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Confira as melhores práticas e ações de marketing digital para as redes sociais.

· Atualizado em 01/09/2022
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As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. São mais de 171,5 milhões de brasileiros nas redes sociais (Digital 2022 – Brazil)  Por isso, as redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios.

Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que você já tem, siga as dicas de ouro para redes sociais.

Defina a persona

Determinar os traços do seu público-alvo é um componente fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se você já fez o seu plano de negócio, já possui todos esses dados. A persona tem um nível maior de detalhamento.

A diferença entre público-alvo e persona, é que o primeiro tem características mais abrangentes, enquanto a persona é o personagem fictício do seu cliente ideal. A persona vai ser criada a partir de pessoas reais que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais. É uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode criar uma persona fazendo uma pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobby e dores.

Quer ver um exemplo?

Juliana, classe média brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby favorito é sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem vestida e na moda. Por ter que pagar a faculdade, ela não compra produtos muito caros.

Dessa forma, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem.

Conheça as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma

Quando falamos em redes sociais a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, porque o Facebook é uma das redes sociais mais famosas no Brasil, e o número estimado de usuários é de 65,5 milhões. É muita gente!

Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas.

O Instagram é uma rede social que possui um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio do Instagram, você pode criar catálogos, vender, fazer anúncios, interagir e manter um relacionamento próximo com seu cliente. O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para divulgar, atrair e interagir com os usuários, divulgar a marca e, até mesmo, recrutar funcionários. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou uma série de guias.  

O Twitter, é uma rede social conhecida por ser um microblog. Seu número de caracteres limitados, hoje, é de 280, mas em breve não haverá mais essa barreira de quantidade de caracteres. Os usuários do Twitter são ligados em informações gerais e de tecnologia, ciência e cinema.

O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. Não estou dizendo que você precisa de uma câmera e de um microfone profissional. Nada disso! Mas, é importante que os espectadores possam te ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal, sem estar tremida nem embaçada. Na internet você consegue achar umas dicas bem legais sobre como fazer vídeos para internet.

Pinterest: é uma rede social onde as pessoas buscam e oferecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato, tanta coisa quanto você possa imaginar. Sua ideia principal é inspirar, e as pequenas empresas podem aproveitar para pesquisar tendências e montar catálogos.

E por fim, o TikTok, a rede social mais jovem que existe.  Com vídeos curtos e divertidos, a rede social vem crescendo e ganhando espaço, principalmente, entre os adolescentes e jovens.

Priorize qualidade e não quantidade

Nem todas as redes sociais são adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que você definiu.

Por dois motivos. Primeiro porque a realidade da maioria de vocês, empreendedores de pequenas empresas, é que vocês mesmos terão que administrar essas redes.

Além disso, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, você deve saber quais  são as redes sociais que seus clientes e potenciais clientes preferem. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas.

Vamos ver como as empresas podem estar presentes nas redes sociais?

Se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas redes sociais para atuar.

Se a sua empresa atua na área de TI ou é uma startup, o Twitter pode ser uma boa rede para estar presente.

Se você é um produtor de mel, por que não fazer vídeos com receitas que tem mel como ingrediente principal e colocar no YouTube?

Se a sua empresa atende outras empresas, foque no Linkedin.

Se você tem uma lanchonete perto de um colégio ou de uma faculdade e percebe que seus clientes usam o TikTok, você já tem a resposta de onde a sua empresa deve estar.

Vá para onde está o seu público e entregue valor. Você será recompensado por isso.

Planeje-se

Assim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais você também vai precisar de planejamento.

Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de S.M.A.R.T - objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1.100 em três meses”.

Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.

Conteúdo relevante

Gere conteúdo relevante. Coloque-se no lugar dos clientes, da persona que você criou, e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como combinar cores e quais as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos.

Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Não é porque você gosta mais de goiabada do que chocolate que os seus clientes também pensam assim. Às vezes, um conteúdo que não te agrada vai agradar os seus clientes.

E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Imagine se seus clientes quiserem saber se sua loja vai ficar aberta no feriado e não encontrarem nenhuma informação nas redes? Fique ligado!

Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade!

Gifs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos possuem muito mais engajamento do que textos.

Existe uma plataforma bem legal e fácil de usar que ajuda bastante a fazer posts para redes sociais, o Canva.

Crie um relacionamento

Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais comentários desrespeitosos.

Mais de 80% de todos os clientes esperam que uma empresa responda dentro de 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar com um pouco de humor.

Outra ideia para criar relacionamento humanizando da sua empresa é postando fotografias de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção ou comemorando aniversários, por exemplo.

Programe os posts

Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade.

Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas

Busque inspiração em marcas bem-sucedidas. Não tem problema nenhum usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok?

Monitore os resultados

Monitore os resultados. Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados, como número de cliques por postagem, o alcance de seus posts, horário da publicação, conteúdo, número de visitas e depois faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.

Com essas dicas, você pode planejar e implementar estratégias direcionadas de marketing digital para redes sociais. Aproveite para aumentar o seu alcance, fortalecer sua presença digital e conquistar mais clientes. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:
Como criar o seu calendário de publicações para redes sociaisUse as redes sociais para potencializar as suas vendas


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