this is an h1

this is an h2

Thu Apr 13 00:44:09 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Todo mundo pensa em empréstimo, mas ele é capaz de resolver tudo?

O empréstimo pode ser uma boa possibilidade para o negócio que precisa de um estímulo ou quando se tem planos de crescimento.

· Atualizado em 13/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Será que o MEI (Microempreendedor Individual) pode conseguir crédito por meio de instituições financeiras? A resposta é afirmativa! E, hoje, muito mais do que antigamente. Antes, tinha-se a impressão de que o gerente do banco não via com bons olhos o fato de o MEI procurar linhas de crédito para o seu negócio.

Essa sensação era causada porque o MEI é um porte de empresa facilitado, em que muitos empreendedores estão no começo da saga de empreender, enfrentando muitos riscos dos temidos primeiros anos do negócio. Mas, felizmente, essa realidade vem mudando, e até mesmo  instituições bancárias mais tradicionais já estão vendo o MEI como um cliente em potencial, pelos sucessivos recordes de formalização, que resultaram em uma grande leva de novos empreendedores com planos ambiciosos e plenas condições de se estabelecer no mercado. 

Já é possível, por exemplo, encontrar linhas de crédito de valores menores para se obter um capital de giro, comprar equipamentos e realizar reformas. E que atire a primeira pedra quem nunca pensou: “Um empréstimo resolveria todos os meus problemas”. No entanto, antes de sair contraindo empréstimos, o microempreendedor precisa entender se ele virá num momento que é, de fato, necessário. 

O empréstimo pode ser uma boa possibilidade para o negócio que precisa de um estímulo ou quando se tem planos de crescimento. Contratar empréstimo em operações com gargalos e falhas, sem as corrigir, coloca o empreendimento em grande risco.

Outra questão delicada é a necessidade de analisar bem as linhas de crédito disponíveis no mercado e não pegar o primeiro empréstimo que aparecer. O empresário precisa saber o quanto pagará nas taxas e entender o quanto e quando este investimento retornará. 

Busque alternativas

É importante ter em mente que não se pode pensar que somente o empréstimo sempre salva o empresário de qualquer situação. É possível, às vezes, encontrar outras alternativas ou soluções para viabilizar a empresa. Para isso, busque por capacitações, cursos, grupos de empresários e metodologias com foco no cliente.

O Portal Sebrae dispõe de um programa que traz orientações de profissionais especializados e fortalece o seu negócio com acompanhamento sob medida. O ALI - Agente Local de Inovação - faz um diagnóstico do perfil de inovação empresarial por meio de  encontros individuais e personalizados, a fim de mapear as dificuldades do seu negócio, para desenvolver e implantar soluções baseadas na produtividade e na redução de custos. Você pode ligar para o telefone 0800 570 0800 para saber mais sobre o ALI.

Aproveite e faça também o nosso curso EAD Como gerenciar as finanças da sua empresa, que oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa, a fim de alcançar melhores resultados.

Não deixe de acompanhar ainda outros artigos da série MEI Finanças que o Sebrae preparou para você, como A importância de manter a ordem financeira e Sua empresa dá lucro? 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?