this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 15:52:28 BRT 2023
Inovação | DIFERENCIAL
Tipos de funding para o seu negócio: venture building

Além de recursos financeiros, o venture building oferece infraestrutura e apoio nas operações diárias de várias startups ao mesmo tempo.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Venture building é uma possibilidade de investimento que as startups podem captar. O ecossistema de startups cresce de maneira acelerada e traz consigo inovação e novos modelos de negócios. O funding é essa captação de recursos, tão necessária para que uma startup se desenvolva e entregue soluções tecnológicas e inovadoras. 

Existem diferentes tipos de funding: investidor anjo, aceleradoras, venture capital e private equity. Para cada fase de maturação da startup, um tipo de funding é indicado e necessário. Além dessas modalidades, existe também a venture building, que é mais uma alternativa de investimento e apoio ao ecossistema das startups.

Venture building é uma modalidade de funding formada por investidores que criam, validam e aceleram diferentes startups ao mesmo tempo. Também conhecidas como fábricas de startups, as venture builders são compostas por profissionais de negócios, com experiência em tecnologia e conexões tanto com investidores quanto empreendedores. 

As venture builders montam uma infraestrutura compartilhada para que diversas ideias possam ser desenvolvidas ao mesmo tempo, da fase de ideação até a consolidação e escalonamento da solução. A ideia é mesmo de uma fábrica ou indústria de empresas de tecnologia, na qual a venture builder contribui com serviços de consultoria, plataformas de nuvem e softwares de gestão, além do apoio nas áreas jurídica, administrativa, de marketing e outras. 

Elas acabam atuando como holding companies (empresa-mãe), com participação societária nos projetos e envolvimento ativo nas operações cotidianas. Aqui está a diferença para o venture capital, que é um investidor, que também participa das decisões e estabelece metas, mas que tem como foco os aportes financeiros e o acompanhamento da aplicação de recursos. As  venture builders participam das operações diárias da startup. 

Vantagens da venture building

É possível falar em benefícios para os dois lados. Para o empreendedor, podemos citar:

  • Apoio de equipes com diferentes profissionais das áreas de marketing, jurídica, TI, planejamento e gestão.
  • Facilidade de acesso ao mercado por meio das conexões da venture building.
  • Redução de custos.
  • Suporte na tomada de decisões.

Para o investidor ou venture builder, as vantagens também são diversas. É possível falar na redução de riscos, pois as venture builders investem em várias e diferentes startups, aumentando suas chances de sucesso. Além disso, ocorre uma diversificação da carteira de investimentos.

Venture building no Brasil

No Brasil, a eMotion Studios, que tem dez anos de operação, já criou mais de 15 startups. A organização é considerada a maior venture builder do país e desenvolveu um modelo de negócios próprio a partir dos seguintes conceitos:

  1. Lean startups: criação de protótipos para avaliação de desempenho no mercado antes da versão final da solução; 
  2. Design thinking: estímulo à criatividade e a busca pelo conhecimento. 

Para participar de uma venture building, a startup pode está na fase inicial de ideação, não é preciso maturidade. Além disso, é preciso ter uma cultura de inovação implementada, com foco no teste de mercado para aperfeiçoamentos e melhorias antes do lançamento do produto ou serviço final.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Capital Empreendedor: estágios de investimentos 

Como criar uma Startup 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?