade, o viajante estará disposto a pagar um pouco mais pelo benefício ou serviço extra que deseja. Entretanto, também irá analisar as opções de passagens com os serviços desejados e melhor custo x benefício. 

Mesmo com muitas pessoas dispostas a gastar mais para compensar os últimos anos, o clima econômico atual ainda influencia muito na relação custo-benefício. Na pesquisa do Booking.com, alguns viajantes pretendem disponibilizar um orçamento menor e aproveitar ofertas e dicas de turismo em épocas mais oportunas. 53% dos participantes da pesquisa pretendem buscar ofertas na baixa temporada e 55% dos viajantes acreditam que vão usar melhor seu orçamento se tirarem férias mais longas uma ou duas vezes no ano.

Viagem virtual: embora a curiosidade com o metaverso e realidade virtual esteja aumentando, a pesquisa da ferramenta de reservas apontou ser improvável que ele substitua a viagem presencial no curto prazo. 60% dos viajantes não acreditam que essas experiências sejam satisfatórias o suficiente para riscar os locais de sua lista de desejos. Contudo, 43% dos viajantes globais relatam que vão recorrer à tecnologia para buscar inspiração para as férias de 2023. Já 46% deles dizem que existe uma chance maior de viajarem para destinos que conheceram de forma virtual.

Viagens em um mundo distante

Com a tecnologia evoluindo a cada dia, fica mais fácil buscar as análises futuras. E é isso que fez a Skyscanner, pois também estendeu sua pesquisa para além de 2023 e analisou como as pessoas acham que será o futuro distante das viagens. O que constatou? Que nossas experiências realmente serão de outro mundo.

Voos supersônicos: imagine tornar destinos distantes em uma experiência de fim de semana. Seria incrível, não é mesmo? E se for financeiramente acessível, melhor ainda! Pois esta é uma realidade que não está tão distante. Companhias aéreas como a American Airlines e Boom Supersonic devem introduzir uma nova forma de voo supersônico até o final desta década. De acordo com a Skyscanner, esta será uma experiência de viagem considerada para as massas, e 28% dos viajantes acreditam que será uma opção de voo convencional no futuro.

Turismo nas estrelas: do total de entrevistados pela Skyscanner, 25% esperam passar férias entre as estrelas, a bordo de naves espaciais para passeios de um dia pela Terra até a borda do espaço e viagens até mais longas, com 20% também esperando férias em outros planetas, como Marte.

É interessante mencionar que algumas das tendências mencionadas vêm sendo apontadas e se mantendo de 2021 para cá, como, por exemplo, a preferência por destinos únicos e menos tradicionais. Contudo, novos desejos se apresentaram, com destaque para o interesse de vivenciar a cultura das grandes cidades.

Essas pesquisas são um instrumento valioso para os empreendedores do setor, pois ajudam a entender as escolhas e comportamentos dos viajantes e, consequentemente, dar um norte no momento de planejar e definir ações para o seu negócio.

Saiba mais:

10 Viagens para fazer no Brasil em 2023

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

Conhecendo e valorizando seu clienteNesse curso, você vai compreender como aumentar e melhorar suas vendas a partir da dedicação e conhecer melhor seus clientes. Reconhecer a importância de criar valor para os clientes.

No curso Planeje suas metas e resultados, você vai reconhecer a importância de planejar a sua atividade empresarial. Conhecerá as ferramentas de planejamento e de análise de cenário e aprenderá a elaborar planos de ação.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?