this is an h1

this is an h2

Thu Mar 02 17:12:28 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Tendências tecnológicas para o seu negócio em 2023

Alinhar inovação tecnológica e sustentabilidade é fundamental para criar oportunidades de crescimento no mercado.

· Atualizado em 02/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Acompanhar as tendências tecnológicas e adaptá-las à realidade da sua empresa é fundamental, independentemente do segmento ou porte. Os avanços tecnológicos trazem oportunidades e você deve considerar as tecnologias de forma estratégica e como aspectos fundamentais para o sucesso do seu negócio.

A Gartner, uma empresa de pesquisa e consultoria americana especializada em tecnologia da informação, apresentou um Relatório das Tendências Tecnológicas para 2023. De acordo com o estudo, 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a transformação digital impulsionada pela pandemia de covid-19. 

As tendências para 2023 se apoiam em três pilares fundamentais, apoiados na sustentabilidade:

Otimização: otimizar as operações aumentando a confiabilidade das decisões, que devem ser embasadas em dados;

Escalabilidade: aumentar a capacidade e acelerar o ritmo de entrega de produtos;

Pioneirismo: aumentar o envolvimento de colaboradores e clientes para identificar oportunidades, acelerando as estratégias para explorar novos mercados. 

A sustentabilidade influencia as tendências tecnológicas dos próximos anos. De acordo com a pesquisa, as mudanças socioambientais são uma das três principais prioridades para os investidores, depois de lucro e receita. 

Por essa razão, os negócios precisam investir mais para atender à demanda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e Net Zero (Zero Emissões de Carbono). 

Se apoiar nesses pilares vai ajudar os líderes a se preparem para acompanhar as tendências e aproveitar as oportunidades que elas gerarem. 

Mas, afinal, quais são as tendências para 2023? 

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) será realidade nos negócios. A IA sem código, com interfaces fáceis de arrastar e soltar, permitirá que qualquer empresa crie produtos e serviços mais inteligentes.

Com a IA, é possível, por exemplo, recomendar produtos que correspondam ao perfil dos clientes; automatizar compras e entregas, tornando mais fácil para os consumidores pagar e receber bens e serviços sem contato; gerenciar e automatizar a gestão de estoque, que otimiza a tendência de comprar on-line e retirar na loja (Bopis) ou comprar on-line e devolver na loja (Boris). 

Metaverso

O metaverso continuará avançando como tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), principalmente como ambiente de trabalho, com ambientes imersivos para se reunir.

A tecnologia de avatar está avançando para se parecer cada vez mais como no mundo real e capturar até mesmo os movimentos da linguagem corporal e gestos únicos. Com o incremento da IA, os avatares poderão se tornar autônomos no metaverso, mesmo quando o usuário não estiver conectado.

A tendência de utilizar o metaverso para conduzir treinamentos e promover a integração nas empresas, sem a necessidade de se deslocar para um espaço físico, também será cada vez mais colocada em prática. 

Web3

A revolução chamada de Web3 ou Web 3.0 se fortalece a partir do cruzamento de dados, machine learning e inteligência artificial, que possibilita não apenas gerar e armazenar informações, mas também interpretá-las, para criar uma experiência de uso muito mais personalizada e interativa.

A criptografia de dados usando blockchain, vai tornar as informações mais seguras e fáceis de acessar e analisar.

Gêmeos digitais

A fusão do digital com o físico é uma tendência que continuará nos próximos anos. Gêmeos digitais ou digital twin, são representações virtuais de processos, operações ou produtos físicos, que podem ser usados para testar novas ideias em um ambiente digital seguro. 

Novos produtos serão desenvolvidos usando gêmeos digitais dentro de mundos virtuais, possibilitando realizar testes com menor custo. Depois de testar no mundo virtual, os desenvolvedores podem fazer ajustes e criá-los no mundo real usando a tecnologia de impressão 3D.

Segundo o estudo da Gartner, é previsto que, até 2027, mais de 40% das grandes instituições do mundo usem uma combinação de Web3, RA e gêmeos digitais em projetos baseados no metaverso com o objetivo de aumentar receita.

Imunidade digital

O desenvolvimento de um sistema imunológico digital consiste na combinação de insights baseados em dados sobre operações, testes automatizados, resolução de incidentes, engenharia de software e segurança na cadeia de suprimentos de softwares para aumentar a estabilidade dos sistemas. 

Segundo a Gartner, até 2025, as empresas que investirem em imunidade digital, reduzirão o período de inatividade do sistema em até 80%, o que impacta diretamente em uma maior receita.

Nanotecnologia

A nanotecnologia permite modificar e criar materiais com soluções novas. A tecnologia de edição de genes vai acelerar permitindo a correção de mutações de DNA, que poderão resolver o problema de alergias alimentares e aumentar a saúde das plantações, por exemplo. 

Nos próximos anos, a tecnologia vai ser protagonista, mas você não deve deixar de associá-la à sustentabilidade. O seu negócio deve buscar alinhar inovação tecnológica e sustentabilidade aos objetivos estratégicos para criar oportunidades de crescimento.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Como alinhar competitividade e sustentabilidade - Sebrae 

ESG para pequenas empresas - Sebrae 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?