this is an h1

this is an h2

Sat Nov 26 23:35:16 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Turismo histórico é fonte de renda para empreendedores do Nordeste

Nordeste reúne um patrimônio cultural e destinos paradisíacos capazes de criar oportunidades de negócios para empreendedores do turismo histórico-cultural.

· 10/11/2022 · Atualizado em 26/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Viajar é uma oportunidade de conhecer o passado de um território e de um povo, e o Brasil oferece locais incríveis para turistas curiosos, além de oportunidades de negócios para os profissionais do turismo histórico-cultural. Viajantes de todo o mundo procuram as terras brasileiras para viver experiências únicas em nossas praias e florestas e para conhecerem nossas metrópoles, que combinam o que há de mais antigo e mais moderno da nossa cultura. 

Por meio do turismo histórico-cultural, é possível ofertar lazer e entretenimento, que culminam em trocas culturais, favorecidas pela convivência temporária do visitante com diferentes grupos sociais. Esta modalidade de turismo nada mais é do que conhecer um lugar a fundo, vivendo uma experiência completa: a arte, as pessoas, as tradições locais, a gastronomia, a história e o cenário como um todo. 

Inicialmente, os roteiros culturais no Brasil premiaram o Rio de Janeiro, as cidades históricas de Minas Gerais e a Bahia, com seu rico patrimônio étnico-histórico. A primeira condição para fazer este tipo de turismo acontecer é entender o perfil do público que prefere um destino cercado de história a um resort.

Os estados do Nordeste, por exemplo, são locais de inegáveis belezas naturais e repletos de história. Só naquela região, existem 30 conjuntos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Neste artigo, vamos destacar Alagoas e Bahia. 

No estado de Alagoas, a arquitetura, os casarios e as ruas estreitas de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas revelam as marcas do nosso passado colonial. Em Marechal Deodoro, o destaque é o Palácio Provinciano, onde nasceu o primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca, além do Museu de Arte Sacra, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Madalena, que trazem o estilo barroco e colonial. 

Em Penedo, fica o Museu do Paço Imperial; a Igreja Nossa Senhora da Corrente, de 1765, que pertencia a uma família portuguesa abolicionista que protegia escravos fugitivos; o Mercado Público e o Theatro Sete de Setembro de 1884. Já Piranhas foi o local da emboscada na Grota do Angico, momento sangrento do país, que desencadeou na decapitação de Lampião e seu bando, na época do movimento Cangaço. 

Bahia: berço do Brasil

A Bahia é o berço do Brasil, reunindo acontecimentos, monumentos, construções históricas e museus. O centro histórico de Salvador e a Costa do Descobrimento foram reconhecidos também pela Unesco como patrimônios mundiais, e a capoeira é Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Começar a viagem por Salvador é desbravar a primeira capital do país. Caminhar pelas ruelas é viver no Brasil-Colônia, acrescentando o tempero do acarajé e da arte ao passeio, que ainda te apresenta a musicalidade do Pelourinho, outro patrimônio tombado. Já o Conjunto da Igreja e o Claustro da Ordem Primeira de São Francisco de Salvador são uma das sete maravilhas do Mundo Lusófono. 

Porto Seguro é considerado o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Um passeio especial é visitar o Memorial da Epopeia do Descobrimento, onde há uma réplica da Nau Capitânia, que trouxe Pedro Alvares Cabral ao Brasil em 1500. Lençóis é a porta de entrada para a Chapada Diamantina e Cachoeira, no Recôncavo Baiano, reúne o segundo maior conjunto arquitetônico do estilo barroco do estado. Cortada pelo Rio Paraguaçu, a cidade é referência de “baianidade” e religiosidade. Lá, rituais católicos misturam-se com preceitos do candomblé. 

Para os que buscam empreender fica a dica: o turismo cultural pode ser uma ótima fonte de lucro. Combinando preservação e história, ele gera crescimento local, com a atração de turistas, cria empregos e aumenta a renda da população. É a história trazendo turistas e negócios. Que tal conhecer mais sobre seu estado ou região e transformar toda essa riqueza em oportunidade? 

Saiba mais:

O Sebrae oferta dois cursos pelo WhatsApp para quem deseja criar valor para os clientes. Acesse aqui: Conhecendo e valorizando seu cliente e Inovação e possibilidades de crescimento.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga a comunidade Sebrae Turismo, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?