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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Tráfego patrocinado pode turbinar suas vendas

Com investimentos razoáveis, o tráfego pago garante que você chegue mais perto de seus públicos-alvo.

· 20/07/2022 · Atualizado em 06/08/2022
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É praticamente impossível atuar hoje no varejo e estar fora das redes sociais, seja qual for o segmento econômico. E a pandemia do coronavírus acelerou essa tendência ao confinar bilhões de pessoas em suas casas – o que automaticamente fez muitas delas recorrerem ao e-commerce para suas compras cotidianas.

Não por acaso, os investimentos globais em divulgação no Facebook e no Instagram cresceram 60% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com a plataforma de monitoramento de mídias sociais Socialbakers.

Segundo a 9ª edição da pesquisa O impacto da pandemia de coronavírus, realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sete em cada dez empresas que operam no Brasil já atuam em plataformas, aplicativos ou websites de comércio eletrônico.

O que é tráfego pago

Quando redes sociais como Facebook chegaram ao mercado, tudo o que você e sua empresa postavam na linha do tempo era visível para o conjunto de seus amigos e seguidores. Com o tempo, porém, os controladores dessas redes foram restringindo esse acesso. Hoje, apenas alguns poucos amigos e clientes “enxergam” suas iniciativas de forma orgânica, não-paga.

Se você quiser chegar a públicos maiores, mesmo o conjunto de seus amigos e seguidores, a solução, então, é optar pelo tráfego pago, sem abrir mão, é claro, das postagens orgânicas.

A grande vantagem do patrocínio de posts é que você pode segmentar seus públicos de interesse. Por exemplo, pode fazer chegar uma determinada promoção comercial apenas aos moradores do bairro X de uma determinada cidade. Ou só para os torcedores de um certo time de futebol na região Y.

Atenção: fuja da tentação de abranger todos os públicos. Lembre-se do ditado: quem quer falar com todos, acaba não falando com ninguém. A segmentação é a garantia de que sua mensagem, proposta ou oferta vá chegar exatamente aonde você quer.

Otimização

Para que o tráfego pago se torne ainda mais eficiente, você deve combiná-lo com estratégias de SEO. Trata-se da sigla, em inglês, de Search Engine Optimization, ou mecanismo de otimização de busca. São determinadas técnicas que organizam os textos e imagens de seu website de forma que ele se torne mais “achável” pelos grandes robôs de busca, como Google ou Yahoo. Observe que recorrer a esses robôs é, hoje, o primeiro passo que o cliente dá na hora de procurar um produto ou serviço na web.

Cuidados

Se é fato que o tráfego patrocinado e as estratégias de SEO podem alavancar suas vendas, também é verdade que nenhum dos dois caminhos deve ser trilhado sem ajuda profissional. Caso contrário, você correrá o sério risco de jogar dinheiro fora em patrocínios sem sentido.

Vamos então estudar direitinho e entrar com cuidado no mundo do tráfego pago? Você só tem a ganhar.

Saiba mais

Para se inspirar, assista ao vídeo abaixo; Como bombar o seu negócio nas redes sociais

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