Principal destino do litoral norte paulista tem 52 atividades ligadas ao turismo, o que inclui até mesmo organização de casamentos

Os serviços ligados ao turismo são o motor da economia de Ilhabela (SP), único município-arquipélago marinho brasileiro e que conta com 52 atividades diferentes ligadas ao setor. Para empreendedores do ramo, a própria prefeitura costuma criar oportunidades e oferecer treinamentos para quem já trabalha ou deseja escolher uma atividade profissional no conjunto de 14 ilhas e ilhotes.
O calendário de eventos local soma 57 eventos para este ano, espalhados pelos meses de fevereiro a dezembro, já que em janeiro os mais de 5 mil leitos em hotéis, hostels e pousadas e os mais de 7 mil via Airbnb ficam praticamente lotados. Além da já citada hospedagem, Ilhabela conta com trabalhadores de ramos dos mais variados, como bares e restaurantes, agências de viagem, guias, jipeiros, turismo cultural, turismo ambiental, esportes radicais, mergulho e até mesmo casamentos.
“Desenvolvemos cursos, treinamentos e temos toda a infraestrutura necessária para que os noivos não precisem trazer nada de fora de Ilhabela”, diz Luciane Leite, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município. Ela afirma que é possível escolher DJs, decoração, cardápios e locais diferentes. “”Temos alguns finais de semana em que chegamos a ter 12 casamentos. E pode ser casamento pé na areia, só com vista para o mar, com vista para a cachoeira, de vários jeitos”, completa.
CHAMADAS PÚBLICAS
Ela afirma que todos os processos são feitos por meio de chamadas públicas publicadas no site oficial da prefeitura (https://www.ilhabela.sp.gov.br/servicos/), para dar isonomia de oportunidades a todos. Assim, o próprio município promove restaurantes, pousadas, hostels, guias e outros prestadores de serviço.
“Na semana de vela temos a competição, que é a regata, mas temos também tours culturais que são promovidos pela nossa secretaria, para os quais contratamos guias e oferecemos passeios gratuitos para os visitantes que estiverem em Ilhabela”, diz Leite.
TURISMO AMBIENTAL
Ilhabela conta com praias, cachoeiras, montanhas e um parque estadual com área de Mata Atlântica preservada que ocupa 84% dos 346 quilômetros quadrados da ilha de São Sebastião, onde fica a sede administrativa do município. Por isso, o setor de turismo busca conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da sustentabilidade e vida saudável, com foco na preservação. Há hoje 100 guias locais que trabalham com turismo ambiental.
Leite conta que a própria secretaria abriga um posto de atendimento ao trabalhador para apoiar os interessados, a maioria formada por microempreendedores individuais (MEIs). “Queremos dar oportunidade e esclarecer como essas pessoas vão ter a oportunidade de investimento e de ter uma nova profissão”, afirma.
TURISMO HISTÓRICO
Para o turismo cultural, por exemplo, foi organizado um treinamento de storytelling, para que que os guias aprendessem o melhor modo de contar histórias. Há 14 comunidades caiçaras no arquipélago, que permitem que o turista conheça um pouco do estilo de vida desses moradores.
Fundada em 1805 e com um belo centro histórico, Ilhabela conta também com fazendas da mesma época, que produziam cana de açúcar e hoje ajudam a contar parte do modelo econômico que dominou o Brasil entre os séculos 16 e 18. Hoje, empreendimento privados como a Fazenda Engenho D’água e a Fazenda da Toca oferecem cachaças produzidas no local, além de belas paisagens e cachoeiras para visitação.
TURISMO DE ACESSIBILIDADE
Outro ponto importante é que a prefeitura vai investir na compra de cadeiras Julietti, para dar acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e permitir que passeiem por trilhas e tomem banhos de cachoeira. O modelo com rodas maiores, sistema de amortecimento, hastes de sustentação e dois apoios traseiros e dois dianteiros, para que uma pessoa possa empurrá-lo com ajuda de outra que puxa o equipamento.
“Estamos fazendo um investimento no turismo de acessibilidade e já estamos cuidando da infraestrutura, para que as pessoas com mobilidade reduzida possam ter acesso à beleza natural de Ilhabela”, cita a secretária de Turismo.
RECUPERAÇÃO
Uma boa notícia para o setor de turismo como um todo é que o número de visitantes entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 aumentou 17% na comparação com o verão anterior, quando o país ainda não contava com a vacinação contra a covid-19. Foram 1,5 milhão de turistas, quantidade que já empata com o volume de 2019, na pré-pandemia.
Também com essa pegada mais ambiental, Ilhabela começou a estruturar no ano passado o turismo para observação de cetáceos, que são golfinhos e baleias. Foram assinadas duas parcerias com o Instituto Baleia Jubarte, que tem dois centros de pesquisa na Bahia e abrirá o primeiro no sudeste brasileiro em Ilhabela. Somente no ano passado, 300 jubartes foram identificadas no local.
Há ainda o turismo de observação de aves, turismo náutico, recebimento de cruzeiros na alta temporada e toda uma gama de serviços relacionados ao setor. “Temos diversas agências de turismo que oferecem passeios em que é possível fazer parte de barco e voltar de jipe, existem lanchas particulares que se pode alugar, então Ilhabela oferece atrativos para diferentes gostos e públicos, do jovem à pessoa mais velha”, encerra a secretária de Turismo.
Conheça mais no link https://www.ilhabela.com.br/
Leia mais:
E aí, vamos falar de turismo?
Pequenos negócios recebem orientações sobre acesso a crédito para inovar https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-recebem-orientacoes-sobre-acesso-a-credito-para-inovar,4b01ba2cde87f710VgnVCM100000d701210aRCRD
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Turismo
Aacesse: https://t.me/sebraeturismo
Foi um prazer te ajudar :)