this is an h1

this is an h2

Tue Aug 16 01:31:08 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Turismo naturista: aproveite o mercado em crescimento

Conheça as praias de nudismo no Brasil e as regras de conduta, para oferecer uma excelente alternativa a seus clientes.

· 03/08/2022 · Atualizado em 16/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil é conhecido em todo o mundo pela beleza das praias. São nada menos de 2.095, em um litoral com 7.491 Km de extensão. Dados do Ministério do Turismo indicam que cerca de 60% dos visitantes estrangeiros que vêm ao país destacam as praias, o sol e outras belezas naturais como principais atrativos do Brasil.

Um tipo de turismo muito ligado às atrações naturais, que vem crescendo no país e pode encantar sua clientela são as praias de nudismo.

“O naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, expressado pela nudez social, ligado ao respeito a si mesmo, à tolerância de diferentes pontos de vista e ao respeito ao meio ambiente", diz a definição da Federação Internacional de Naturismo, com sede na Áustria.

O Brasil ainda é relativamente novo no movimento, enquanto na França, Alemanha e Holanda, algumas praias de nudismo chegam a reunir até 15 mil pessoas em um fim de semana. Mas, a prática vem crescendo em nosso país que, em 2008, sediou o Encontro Mundial de Naturismo. E há ainda muito espaço para crescer.

FAVORITAR
Botão favoritar
As praias

De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), existem oito praias de nudismo oficiais no país, espalhadas por cinco estados. Confira: 

Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC) – Foi a primeira praia de nudismo reconhecida oficialmente no Brasil, em 1986. Fica a 80 km de Florianópolis e conta com uma boa infraestrutura receptiva. A área destinada ao nudismo tem 50 metros e uma divisão: na primeira parte, o nudismo é parcial. Na segunda, é obrigatório. Se o turista quiser se hospedar na Praia do Pinho, precisa adquirir o passaporte naturista, que pode ser solicitado à Federação Brasileira de Naturismo no site oficial. 

Galheta, Florianópolis (SC) – Praia em que a nudez é permitida, mas não obrigatória. Por isso, ela atrai, além de naturistas, surfistas em busca de ondas radicais. Ela se localiza dentro de um parque municipal e, para alcançá-la, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos, partindo da Praia Mole. Galheta também admite homens naturistas desacompanhados, o que a tornou um ponto de atração da comunidade LGBTQIA+.

Pedras Altas, Palhoça (SC) – É uma praia dividida por rochas e pela vegetação, que separam os turistas desacompanhados de casais e famílias. Na ponta direita da Enseada de Brito, a nudez é obrigatória. Pedras Altas recebe turistas de todo o mundo; há taxas para estacionar e acampar no local.

Abricó, Rio de Janeiro (RJ) – Localiza-se em Grumari, próximo à Reserva dos Bandeirantes e à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. A nudez completa só é permitida aos finais de semana e em feriados não-chuvosos, quando a Associação Naturista de Abricó está presente na praia. Durante a semana, o visitante decide se usa ou não roupas. 

Olho de Boi, Búzios (RJ) – São apenas 50 metros de praia em Búzios, na Região dos Lagos fluminense, mas Olho de Boi atrai muitos visitantes por conta das águas azuis-turquesa com tons esverdeados, totalmente cristalinas, que abrigam arraias, peixes e corais. O nome da praia deriva de uma fruta comum na região, semelhante a um olho de boi. 

Tambaba, Conde (PB) - Primeira praia do Nordeste a ser liberada para o nudismo, em 1991, destaca-se pelas falésias altíssimas. Fica no município de Conde, a 42 Km de João Pessoa e tem regras peculiares: é proibida a entrada de homens desacompanhados na área própria ao nudismo. Mas, Tambaba conta com uma parte reservada a quem quer conhecê-la sem aderir ao naturismo. 

Massarandupió, Entre Rios (BA) – É a única praia baiana dedicada ao nudismo. Conhecida por suas dunas, Massarandupió fica a 93 Km de Salvador, tem uma extensão de 2 Km e conta ainda com um rio, bem próximo, que corre para o mar. Nas noites de alta temporada, os naturistas costumam organizar luaus à beira-mar.

Barra Seca, Linhares (ES) – Praia de ilha, a 54 Km de Linhares e a 142 Km de Vitória, Barra Seca só pode ser alcançada por barco, atravessando o Rio Ipiranga. A praia estende-se por 10 Km, mas apenas 200 metros são destinados ao naturismo. Essa área é dividida em duas partes: uma para casais e famílias, e outra para solteiros. Há opção de hospedagem em campings

A regra é clara

O naturismo tem regras muito claras, que devem ser explicadas e respeitadas por todo visitante, nudista ou não. Para começar, é importante lembrar que as praias de nudismo são locais aos quais as pessoas vão em busca de liberdade, de sentir-se bem com o próprio corpo, em contato permanente com a natureza. Isso não tem nada a ver com libertinagem. Quer dizer, é preciso ser discreto e, acima de tudo, respeitar as outras pessoas.

A maior parte dos praticantes do naturismo são casais e pessoas acima de 40 anos de idade, mais maduras e resolvidas em relação a seu corpo. Os jovens são menos presentes, por conta da insegurança em se despir. Mas, os grupos naturistas geralmente organizam encontros especiais para jovens e outras faixas etárias.

Uma pergunta que os iniciantes fazem sempre é: como devo me comportar numa praia de nudismo? Veja algumas regras importantes para que ninguém se sinta desconfortável na praia.

Nada de registros - Nem pense em fotografar ou filmar as pessoas nuas, principalmente sem autorização.

Olho no olho - Olhar para os corpos dos outros é normal, ainda mais em uma praia de nudismo. Mas seja discreto(a) e evite encarar as pessoas. 

Nada de julgamentos - Quem vai a uma praia de nudismo quer ficar à vontade, sem o julgamento dos outros. Portanto, é proibido zombar do físico de qualquer um.

Nudismo é nudismo - Nada de roupas nas praias de nudismo. No máximo, o turista pode levar acessórios, como óculos e chapéu.

Gostou? Então, que tal propor a seus clientes que façam as malas (com pouca roupa...) e embarquem rumo a um desses paraísos do naturismo?

O Sebrae te apoia nessa jornada, faça o curso pelo WhatsApp: Conhecendo e valorizando seu cliente e faça diferença no atendimento.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?