this is an h1

this is an h2

Fri Jul 29 01:32:10 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Turismo de inverno no Brasil oferece boas perspectivas de negócios

Do Sul ao Nordeste, o turista conta com inúmeras opções de turismo interno. E o real em baixa amplia as perspectivas de negócios.

· 21/07/2022 · Atualizado em 29/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A cadeia do turismo está em franca recuperação no Brasil após dois anos de restrições causadas pela pandemia de coronavírus. As férias escolares oferecem ótimas oportunidades a toda a cadeia, ainda mais com o real desvalorizado em relação ao euro e ao dólar. Lembrando, ainda, que este é o período de temporada mais alta – por conta do verão – tanto na Europa como na América do Norte.

O Brasil coloca à disposição do turista desde praias do Nordeste, onde a temperatura é amena mesmo no inverno, até dezenas de destinos serranos – do Sul ao Nordeste. É um luxo de turismo; o visitante pode curtir caminhadas, gastronomia variada e estrutura receptiva de ótima qualidade, com direito a lareira nos hotéis e pousadas. E você, empreendedor do ramo, pode se beneficiar com isso.

FAVORITAR
Botão favoritar

Sul, um clássico 

Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, cidades de tradição alemã, oferecem excelentes paisagens e gastronomia de primeira, com destaques para os doces. Gramado tem também atrações exclusivas, como a Rua Coberta, que abriga restaurantes e lojas de artesanato. 

Ainda na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é um dos destinos mais tradicionais para quem aprecia degustação de vinhos, embutidos e doces.

Neve em Santa Catarina

Quem diz que não há neve no Brasil? É só dar um pulinho a Urubici ou a São Joaquim, ambas em Santa Catarina. Em São Joaquim, a capital brasileira da maçã, o turista pode visitar as famosas plantações da fruta e também participar de degustações de vinhos e doces.

Curitiba para todos os gostos

Caminhando em direção ao Norte, Curitiba, a capital paranaense, oferece inúmeras opções, como o teatro da Ópera de Arame e, no mesmo parque, a famosa Pedreira Paulo Leminski (em homenagem ao poeta paranaense), onde são realizados espetáculos, principalmente à noite. Quando se trata de gastronomia, uma ótima pedida é o bairro de Santa Felicidade, com suas cantinas de origem italiana. Vale a pena um passeio romântico até Morretes. São apenas 67 Km, mas o trem antigo faz o percurso em 4h15, o que permite ao turista se deliciar com a paisagem. E falando em delícias, Morretes é a terra do barreado, o prato mais típico do Paraná.

São Paulo de muitas opções

Já em São Paulo, o destino de inverno mais badalado é Campos do Jordão, com seus morros, cachoeiras, trilhas e restaurantes, além de cervejarias, como a Baden Baden. Nesta época, acontece o famoso Festival de Inverno, atraindo músicos e estudantes de todo o país e do exterior.

Sem esquecer de Serra Negra, já na divisa com Minas Gerais, conhecida pela culinária de origem italiana, pela boa hotelaria e pelas confecções, principalmente de malhas. 

Bem perto de Campos de Jordão, mas já em terras mineiras, encontra-se São Francisco Xavier, com opções de passeios a cavalo, tirolesa e rapel em diversas cachoeiras. São Chico, como é conhecida, é um destino favorito de quem curte esoterismo. Várias pousadas oferecem yoga, massagem e meditação em meio à natureza.

Também perto de Campos do Jordão, mas já na porção mineira da Serra da Mantiqueira (e a preços mais baixos), Monte Verde é uma ótima opção para quem gosta de fazer trilha e deliciar-se com fondue de queijo e, principalmente, de chocolate nos vários restaurantes locais. 

Cidades históricas

As cidades históricas de Minas Gerais são também um excelente destino de inverno. Destaque para a majestosa Ouro Preto, antiga Vila Rica, e suas construções coloniais. O Museu de Mineralogia é imperdível. Bem próximo à pequena Tiradentes, bastante preservada, apresenta aos turistas um passeio no trenzinho puxado por maria-fumaça.

Destinos menos conhecidos

Há, também, diversos destinos internos ainda pouco conhecidos pelo turista. Um deles é o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado no município capixaba de Domingos Martins. A região foi colonizada por alemães, que deixaram marcas na arquitetura e na culinária. A pedra azul que dá nome ao parque é uma formação rochosa de 1.800 metros, que muda de cor de acordo com a incidência da luz.

Já no Nordeste, o município serrano de Guaramiranga, a 110 Km de Fortaleza, no Ceará, oferece, além do clima agradável, o também tradicional Festival Nordestino de Teatro, que atrai estudantes e artistas de todo o país.

Como se vê, de Sul a Norte são inúmeras opções de turismo – e de negócios – no inverno.

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais no SEBRAE

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?