Novas técnicas, tendências e tecnologias trazem inúmeras oportunidades para clínicas e profissionais da estética devidamente capacitados e regulamentados.

Para o segmento de estética, o mercado apresenta inúmeras novidades como: técnicas com tecnologia de ponta – laser, tratamentos corporais, faciais e capilares, fios, bioremoduladores, preenchimento à base de ácido hialurônico e bioestimuladores.
Entre as tendências temos:
- Procedimentos menos invasivos e agressivos;
- Busca por resultados cada vez mais naturais;
- Novas técnicas de rejuvenescimento e planejamento anti-idade
- Estética íntima
- Efeito lifting através de uso de técnicas para melhorar o contorno da face e do corpo com efeito lifting
Para estética facial e rejuvenescimento
Biomodulação feita com o Prophilo, um produto à base de ácido hialurônico, indicado para o rejuvenescimento do rosto e do corpo. Seu grande diferencial é sua atuação em todas as três camadas da pele, melhorando a qualidade da epiderme, derme e tela subcutânea.
Rejuvenescimento facial e dos lábios através dos fios, sem a necessidade de preenchimentos.
O Dermaplaning é um dos procedimentos preferidos por ser uma alternativa mais leve do que o microagulhamento ou o peeling químico. Esta técnica funciona como uma como uma esfoliação mais superficial, feita através de uma lâmina de bisturi usada para fazer a ablação, removendo a camada de células mortas, melhora a textura da pele promovendo renovação celular, rejuvenescimento e diminuição de acne.
Uso de luz intensa pulsada favorece a síntese de colágeno e na despigmentação de manchas promovendo clareamento, rejuvenescimento e uma melhora da tonificação da pele.
Para Estética Íntima
São usadas uma variedade de técnicas e tratamentos, entre eles a radiofrequência, eletroestimulação e luz intensa pulsada, visando tratar flacidez, depilação a laser e clareamento genital, melhorando a aparência da região íntima. Os equipamentos para este tipo de procedimento são geralmente aparelhos de radiofrequência.
Tratamentos não invasivos
A Tecarterapia é uma terapia eletrotérmica não invasiva que permite a realização tanto de procedimentos estéticos quanto de reabilitação, trata celulite, diminui gordura localizada, flacidez de pele, acne, inflamações e edemas. Ela também melhora linhas de expressão e rugas, contorno corporal, promove o rejuvenescimento facial, íntimo e redução de dores.
Protocolos estéticos e produtos cosméticos que utilizam Ácido Hialurônico
O preenchimento com Ácido Hialurônico injetado, deve ser feito somente por especialistas habilitados para realizar harmonizações faciais. Entretanto este ativo é utilizado em produtos e procedimentos não invasivos realizados por esteticistas e em clínicas de estética. Diversos dermocosméticos da possuem este ativo em suas formulações que promovem a hidratação, renovação e regeneração celular, preenchimento, sustentação e firmeza da pele.
Para Gordura localizada
Ultrassom focalizado de alta intensidade antes usado na área da saúde está sendo direcionado para a área estética, no tratamento da gordura localizada, provocando um dano permanente na célula da gordura que é absorvida e digerida pelo sistema imunológico.
A carboxiterapia, na modalidade não-invasiva, é uma técnica bastante utilizada no tratamento da celulite e gordura localizada.
Os aparelhos de radiofrequência, trabalham com campo eletromagnético e calor que ajudam no tratamento de celulite, cicatrizes, flacidez, gordura localizada, rugas e marcas na pele.
A criolipólise é um método não invasivo, realizado em clínicas de estética por um profissional capacitado, que age na redução da gordura corporal através do congelamento controlado a vácuo que destrói as células de gordura. Esta técnica pode ser aplicada em diversas partes do corpo.
Profissional Esteticista regulamentação e formação
A regulamentação da profissão de esteticista se deu através da Lei 13.643/18 que definiu a sua atuação e atribuições e, ainda definiu a obrigatoriedade de formação acadêmica para atuar profissionalmente, trazendo maior credibilidade e segurança para a prestação de serviços em saúde estética.
Para atuar como esteticista é necessário ter formação como técnico em estética ou graduação em estética com formação em instituições reconhecidas pelo MEC. Os profissionais que já atuavam com estética 3 anos antes da promulgação da lei possuem direito adquirido e são, portanto, considerados técnicos em estética.
Os profissionais e negócios de estética devem atender às regulamentações vigentes e as normas da vigilância sanitária.
Conheça o Portal do Sebrae Beleza no e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.
Foi um prazer te ajudar :)