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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Turismo de luxo rende mais, mesmo com fluxo reduzido de turistas

Cruzeiros de luxo oferecem experiências únicas para os viajantes, mas ainda são pouco explorados por agências de turismo.

· Atualizado em 05/12/2022
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Diferente do que muitos possam pensar, o turismo de luxo não implica necessariamente a um grande desembolso de valor. Hoje, é possível oferecer opções que variam de R$ 2 mil a milhões de reais, a depender do gosto e do bolso do cliente. Na verdade, trata-se de uma categoria de turismo que proporciona ao viajante uma riqueza de experiências e lembranças ímpares, e é pouco explorada por agências de turismo. Para ter-se uma ideia, o turismo de luxo é responsável por 25% de toda a renda gerada no turismo mundial, mas movimenta apenas 3% do fluxo de turistas.

Um segmento interessante do turismo de luxo está em cruzeiros marítimos. Não se trata de pacotes de excursões em grandes navios, onde há milhares de pessoas que se trombam ao acaso em algum momento da viagem e não mais se veem, mesmo estando a bordo. Os cruzeiros de luxo são realizados em navios luxuosos, sim, mas menores a ponto de as pessoas conhecerem-se e construírem amizades a bordo.

No setor de cruzeiros marítimos, o Brasil continua sendo um país abençoado, pois tem um litoral com mais de 7.300 Km de extensão, com praias paradisíacas e cidades litorâneas com muitas atrações culturais e gastronômicas. As belezas são tantas que acabam por atrair muitas companhias que visitam os portos brasileiros, e geram uma intensa movimentação de negócios relacionados ao turismo.

A perspectiva é de que a temporada de cruzeiros 2022/2023 seja a maior dos últimos dez anos, segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA Brasil). A previsão é de que 35 navios realizem as viagens ao longo de seis meses, entre 29 de outubro a 20 de abril. Então, é bom conhecer sobre este segmento para decidir se é uma opção para ampliar suas possibilidades de negócio.

Companhias de cruzeiros como Cunard, Silversea ou Regente Seven Seas Cruises são especializadas em oferecer experiências únicas de viagem aos seus passageiros. A companhia Silversea, por exemplo, oferece cruzeiros em Israel, Vietnã e Indonésia, entre outros. Há ainda opções mesmo em grandes transatlânticos, como uma volta ao mundo no navio Queem Mary 2. Uma opção diferente é a dada pela companhia sueca Star Clipper, que opera cruzeiros no Caribe e no Mediterrâneo em navios movidos a velas. 

Com serviços de alto nível, as embarcações oferecem cabines espaçosas e confortáveis, com banheiro privativo e varanda com vista para o mar. Alguns navios de luxo dispõem até de miniapartamentos, com quarto e sala separados. Entre as vantagens oferecidas pelos cruzeiros de luxo, estão:

Traslados e excursões 

Os turistas ganham o traslado do aeroporto ao porto de embarque e desembarque, além de excursões em portos do trajeto para que os viajantes possam fazer tours para conhecer o local e deliciar-se com atrações gastronômicas e culturais. Normalmente, a estadia é ampliada nesses portos para que os viajantes possam usufruir dessas experiências.

All inclusive

O sistema de estadia all inclusive é aquele em que tudo está incluído, desde refeições completas, com bebidas alcoólicas também. Além disso, atividades recreativas diversas e, até mesmo, as gorjetas estão incluídas no pacote.

Serviço de primeira

Os cruzeiros marítimos costumam contar com uma equipe treinada, mas o serviço em um cruzeiro de luxo chega a outro patamar com a atenção individualizada da tripulação e as refeições, preparadas por grandes chefs.

Tranquilidade

Como há menos passageiros, os cruzeiros de luxo não têm tanta agitação. Há muito mais silêncio, já que geralmente há poucas crianças a bordo, e os anúncios das atividades são relativamente esparsos. Isso dá uma sensação de tranquilidade.

Como os cruzeiros de luxo são destinados a viajantes exigentes, que buscam experiências ímpares, é importante ter em mente que o serviço deve ser exclusivo e perfeito. Por isso, para entrar nesse mercado, é fundamental preparar-se e conhecer bem o segmento. Há no Brasil uma série de agências especializadas e uma boa ideia é buscar parcerias no início e ganhar experiência. Uma agência de viagens de luxo especializada oferece um serviço completo, no qual o cliente pode experimentar destinos de maneira inspiradora e do seu jeito. Por isso, essa agência não vende uma viagem, realiza sonhos. Que tal entrar nesse mercado e faturar mais?

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