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Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Transformando a jornada de compra na beleza

Especialistas na área apontam como as empresas de beleza podem transformar a jornada do consumidor em uma experiência positiva

· 08/02/2023 · Atualizado em 25/08/2023
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Olhar para o consumidor com atenção e transformar o momento da compra em uma experiência positiva para ele é tema em voga entre a maior parte das empresas de todos os setores da economia. Durante a Semana Abipech de Mercado, evento online transmitido pelo YouTube através do canal da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipech), em setembro passado, o assunto também fez parte da agenda de debates.

Sob o tema “Polarização do consumo, transformando a jornada de compra dos consumidores”, o painel mediado por Karla Brandão, diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC, contou com a participação de duas convidadas especiais: Heloisa Glad, VP Comercial e Managing Director da Johnson & Johnson Consumer Health; e Thais Hagge, Head de Beleza e Bem-estar e líder de Marketing da Unilever.

Logo no início da mesa redonda, a mediadora comentou como a polarização de consumo não é apenas um fenômeno nacional, mas também global, e citou a importância das marcas manterem os produtos acessíveis aos consumidores. Na sequência, ela passou a bola para a convidada Heloisa Glad falar sobre qual estratégia a Johnson & Johnson tem adotado para manter os produtos acessíveis para os consumidores brasileiros.

“Em um momento de desafio, como enfrentamos hoje em dia, em que os custos estão aumentando, precisamos garantir o poder de compra do consumidor. Ao mesmo tempo, temos de absorver esses custos e, de certa forma, refletir isso em preço, porque é impossível segurar o aumento, e também pensar em novos formatos, novos tamanhos para que o consumidor mais sensível a preço não deixe de consumir nossos produtos”, explicou Heloisa.

A VP Comercial e Managing Director da Johnson & Johnson reforçou que, apesar do preço garantir acesso dos consumidores a produtos de autocuidado, eles seguem valorizando a confiança no produto e muitos se mostram dispostos a pagar por essa confiança.

A diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC lembrou que o investimento em ciência e desenvolvimento de produtos para entrega de soluções é muito valorizado pelos consumidores atualmente. A fim de especificar essa visão, ela questionou a percepção de valor que o consumidor tem dentro do olhar das estratégias da Unilever no mercado.

“Acho que é importante comentar um pouco do papel do portfólio. É importante ter um portfólio, seja de tamanhos e formatos diferentes, principalmente, em um momento de polarização. Atender às necessidades do consumidor é extremamente importante quando você olha o seu papel e a sua missão como indústria, especialmente em categorias importantes, como a de produtos de higiene e beleza, que são básicas do dia a dia do consumidor. Para a Unilever é importante falarmos de marcas, que é a forma que encontramos de atender as necessidades de grupos bem diferentes”, explicou Thais Hagge.

Ainda de acordo com a Head de beleza e bem-estar e líder de marketing da Unilever, a polarização acontece por conta de uma necessidade de orçamento, que faz os consumidores buscarem um produto de valor agregado menor, porém muitos deles ainda se mostram dispostos a pagar pelo valor percebido de uma marca por causa da confiança que eles têm em um produto.

Para Heloisa Glad, esse comportamento está relacionado com a experiência do consumidor com a marca. “Hoje, o consumidor espera muito mais do que só o produto em si e seu benefício funcional, nós temos que criar uma relação que acontece quando ele está utilizando o produto, quando vai comprar a marca e quando ele tem experiência com a marca seja no ambiente digital ou físico”, acrescentou.

“Se todas essas etapas do processo estiverem devidamente atreladas para construir essa relação, o consumidor vai associar essa experiência ao valor agregado das nossas marcas no final da jornada”, finalizou Heloisa.

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Fonte: Painel: Polarização do consumo, transformando a jornada de compra dos consumidores

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