Conheça as praias de nudismo no Brasil e as regras de conduta, para oferecer uma excelente alternativa a seus clientes.

O Brasil é conhecido em todo o mundo pela beleza das praias. São nada menos de 2.095, em um litoral com 7.491 Km de extensão. Dados do Ministério do Turismo indicam que cerca de 60% dos visitantes estrangeiros que vêm ao país destacam as praias, o sol e outras belezas naturais como principais atrativos do Brasil.
Um tipo de turismo muito ligado às atrações naturais, que vem crescendo no país e pode encantar sua clientela são as praias de nudismo.
“O naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, expressado pela nudez social, ligado ao respeito a si mesmo, à tolerância de diferentes pontos de vista e ao respeito ao meio ambiente", diz a definição da Federação Internacional de Naturismo, com sede na Áustria.
O Brasil ainda é relativamente novo no movimento, enquanto na França, Alemanha e Holanda, algumas praias de nudismo chegam a reunir até 15 mil pessoas em um fim de semana. Mas, a prática vem crescendo em nosso país que, em 2008, sediou o Encontro Mundial de Naturismo. E há ainda muito espaço para crescer.
De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), existem oito praias de nudismo oficiais no país, espalhadas por cinco estados. Confira:
Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC) – Foi a primeira praia de nudismo reconhecida oficialmente no Brasil, em 1986. Fica a 80 km de Florianópolis e conta com uma boa infraestrutura receptiva. A área destinada ao nudismo tem 50 metros e uma divisão: na primeira parte, o nudismo é parcial. Na segunda, é obrigatório. Se o turista quiser se hospedar na Praia do Pinho, precisa adquirir o passaporte naturista, que pode ser solicitado à Federação Brasileira de Naturismo no site oficial.
Galheta, Florianópolis (SC) – Praia em que a nudez é permitida, mas não obrigatória. Por isso, ela atrai, além de naturistas, surfistas em busca de ondas radicais. Ela se localiza dentro de um parque municipal e, para alcançá-la, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos, partindo da Praia Mole. Galheta também admite homens naturistas desacompanhados, o que a tornou um ponto de atração da comunidade LGBTQIA+.
Pedras Altas, Palhoça (SC) – É uma praia dividida por rochas e pela vegetação, que separam os turistas desacompanhados de casais e famílias. Na ponta direita da Enseada de Brito, a nudez é obrigatória. Pedras Altas recebe turistas de todo o mundo; há taxas para estacionar e acampar no local.
Abricó, Rio de Janeiro (RJ) – Localiza-se em Grumari, próximo à Reserva dos Bandeirantes e à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. A nudez completa só é permitida aos finais de semana e em feriados não-chuvosos, quando a Associação Naturista de Abricó está presente na praia. Durante a semana, o visitante decide se usa ou não roupas.
Olho de Boi, Búzios (RJ) – São apenas 50 metros de praia em Búzios, na Região dos Lagos fluminense, mas Olho de Boi atrai muitos visitantes por conta das águas azuis-turquesa com tons esverdeados, totalmente cristalinas, que abrigam arraias, peixes e corais. O nome da praia deriva de uma fruta comum na região, semelhante a um olho de boi.
Tambaba, Conde (PB) - Primeira praia do Nordeste a ser liberada para o nudismo, em 1991, destaca-se pelas falésias altíssimas. Fica no município de Conde, a 42 Km de João Pessoa e tem regras peculiares: é proibida a entrada de homens desacompanhados na área própria ao nudismo. Mas, Tambaba conta com uma parte reservada a quem quer conhecê-la sem aderir ao naturismo.
Massarandupió, Entre Rios (BA) – É a única praia baiana dedicada ao nudismo. Conhecida por suas dunas, Massarandupió fica a 93 Km de Salvador, tem uma extensão de 2 Km e conta ainda com um rio, bem próximo, que corre para o mar. Nas noites de alta temporada, os naturistas costumam organizar luaus à beira-mar.
Barra Seca, Linhares (ES) – Praia de ilha, a 54 Km de Linhares e a 142 Km de Vitória, Barra Seca só pode ser alcançada por barco, atravessando o Rio Ipiranga. A praia estende-se por 10 Km, mas apenas 200 metros são destinados ao naturismo. Essa área é dividida em duas partes: uma para casais e famílias, e outra para solteiros. Há opção de hospedagem em campings
A regra é clara
O naturismo tem regras muito claras, que devem ser explicadas e respeitadas por todo visitante, nudista ou não. Para começar, é importante lembrar que as praias de nudismo são locais aos quais as pessoas vão em busca de liberdade, de sentir-se bem com o próprio corpo, em contato permanente com a natureza. Isso não tem nada a ver com libertinagem. Quer dizer, é preciso ser discreto e, acima de tudo, respeitar as outras pessoas.
A maior parte dos praticantes do naturismo são casais e pessoas acima de 40 anos de idade, mais maduras e resolvidas em relação a seu corpo. Os jovens são menos presentes, por conta da insegurança em se despir. Mas, os grupos naturistas geralmente organizam encontros especiais para jovens e outras faixas etárias.
Uma pergunta que os iniciantes fazem sempre é: como devo me comportar numa praia de nudismo? Veja algumas regras importantes para que ninguém se sinta desconfortável na praia.
Nada de registros - Nem pense em fotografar ou filmar as pessoas nuas, principalmente sem autorização.
Olho no olho - Olhar para os corpos dos outros é normal, ainda mais em uma praia de nudismo. Mas seja discreto(a) e evite encarar as pessoas.
Nada de julgamentos - Quem vai a uma praia de nudismo quer ficar à vontade, sem o julgamento dos outros. Portanto, é proibido zombar do físico de qualquer um.
Nudismo é nudismo - Nada de roupas nas praias de nudismo. No máximo, o turista pode levar acessórios, como óculos e chapéu.
Gostou? Então, que tal propor a seus clientes que façam as malas (com pouca roupa...) e embarquem rumo a um desses paraísos do naturismo?
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Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
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O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados