this is an h1

this is an h2

Thu Dec 08 14:31:49 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Transição energética: benefícios para o mundo e para a sua empresa

Realizar a transição energética pode fazer a diferença no seu negócio e na sobrevivência da humanidade.

· Atualizado em 08/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mundo vem sendo sacudido por mudanças climáticas, inundações, fome e desabastecimento. O aquecimento global provoca mais e mais calamidades em todo o planeta e impõe a urgência de ações de preservação do meio ambiente, como a transição energética. Aliado a isso, o impacto provocado pela pandemia da covid-19 no cotidiano das empresas obrigou muitas delas a adaptar-se para sobreviver. E a redução de custos na conta da energia foi e ainda é um dos fatores primordiais nessa adequação. É preciso investir cada vez mais em um novo modelo de consumo de energia. No mundo, no Brasil e, também, em seu negócio. Você já pensou nisso?

A energia elétrica impacta fortemente nos custos do negócio e tem sofrido frequentes reajustes. Por isso, pequenos e médios empreendimentos devem adotar medidas que tornem o consumo mais barato e eficiente, assim como já fazem grandes empresas. A boa notícia é que isso já vem acontecendo. O aumento na prestação de serviços de eficiência energética é um bom termômetro desse movimento, como destaca a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Ao atender a pequenos e médios estabelecimentos, as empresas de conservação de energia verificam primeiro quanto e como é o consumo de energia. Depois, começa o retrofitcom a troca de equipamentos - motores e ar-condicionado, por exemplo - assim como ações e mudanças nos hábitos de consumo. Tudo isso pode gerar até 15% de redução na conta de luz. Muito bom, não é mesmo? Essas empresas também podem indicar para o empreendedor uma mudança na matriz energética, com geração própria de eletricidade proveniente de fontes renováveis, que têm baixa ou zero emissão de carbono: fotovoltaicas, eólicas, de biomassa, de biodiesel.

Dependendo do tipo de empreendimento, realizar a transição para uma nova matriz energética pode fazer a diferença, não apenas no seu negócio. Este é um caminho sem retorno para a sobrevivência do planeta e da humanidade!

O Brasil e o mundo precisam ampliar a instalação de novas fontes de energia, limpas, seguras e renováveis, a fim de diminuir o uso de combustíveis fósseis e barrar o aquecimento global! Porém, a dependência do petróleo, do carvão e do gás natural ainda é uma realidade e um grande desafio, não só para nosso país. Relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) mostra que o consumo de carvão em 2022 voltará ao maior nível já registrado até hoje, em 2002. O uso de termelétricas e outras fontes poluentes de energia cresceu fortemente nos últimos meses com a retomada da economia global. Edmilson Moutinho, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, lembra, no entanto, que o alto preço do petróleo, em consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia, entre outros fatores, deve incentivar investimentos em outras matrizes energéticas.

É fato que o consumo da eletricidade é um dos itens que mais pesam no orçamento dos pequenos negócios. Por isso, reduzir a conta da luz com o uso de energias alternativas tem sido o caminho trilhado cada vez mais por inúmeras micro e pequenas empresas. E você não pode ficar fora dessa! Verifique qual é a melhor opção para o seu negócio.

Para pequenos empreendimentos - e até para quem é microempreendedor individual (MEI) -, a maior procura, atualmente, é por sistemas à base de energia solar (mais baratos dos que os de energia eólica). Gerar energia para seu negócio com a ajuda do sol traz uma boa economia, sobretudo porque os custos de aquisição de painéis solares vêm caindo e o retorno sobre o investimento é garantido. As empresas que optam pela energia solar ou eólica podem aproveitar também incentivos fiscais do governo. Além disso, o empreendedor ganha maior visibilidade com o selo de empresa eco-friendly. Muitos já descobriram as vantagens desse sistema. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje, mais de 20 mil empresas já fazem a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaico no país, graças ao incremento desse mercado.

Então, mãos à obra! Os gastos economizados com energia vão ajudá-lo a reduzir os custos totais do negócio. Assim, você pode lucrar mais, ajudar o país a fazer a transição energética e ainda colaborar com o processo de redução de emissões de carbono na atmosfera. 

FAVORITAR
Botão favoritar
O Sebrae pode te ajudar

Saiba mais com o Sebraetec, que oferece consultoria personalizada e soluções para ajudar sua empresa a inovar e fazer melhor gastando menos: até 70% do valor da consultoria é custeado pelo Sebrae!

https://datasebrae.com.br/biogas/

FAVORITAR
Botão favoritar


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?