this is an h1

this is an h2

Thu Dec 01 00:27:18 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Transformação digital não é uma escolha

Com a jornada híbrida cada dia mais presente na vida das pessoas, a transformação digital veio para ficar e não é mais uma escolha.

· Atualizado em 30/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitas empresas preocupam-se em como chegarão no futuro, mas deveriam estar atentas a como estão no presente. 

Como está a sua empresa na escala de transformação digital? Já faz parte da sua rotina ou ainda pensa que não é para o seu negócio? Inspirados no post do Sebrae Piauí, preparamos este artigo que te mostra que essa lição de casa precisa ser feita com urgência! Leia com atenção!

O varejo digital ampliou suas bases durante o isolamento social. Caiu no gosto dos consumidores e foi a salvação para muitas empresas. E, depois de ser considerado estratégia de emergência, vem inovando e sedimentando cada vez mais seu lugar ao sol.

No primeiro trimestre de 2022, o varejo eletrônico teve 89,7 milhões de compras, movimentando um total de R$ 39,6 bilhões. Isto representa um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2021. As categorias que mais movimentaram o setor são telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática, moda e acessórios. Estes dados são muito importantes, pois revelam que as facilidades do varejo digital foram incorporadas ao cotidiano das pessoas. Depois de um tempo de adaptação e familiarização, o uso do varejo digital tornou-se uma necessidade.

A transformação digital é uma das pautas quentes do momento. Isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Regras antigas e padrões do passado não servem mais para o novo momento do varejo. A equação preço e produto precisa de mais variáveis para funcionar. E, aqui, a relação de consumo é elevada ao patamar da experiência proporcionada em todos os canais de venda. O cliente deve perceber as facilidades e valores que o produto ou serviço promove. Estamos na era da hiperconveniência! 

O comportamento do consumidor é multicanal, ou seja, circula no meio físico e digital, em todos os canais possíveis - a qualquer momento. Hoje, tudo o que ele precisa para resolver qualquer tipo de problema, desde entrega de comida, transporte até a contagem dos passos diários, está na palma da mão. O celular mudou completamente a forma como o consumidor realiza a sua jornada de compras. É possível pesquisar e comprar qualquer coisa de qualquer lugar. Tudo é mais rápido e fácil. O mundo digital invadiu definitivamente a vida das pessoas durante a pandemia e decidiu ficar. Afinal, quem experimentou a facilidade da compra on-line não deixará de lado esse conforto.   

E se o comportamento e a mentalidade do consumidor mudaram, o modo de operar da sua loja precisa mudar também, não é mesmo? Aqui, levantamos uma questão importante: sua empresa está somente acompanhando as mudanças ou está trabalhando para adaptar-se a essas transformações? A grande verdade é que o varejo físico terá que se reinventar para continuar sendo relevante. Cabe ao modelo físico enriquecer a experiência do consumidor, adicionar aquele “algo a mais” que uma conexão emocional consegue proporcionar. É a experiência no ponto de venda que pode personalizar as escolhas do cliente.

E quando falamos em transformação digital, não estamos nos referindo ao simples fato de agregar novos recursos tecnológicos em sua empresa. A transformação digital vai muito além do investimento em tecnologia. Ela é uma mudança significativa de paradigmas. A transformação digital é uma mudança no comportamento e mentalidade das empresas. Ou seja, não é apenas uma transformação estrutural, mas principalmente cultural. É um processo no qual a empresa implementa uma mentalidade digital em todos os seus setores – que devem funcionar de forma integrada. 

Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, as jornadas de compra, hoje, tornaram-se híbridas. Com esse modelo de compra fazendo cada vez mais parte da rotina, é preciso que as empresas avaliem os pontos de contato do cliente tanto on-line quanto off-line. É essa avaliação que mostrará de qual forma a transformação digital pode ser aplicada ao seu negócio e seja percebida de forma positiva pelo seu consumidor. É preciso trazer a tecnologia para as relações de consumo sem perder a proximidade do relacionamento. 

A atuação da empresa no mundo digital amplia a presença do ponto de venda! E, dessa forma, o ponto de venda passa a ter outra função. Mais do que produto, ele precisa entregar experiência. E a soma do físico com o digital possibilita à empresa a oportunidade de relacionar-se com o cliente da forma que ele escolher. Como falamos, o novo consumidor está integrando os canais de atendimento e vai exigir um canal digital mais humanizado e um canal físico mais digitalizado. Isso sim é personalização do atendimento. Adotar a transformação digital não faz com que seu ponto de venda torne-se desnecessário, mas que ele se torne um diferencial. Um ponto de conexão entre a sua marca e o seu público.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?