Confira as diversas áreas de atuação do design e como ele pode impulsionar sua marca, aumentar vendas e fidelizar clientes.

O que é design?
Design é uma atividade que busca soluções criativas e inovadoras para atender as necessidades do cliente e da empresa, de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado. O objetivo é estabelecer qualidades multifacetadas de objetos e serviços, considerando fatores como materiais, ergonomia, aplicações planas e não planas.
O termo “design” abrange diversas áreas. Neste conteúdo, mostraremos características e detalhes de alguns tipos de design para você. Confira!
Áreas de atuação
Design de ambientes
O design de ambientes trabalha com ações de planejamento e arranjo de ambientes e espaços individuais de micro e pequenas empresas (MPE) ou de coletivos urbanos, seguindo os padrões de arquitetura, paisagismo, estética, funcionalidade e satisfação do cliente. Ao contratar um serviço de design de ambientes, o empresário poderá ter acesso a:
- Diagnósticos.
- Projetos visuais.
- Disposição e distribuição de móveis.
- Plantas baixas.
- Objetos e acessórios.
- Projetos arquitetônicos.
- Máquinas.
Esses elementos podem tornar a empresa mais atrativa estética e funcionalmente.
O design de ambientes também faz o planejamento de espaços, postos e estações de trabalho, chão de fábrica, ponto de venda, vitrines, feiras e eventos, recepção, áreas de circulação, iluminação, sinalização, confecção de maquetes e execução de oficinas de trabalho.
Design de loja
Apesar de não haver uma definição única do que é design de loja, pode-se dizer que, de maneira geral, é a habilidade de realizar o mapeamento e a concepção dos pontos de contato entre cliente e marca, a fim de garantir uma exposição consistente e sedutora desta última ao primeiro. Uma consultoria na área pode incluir a adequação da comunicação visual para as diferentes necessidades do ponto de venda, treinamento dos funcionários e até mesmo padronização do atendimento.
Atribuições de um designer de loja
O designer de loja é o responsável tanto pela boa apresentação dos produtos como pela comunicação comercial de uma marca. Nesse sentido, esse profissional deve ser capaz de analisar os temas e os conceitos propostos pela marca como um todo e, assim, tomar decisões relacionadas à apresentação das peças, vitrines, expositores, displays, combinações, produção dos manequins, aplicações da identidade visual, música, entre outros elementos.
Em suma, é preciso tornar tangível os valores de uma marca para que o consumidor compreenda o valor do produto oferecido ali.
Seja um único designer ou uma equipe multidisciplinar a desenvolver esse trabalho, o profissional, que geralmente não está envolvido na rotina comercial, pode ter um contato direto com a gerência para obter informações que auxiliem o seu trabalho, como números da movimentação, margens, descontos e informações de vendas. Embasado nesses dados, o designer de loja tem condições de traçar as melhores estratégias para atingir os resultados pretendidos nas vendas.
O designer de loja também tem outras atribuições de ordem mais prática, que podem ser:
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Design de comunicação
É a área que trabalha com atividades necessárias para a construção de mensagens diretas e indiretas ao público-alvo, em sua maioria para comercialização e divulgação de produtos e serviços. Esse tipo de design abrange vários meios de comunicação e mídias, como:
- Design gráfico.
- Design de embalagem.
- Identidade visual e corporativa.
- Design da informação e editoria.
- Design de superfície (criação de imagens bidimensionais) e de estamparia.
- Design digital (web, interação, games).
- Sinalização, tipografia, material promocional e de divulgação.
Design de produto
A área de design de produto trabalha com atividades direcionadas à concepção, criação e produção de objetos tridimensionais. Ela planeja e concebe mobiliário, joias, têxtil e confecção, calçados, objetos de uso pessoal, utensílios domésticos e de decoração, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, iluminação, acessórios de construção civil, transportes, mobiliário urbano, máquinas e ferramentas, jogos e brinquedos, material esportivo, produtos médico-hospitalares, entre outros.
Design de serviços
Esse tipo de design tem por objetivo tornar o serviço prestado consistente, fácil de usar do ponto de vista do cliente, diferenciado do ponto de vista do fornecedor e coerente com a estratégia da empresa. A área contempla a elaboração de diagnósticos, planos de implantação, acompanhamento de projetos, planejamento e execução de oficinas de trabalho.
Dica! Todos esses serviços podem ser obtidos pelas micro e pequenas empresas. O Sebrae, por meio do programa Sebraetec, identifica sua necessidade e indica uma empresa para auxiliá-lo. Além disso, ele subsidia até 90% do valor do serviço contratado. O que você está esperando para inovar? Procure o Sebrae mais próximo de você ou entre em contato pelo 0800 570 0800 e peça um consultoria Sebratec para sua empresa. |
Estratégias de vendas
Quando se trata de explicitar a oferta aos clientes de forma emocional e convincente, existem quatro eixos de recursos estratégicos a serem trabalhados.
Estratégia e organização de ofertas: separação dos produtos em famílias, temas, cores, materiais, estilos etc., para criar uma lógica de organização que permita a leitura rápida e fácil do que está sendo exposto.
Gestão: seleção dos produtos que terão maior visibilidade, com base em dados e cálculos, de forma a otimizar as vendas, aumentar as ofertas para o consumidor e aproveitar bem o espaço disponível.
Sedução: criação de uma personalidade presente no ponto de venda.
Comunicação: apresentação, no ambiente todo, da identidade criada para o negócio por meio de fotos, músicas, objetos, vitrines e outros.
Boas práticas
Dizer aos clientes o que a marca é e o que faz não é simples, mas algumas práticas básicas podem ajudar pequenos empreendedores a encantar e se comunicar com seu público de forma mais eficiente. Confira:
Mantenha tudo limpo e organizado sempre: lojas, gôndolas, produtos e uniformes. Não fazer isso é garantir que seu cliente tenha uma péssima impressão e provavelmente não volte.
Faça a precificação correta para todas as suas ofertas: além de ser uma obrigação prevista por lei, um cliente que não consegue saber o valor de um produto de forma direta provavelmente não vai perguntar, tampouco comprar.
Crie e respeite uma setorização eficiente: é importante relacionar os diferentes tipos de produto conforme seu uso e as demandas dos clientes dentro da loja.
Seja claro e sedutor nas ofertas de produtos: é assim que o consumidor vai ser atraído pela exposição.
Destaque as peças em promoção: valorize-as por meio de displays, banners, cartazes e outros recursos visuais.
Crie uma identidade consistente para a comunicação e respeite-a: um exemplo comum de deslize é o uso de tags e etiquetas que não dialogam entre si ou com a marca, aplicadas na urgência de atualizar a precificação.
Nunca deixe gôndolas vazias: esse descuido pode transmitir a impressão de descaso ou até mau desempenho do empreendimento.
Promova um atendimento excepcional: mesmo que isso não esteja tão relacionado diretamente ao merchandising, a qualidade nas interações com os clientes é o ponto de partida para a sobrevivência de qualquer negócio.
Casos de sucesso
Pequenas empresas que não param de crescer
Confira exemplos de empresas de diferentes regiões do país que mostram como vale a pena inovar e investir em design. A expansão da clientela e do faturamento estão entre os seus principais resultados.
Signus Vitae
A empresa Signus Vitae, de Volta Redonda (RJ), atua no setor de produção e comercialização de sementes e mudas florestais nativas e na execução de serviços ambientais, como reflorestamento de áreas degradadas.
Desde sua criação, em 2007, já comercializou sementes para 6 milhões de árvores. Seus clientes são indústrias, governos e organizações não governamentais. O proprietário, Luiz Carlos Busato, conta que procurou o apoio do Sebrae em 2010 com o objetivo de buscar uma embalagem adequada para as sementes, contendo informações sobre as espécies e instruções necessárias para o plantio e cultivo. Desde então, a empresa ganhou prêmios no Brasil e no exterior com a embalagem inovadora e aumentou em mais de 80% o volume de comercialização de sementes.
Além do design de embalagem, as empresas também podem investir em design de produtos e serviços, elaboração ou reformulação de marca e identidade visual, bem como em um novo planejamento de seu espaço físico. A inovação pode trazer resultados como o aumento de competitividade e a expansão da clientela e do faturamento.
Uzinga
A empresa Uzinga, de Campo Grande (MS), contou com a ajuda do Sebrae para o design de seu site, que entrou no ar em janeiro de 2011.
“Era a parte mais difícil para viabilizar nossa proposta: atuar com crowdsourcing, processo de criação coletiva de produtos. No site, temos um sistema on-line de votação de artes de designers do Brasil e de outros países. As ideias vencedoras são produzidas, o vencedor é remunerado e recebe royalties de 5% do produto comercializado na nossa loja virtual e no atacado”, diz Fernando Rodrigues, que criou a empresa com o sócio, Danilo Jovê.
Com dois anos de mercado, a Uzinga já recebeu, em um mês, 1,5 mil artes de designers do mundo todo, com grande participação do eixo Rio-São Paulo.
Ômega Design
A Ômega Design, indústria paranaense de móveis corporativos e voltados para a área educacional, modificou todo o layout do seu espaço físico.
“Os departamentos são indicados por cores. Colocamos sinalizadores no chão e mudamos o roteiro de produção”, afirma Camila Bueno, coordenadora de comunicação da empresa criada por seu pai, Marcos Bueno, em 1989. “O Sebrae tem nos apoiado também no design da linha de produtos”, acrescenta.
Segundo Camila, a inovação não para por aí: “A empresa precisa sair na frente com algum diferencial, por isso o design é tão importante para conquistar mais clientes e ampliar a área de atuação”.
Bônus!
Conversamos com Gabriela Paiva, gestora do Sebrae no Rio Grande do Sul, que destacou a importância de se diferenciar para alcançar novos mercados e falou sobre como anda o desenvolvimento, a aplicação e a procura pelo design em seu estado. Confira na entrevista abaixo:
O que representam, dentro do Sebrae no Rio Grande do Sul, os projetos que usam design como ferramenta?
O Sebrae-RS tem as soluções de design como algumas das maiores aliadas nas intervenções na empresa/cliente, por meio de consultorias tecnológicas. É importante destacar que o design tem possibilitado a diferenciação e a possibilidade de conquistar novos mercados pelos pequenos negócios. Maior exposição da marca, novos produtos e inserção de empresas no mercado virtual são oportunidades que o design tem proporcionado às empresas por meio do Programa Sebraetec.
No seu tempo de atuação no Sebrae, quais foram as mudanças nas empresas após a implantação do design em alguma de suas áreas?
A mudança que fica mais visível para o empresário é a conquista da personalidade da empresa dele. A criação de uma identidade corporativa ou a reformulação do layout de uma loja, por exemplo, estão diretamente relacionadas à forma como o cliente do Sebrae se apresenta para os seus clientes - fator determinante nos tempos atuais para empresas de qualquer setor. O nosso próximo desafio é implementar, nos pequenos negócios do Rio Grande do Sul, o pensamento através da visão do design para a condução da empresa.
Como as empresas recebem um consultor na área de design e como continua a implementação dos processos após a consultoria?
Muitas vezes os clientes solicitam um só atendimento e, após a visita do consultor, passam a visualizar outras necessidades que estão vinculadas a esta primeira demanda. E isso se deve muito à visão abrangente que os profissionais do design possuem. Uma intervenção na marca de uma empresa se consolida quando a aparência de sua loja está de acordo com os valores que o empresário quer passar ao seu cliente com a marca.
É de extrema importância a visão do profissional de design em oferecer ao empresário exatamente o que ele pode implementar, sem soluções utópicas ou muito distantes da capacidade de gestão da empresa. Mas é primordial o comprometimento do cliente em implementar as melhorias propostas, por isso uma grande preocupação do Sebrae-RS é o nível de intervenção estar adequado ao porte da empresa, uma vez que este é definido pelo seu faturamento.
Qual a maior demanda na área de design apresentada no Sebrae-RS, dentro das competências do Sebraetec (ambientes, comunicação, produto ou serviços)?
O que mais é demandado pelos clientes são os websites, nada mais que um retrato do cenário atual dos pequenos negócios: cada vez mais os empresários enxergam a importância de alcançar seus clientes por meio da internet.
Quanto o Sebrae tem mudado a forma de pensar e de atuar das empresas no Rio Grande do Sul?
O nosso empresário já se conscientizou da importância de a empresa dele ter uma identidade e pensar no seu negócio como uma marca. Da mesma forma, ele vê a importância de se relacionar com seu cliente por novos canais, através das redes sociais e dos websites, e vem atuando fortemente na internet.
Saiba mais
Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, o Sebrae oferece o curso virtual Varejo de moda: o ponto de venda como experiência, e também a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa Sebraetec. Boa sorte e bom trabalho!
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October, 2025
Entenda o que são as práticas de ESG
ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração. O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). A sigla ESG une três preocupações que as empresas devem ter: Environmental ou Ambiental Refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente. Entre as práticas ambientais, podemos citar: Busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente; Redução na emissão de poluentes; Boas práticas com embalagens, geração, cuidado e descarte de plásticos e outros materiais; Gerenciamento correto do descarte de lixo. Social Diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno. Podemos destacar algumas práticas sociais: Aderência aos direitos trabalhistas; Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho; Apoio à diversidade e inclusão; Posicionamento da empresa em causas e projetos sociais; Atuação com a comunidade. Governance ou Governança É a forma como a empresa realiza a gestão dos seus processos, com foco na transparência. Abaixo, algumas práticas de governança: Adoção de políticas para o controle dos processos; Comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo, por exemplo; Transparência na política de remuneração dos diretores; Valores, postura moral e ética nos negócios; Valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa; Veracidade das informações de produtos e processos da empresa.
August, 2025
Conheça as diferenças entre ambientes de inovação
Ambientes de inovação são espaços abertos que promovem o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação. Além disso, eles articulam a conexão entre diversos atores do ecossistema de inovação como empresas, governo, instituições científicas, tecnológicas e de inovações (ICTs), agências de fomento e a sociedade. Esses ambientes focam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, fomentam projetos inovadores, incentivam o networking e o estabelecimento de conexões e parcerias. Conheça alguns ambientes de inovação: Coworking É um espaço de trabalho compartilhado, com uma estrutura semelhante à de escritórios tradicionais, que se popularizou muito nos últimos anos. Tem recepção, acesso à internet, estações de trabalho e salas de reuniões, por exemplo. Negócios de diversos segmentos podem se instalar e se beneficiar de um coworking por conta do baixo custo, se comparado com os recursos necessários para se ter uma sede própria. Os coworking também oferecem planos de mensalidades acessíveis e flexíveis. É um ambiente mais plural e que abrange todo tipo de empresas, das tradicionais e sem foco em inovação até profissionais freelancers. Além de custo acessível, um dos seus principais benefícios é a oportunidade de fazer networking e promover conexões com outros negócios. Hub de inovação O hub de inovação também oferece espaço de trabalho compartilhado, com estrutura física similar ao coworking, mas com a diferença de ser focado em negócios com potencial de inovação. O hub funciona como uma vitrine para que projetos inovadores atraiam investidores e parceiros. Significa que em hub de inovação, todos os atores do ecossistema de inovação estão circulando e observando as startups presentes no ambiente. O objetivo principal é conectar startups com empresas maiores, instituições de ensino e pesquisa ou demais interessados em investir. Existe, ainda, a prática da inovação aberta, ou seja, os negócios colaboram entre si para criar e desenvolver soluções inovadoras. Incubadora de empresas É o ambiente mais indicado para startups que precisam de ajuda na gestão e na viabilidade e competitividade do negócio até terem condições de serem lançadas no mercado. As incubadoras oferecem apoio tecnológico, além de disponibilizar infraestrutura física, suporte gerencial, suporte para participação em editais de investimento, entre outros. O objetivo é facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação. Aceleradora de negócios Ambiente ideal para alavancar o crescimento de startups. É um apoio baseado em conhecimento, capacitação, mentorias, network e plano de aceleração que propõe o desenvolvimento da operação. Dependendo do tipo de aceleradora ou do programa de aceleração, a ajuda ainda pode envolver aporte financeiro em troca de participação societária. É indicado para negócios em fase de amadurecimento, que já têm um MVP, com um modelo de negócio validado e potencial de crescimento. Parque tecnológico O parque tecnológico tem o objetivo de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação por meio de empresas que têm a tecnologia como base da operação. Esse objetivo é atingido através da conexão entre o ambiente acadêmico, empresas e o poder público. Para negócios em estágios mais avançados de desenvolvimento, os parques tecnológicos são uma ótima opção, porque oferecem uma estrutura física adequada de laboratórios, incubadoras, universidades, poder público e outras instituições que podem contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores. Vale ressaltar que cada ator tem um papel distinto e importante no processo. Laboratório aberto (open lab) É um ambiente para prototipagem e trabalho compartilhado com o objetivo de apoiar a implantação ou modernização de instalações em instituições de ciência e tecnologia (ICTs). O laboratório aberto possibilita aos alunos, startups e empresas tangibilizar seus projetos de pesquisa na forma de protótipos. Esses ambientes possibilitam a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações, além de estimular a cultura de compartilhamento e colaboração. De uso compartilhado e aberto a múltiplos públicos, o open lab é equipado com ferramentas e materiais de suporte, que permitem a fabricação rápida, flexível e de baixo custo. Conheça os diferentes tipos de ambientes de inovação Ambiente Público-alvo Objetivo Benefícios Coworking Negócios de maneira geral, profissionais liberais e freelancers. Compartilhar espaços de trabalho e promover conexões. Custo acessível, flexibilidade e networking. Hub de inovação Negócios com potencial de inovação. Promover conexões para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Visibilidade dentro do ecossistema para atrair investidores e parceiros. Incubadora Startups em fase de ideação e validação. Facilitar a criação e estruturação de startups. Apoio técnico, gerencial e infraestrutura física. Aceleradora Startups em fase de operação, tração ou escala. Alavancar o crescimento de startups. Apoio técnico Parque tecnológico Empresas com tecnologia como base da operação. Negócios em estágios mais avançados de desenvolvimento. Contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores. Infraestrutura e aproximação com diversos atores do ecossistema. Open lab Empreendedores potenciais, pesquisadores e startups em fase de ideação. Explorar ideias criativas e tangibilizar projetos através de protótipos. Acesso a ferramentas e materiais para fabricação de protótipos com rapidez e baixo custo. As vantagens dos ambientes inovadores são muitas. Elas vão desde a geração de networking, colaboração, parcerias até a troca de conhecimento e maior potencial de crescimento. Você já está aproveitando os benefícios dos ambientes de inovação? Se você, empreendedor, ainda não está inserido em um ambiente de inovação, procure aquele que mais se adequa ao perfil da sua empresa e potencialize a chance de alavancar seu negócio. Para saber mais, escute o podcast a seguir: Ambientes de Inovação - Sebrae ES
August, 2025
Compliance no ramo de construção civil
Muito se fala sobre o Revit, pois escritórios de arquitetura e engenharia já tornaram esse software padrão em seus projetos. Vale ressaltar, porém, que esse é apenas um dos softwares da tecnologia BIM. Em português, BIM significa Modelagem da Informação da Construção. Além do 3D, essa tecnologia oferece uma compatibilização de projetos dentro do escritório ou na troca de informações, funcionando como uma simulação da construção. Assim, o processo construtivo se torna cada vez mais prático se trabalhado com a tecnologia BIM, já que todos do projeto podem ter acesso a informações precisas e detalhadas, sendo esse seu ponto mais positivo. Mas o modelo BIM depende de política, processos e tecnologias. Não basta ter um modelo e uma informação, é necessário saber o que fazer com essa informação e quais processos utilizar em cada momento. Compliance, no ramo de construção civil, tem sentido de obediência, retratando o cumprimento de leis e regras com a garantia de retornos mais éticos. E quais os princípios fundamentais da ética na construção civil? Transparência; Divulgação; Confidencialidade; Confiança; Responsabilidade técnica. Saiba mais: Ouça o episódio de podcast: O que é Compliance e quais os benefícios dele na construção civil.
August, 2025
Como conseguir apoio para desenvolver seu projeto de inovação
Micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e startups de base tecnológica têm agora uma nova forma de apoio tecnológico e financeiro para avançar seus projetos de inovação com aplicação industrial ou em TIC. O contrato entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é uma grande oportunidade para aumentar a competitividade e se diferenciar no mercado. O que é a iniciativa? O contrato entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) tem o objetivo de dar aos pequenos negócios acesso à infraestrutura e a conhecimentos científicos e tecnológicos das unidades da Embrapii. Assim, a iniciativa amplia o limite de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação industrial. Além da Embrapii, o Sebrae também aporta recursos financeiros, ainda que sejam considerados como parte da contrapartida da empresa, diminuindo o valor do investimento de que ela precisaria dispor. Com apoio do Sebrae, os custos das empresas no projeto podem diminuir em até 70%, e esse aporte de recurso não está vinculado a quaisquer exigências quanto à sua participação na Propriedade Intelectual (PI) dos projetos. Além disso, o valor aportado pelo Sebrae deve contar a favor das MPE envolvidas no projeto nas discussões de PI com os demais partícipes do projeto apoiado. Vantagens: Conjunto de instituições e equipes de profissionais de excelência à disposição em todas as etapas do projeto. Modelo de cooperação para desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), de maneira ágil e flexível. Fluxo contínuo de recursos para o desenvolvimento de projetos (não é preciso esperar abertura de edital). Possibilidade de continuidade do projeto, com aumento da complexidade. Redução dos custos e riscos envolvidos no desenvolvimento de projetos de inovação. Possibilidade de grupos de empresas executarem um projeto de inovação de interesse comum, reduzindo os custos individuais para cada partícipe no projeto.
July, 2025
Tendências para MEIs em 2025
A incerteza econômica, as mudanças climáticas e os avanços tecnológicos dos últimos anos moldaram o comportamento, o estilo de vida e a maneira de consumir das pessoas, exigindo dos negócios e das empresas maior agilidade, inovação e visão estratégica para se adaptar aos novos cenários. Em 2025, o panorama para pequenos negócios segue em transformação, e as empresas que estão investindo principalmente em estar nos ambientes digitais e em sustentabilidade são as mais bem preparadas para competir e crescer. Para prosperar nesse contexto dinâmico, é preciso: Desenvolver habilidades empreendedoras Inovar sempre Estabelecer metas Gerenciar o tempo com eficiência Fazer networking Buscar constantemente aprendizado e evolução profissional A seguir, reunimos algumas tendências comuns a todos os segmentos, que estão impactando diretamente os MEIs neste ano. A boa notícia é que existem soluções e ferramentas cada vez mais acessíveis para acompanhar tantas mudanças, inclusive para quem trabalha sozinho ou tem uma estrutura enxuta. 1. Digitalização Sabemos que 88% dos consumidores realizam compras online regularmente – daí a importância de marcar presença no ambiente digital. Essa tendência continua em alta em 2025, com ênfase na capacidade de oferecer uma experiência contínua e integrada através de múltiplos canais, online e offline. Já é possível dizer que a digitalização das marcas e a fluidez entre os mundos físico e digital são aspectos essenciais para o sucesso de um negócio. Você já pensou em vender em marketplaces? Ou em usar o whatsapp business e agilizar o atendimento ao seu cliente? Isso pode atrair novos clientes e fidelizar os atuais. E, muitas vezes, a presença apenas em um canal já não é suficiente. Mesmo quem vende pelo Instagram pode se beneficiar ao também estar em marketplaces ou ter um catálogo digital com link de pagamento pelo WhatsApp Business. 2. Uso de Inteligência Artificial (IA) Atualmente, 35% das empresas já utilizam IA para analisar dados e melhorar a eficiência operacional. E essa não é uma ferramenta exclusiva de grandes empresas. Ferramentas simples e baratas de IA estão ajudando MEIs a ganhar tempo e profissionalismo, automatizando tarefas repetitivas, minimizando erros, oferecendo ideias estratégicas, reduzindo custos e entregando um atendimento mais eficiente. Não se intimide para começar a testar esses recursos. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. Ferramentas como Whatsapp Business, Canva e ChatGPT podem ser um bom começo. 3. Sustentabilidade e responsabilidade social Com o aumento da conscientização ambiental, os consumidores passaram a exigir práticas sustentáveis, priorizando empresas que demonstrem um verdadeiro compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social. Estudosrevelam que 64% dos consumidores preferem comprar de marcas comprometidas com questões éticas e ambientais. Para os pequenos negócios, priorizar o comércio local e incorporar iniciativas como redução de resíduos, uso de embalagens recicláveis e transparência nos processos pode atrair consumidores e ainda reduzir custos operacionais a longo prazo. É possível integrar essas atividades ao marketing e às operações das empresas, atraindo e fidelizando clientes, além de aumentar sua competitividade no mercado. 4. Personalização e foco no cliente Os consumidores esperam autenticidade e produtos que entreguem valor real. Para conquistar novos públicos, os negócios precisam ir além do básico e a personalização se tornou um diferencial para atender às expectativas. Isso inclui, por exemplo, implementar ferramentas de pesquisas e análise de dados para compreender o comportamento dos clientes e ajustar as ofertas, criar campanhas e promoções direcionadas, entre outros . 5. Resiliência diante de desafios climáticos e econômicos Em um ambiente econômico instável, a gestão de riscos não é apenas uma precaução — é uma necessidade. Medidas como seguros contra desastres e diversificação de fontes de receita são passos fundamentais para minimizar riscos e proteger a saúde financeira da empresa. Quer orientações práticas para alinhar a sua empresa às tendências do momento? Saiba mais no nosso e-book 5 tendências para MEIs em 2025.
May, 2025
Acelere suas vendas pela internet com o Up Digital
Quer começar ou aumentar suas vendas pela internet? O Up Digital é para você, dono de um pequeno negócio, microempreendedor individual, produtor rural e artesão, que ainda não vende on-line ou que deseja acelerar seus resultados. Trata-se de um programa 100% on-line e gratuito no qual você vai aprender como aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa. Pequenos empresários – donos de padarias, confeitarias, restaurantes, minimercados, pet shops, lojas de roupa, clínicas etc – já participaram e relatam que conseguiram aumentar sua visibilidade e presença digital, o alcance das suas publicações nas redes sociais, além de estabelecer uma rede de networking com os outros participantes. Seja visto na internet e acelere o seu negócio. Por que participar do Up Digital Sebrae? Para a sua empresa ter mais presença digital e vender mais. É uma jornada ágil de 15 dias. Conteúdos exclusivos para impulsionar suas redes sociais e suas vendas. Acesso a um ambiente digital exclusivo e 100% gratuito. Mentoria com especialistas em marketing digital, com foco no seu negócio. Encontros virtuais ao vivo com especialistas e empreendedores. Oportunidade de trocar experiências com outros empresários e fazer networking. O que é o Up Digital Sebrae? O Up Digital Sebrae é uma jornada on-line ágil, de 15 dias, com três encontros virtuais, de duas horas, e mais duas sessões de mentoria, de 45 minutos. São grupos fechados de até 15 empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas. Participe. Impulsione o seu negócio no mundo digital!
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December, 2024
Como potencializar suas vendas durante a Cyber Monday?
Este ano, a Cyber Monday marca a primeira segunda-feira de dezembro (2/12) dos calendários brasileiros com ofertas em produtos eletrônicos e de forma on-line, priorizando sempre os e-commerces do ramo. Descubra como se preparar para a Cyber Monday: Antes de tudo, faça seu planejamento Determine quais mercadorias receberão as promoções, quais irão permanecer com os mesmos preços e qual estratégia de marketing será utilizada para a divulgação dessas ofertas. Lembre-se de planejar com antecedência para divulgar com antecedência também, pois a divulgação das ofertas apenas no dia do evento poderia impactar negativamente nos resultados do seu negócio. Disponibilize descontos interessantes Assim como na Black Friday, a concorrência é acirrada no momento de oferecer descontos. Portanto, analise de perto a sua quantidade de caixa disponível para tal e disponibilize também kits, combos e/ou brindes. Pense na entrega dos produtos Após a compra on-line ser concluída, outro fator muito importante entra em questão: a entrega daquele produto até o seu cliente final em perfeitas condições. Com a entrega é importante, também, pensar na embalagem do seu negócio. Personalizar uma embalagem é como dar um rosto à sua marca, porém, caso não seja possível personalizar nesse momento, foque em sua embalagem ser segura o suficiente para não danificar a compra do seu cliente. Portanto, de acordo com as dicas acima é possível concluir que a Cyber Monday gera oportunidades para quem trabalha com eletrônicos, uma vez que a data é considerada a segunda chance de venda para aqueles produtos que permaneceram no estoque mesmo após a Black Friday (isso explica também o motivo de as duas datas serem tão próximas uma da outra). E como chegar em bons descontos para atrair clientes durante a Cyber Monday? Conhecer o mercado de eletrônicos; Checar as categorias mais vendidas; Comparar tabelas de precificação; Se cadastrar em plataformas de descontos; Observar os preços praticados pela concorrência. Essa é uma data em ascensão no comércio on-line brasileiro. É tarefa do empreendedor se manter atualizado para acompanhar as mudanças de mercado e consumidores. Continue lendo: Como usar marketplaces para alavancar receita Dicas para diminuir o risco de fraudes no comércio eletrônico
October, 2024
8 Passos para criar um site de vendas
Mesmo quando as vendas não são feitas on-line, com um site de vendas, o cliente tem acesso a informações importantes, como formas de contato, endereço, produtos, antes mesmo de realizar a compra. O site pode apresentar as soluções e informações, como um cartão de visitas para a marca. Trata-se de um ambiente seguro para a empresa, que proporciona total domínio das informações inseridas naquele local. Além disso, o site possibilita a coleta de dados relevantes, como quantidade de acessos, páginas mais acessadas, frequência de compra, produtos mais vendidos, ticket médio, entre outros. O site de vendas é um canal de relacionamento com o cliente. É por meio desse portal que o consumidor pesquisa informações sobre sua empresa, produtos e serviços. Por isso, o ambiente deve transmitir confiança e ter todas as informações que o público julga como necessárias. Para criar um site de vendas, você precisa seguir os seguintes passos: 1. Defina os objetivos do seu site Você pode ter um site institucional, com o objetivo de apenas falar sobre a sua empresa, contar sua história, registrar seus feitos, apresentar os produtos ou serviços, informar os canais de contato. Se você for criar um e-commerce, precisará oferecer um ambiente seguro para compras, considerando que o cliente vai inserir as informações pessoais e financeiras. Além disso, um e-commerce necessita de um bom sistema de gestão, para organizar o estoque da loja on-line, gerenciar os pedidos, acompanhar as vendas e mais uma série de recursos fundamentais. 2. Registre um domínio O registro do domínio é o ponto inicial na construção de um site. O domínio é o nome do seu site. Em geral, as empresas utilizam o próprio nome, transmitindo maior confiança para o cliente que vai ter certeza que está no local correto. Porém, nem sempre é possível criar um domínio com o nome exato da empresa, principalmente se o nome é bastante comum. Nesse caso, você pode utilizar um nome aproximado ou uma abreviação. 3. Escolha a plataforma para o seu site A escolha da plataforma vai influenciar em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site, a começar pelo próprio domínio. Além de não transmitir profissionalismo, as plataformas gratuitas são limitadas, não garantem segurança ao ambiente, podem cair com o pico de acessos dos usuários, e apresentarem diversas outras restrições. 4. Invista em conteúdo de qualidade para seu site Seu site deve ter as principais informações sobre a sua empresa, contar a história da marca, apresentar produtos ou serviços e o seu contato. Além disso, você pode inserir mais conteúdo e imagens, sempre com o cuidado de não deixar o site muito carregado e com informações que podem confundir o público. 5. Crie descrições completas para os produtos No e-commerce, não há vendedores auxiliando o cliente, por isso a descrição dos produtos é um apoio às vendas. São os textos de descrição que vão informar as características do produto, salientar os pontos fortes e tirar as dúvidas do cliente. Na hora de criar essas descrições, faça pesquisas e testes para entender quais são as informações mais interessantes a serem destacadas. Descubra quais são os termos que os clientes utilizam quando pesquisam por um determinado produto e utilize nas descrições de forma equilibrada. Você também pode criar um blog e publicar avaliações sobre os produtos, como utilizá-los, quais as vantagens em adquirir, entre outros conteúdos que podem ser interessantes para o cliente. 6. Crie uma identidade visual A identidade visual envolve as cores da marca e o logotipo. São elementos que representam a marca e estimulam a identificação pelo cliente. Diversas plataformas, pagas ou gratuitas, oferecem modelos de layout pronto e você só adiciona as informações sobre a sua empresa. É uma opção vantajosa para quem não pode investir em um site personalizado, porém, há o risco de ter outros sites utilizando o mesmo layout. O profissional de design pode avaliar as informações e influenciar na usabilidade do seu site. Quando o site demora muito a carregar, pode fazer com que o usuário desista e vá procurar outra empresa. Por isso, a navegação deve ser rápida e simples. Fotos, música, textos e outros elementos podem tornar o carregamento das páginas mais lento. O layout deve ser simples, sem muitos efeitos ou imagens pesadas. Além disso, as informações devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida. 7. Seja mobile friendly Mobile friendly é o termo usado para denominar se um site é acessível em dispositivos móveis. Ou seja, foi desenvolvido para ser acessado em celulares ou tablets. Como o celular é uma das principais formas de acesso à internet no Brasil, ter um site mobile friendly se tornou uma necessidade. O cliente deseja acessar o site sem precisar ajustar o layout para encontrar as informações e sem encontrar dificuldades ao clicar nos links ou ver as imagens no celular. Para quem vende on-line, essa característica pode influenciar nas compras, pois a maior parte dos usuários utilizam o celular na hora das compras. 8. Invista em estratégias de marketing Depois de criar o seu site, você vai precisar investir em estratégias de marketing digital para divulgá-lo e atrair novos clientes. As redes sociais podem te ajudar nessa etapa. O envio de e-mail marketing, produção de marketing de conteúdo e investimentos em mídia paga também podem garantir as vendas. Planejar estratégias e utilizar ferramentas adequadas para promover seu site de vendas pode fazer toda a diferença para alavancar suas vendas. O contexto atual exige uma presença digital de qualidade para que micro e pequenos negócios continuem competitivos no mercado. Os consumidores buscam cada vez mais praticidade, agilidade e excelência no atendimento e na procura por produtos e serviços. Assim, as compras on-line têm se tornado grandes aliadas para o sucesso de muitos negócios. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-SC: Como criar um site de vendas para sua empresa. Aproveite os cursos do Sebrae:Marketing digital: planejar para vender pela Internet O que preciso saber sobre marketing e vendas?
September, 2024
Biodigestor em escala doméstica? Veja substituto do GLP
Uma solução ecologicamente sustentável e econômica: quem não quer? Com o biodigestor, restos de alimentos e/ou esterco animal vira gás de cozinha e promete produzir até oito horas de gás de cozinha diariamente! Ideal para restaurantes e negócios do ramo alimentício, como também para uso em residências e condomínios, pois aproveita todo lixo orgânico produzido. A equipe do projeto GEF Biogás Brasil, mostra nesse vídeo a montagem completa do sistema de geração de biogás, que não precisa de eletricidade ou água pressurizada para funcionar. Que tal considerar ter seu próprio gás? Veja o vídeo do biogestor portátil: Fonte : GEF BIOGAS.
August, 2024
Como aumentar o nível de acesso da conta GOV.BR?
Quais os meios para aumentar o nível da conta GOV.BR? Aumentar o nível de Bronze para Prata Para aumentar da conta nível Bronze para nível Prata, existem três possibilidades e cada uma exige certos recursos: 1. Validação Facial (CNH) Uma das possibilidades é fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a chamada carteira de motorista. Caso o empreendedor não possua CNH com validade vigente, essa opção não poderá ser utilizada para realizar este processo. 2. Validação de dados via Bancos credenciados Outra forma de aumentar seu nível de confiabilidade da conta o GOV.BR, é pela validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Para isto, o empreendedor precisa ter uma conta em um dos Bancos Credenciados, onde tenha autorização para realizar movimentação ou transferência de valores (Senha de Transferência/Assinatura Eletrônica), embora só seja nessário digitar na autorização a “Senha de Acesso à Internet Banking” da sua conta. Atualmente, os bancos credenciados para esta certificação são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília, Sicoob, Santander, Agibank, Itaú, Banese, Baneste e Sicredi. Atenção: Para que você possa utilizar esse recurso, é necessário que tenha habilitado em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular. É necessário para que você receba o código que será enviado para confirmar o processo. Serão acessados apenas seu nome e CPF. Não ocorrerá acesso aos seus dados bancários. 3. Validação de dados de Servidor Público pelo SIGEPE Uma terceira opção para aumentar o nível de Bronze para Prata, é pela validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal). Esta opção só é disponibilizada para os servidores públicos federais. Aumentar o nível da Conta de Bronze ou Prata para Ouro Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR para o nível ouro, o usuário tem duas opções: . Justiça Eleitoral - Validação Facial (TSE) A primeira é por meio da validação facial do GOV.BRjunto à Justiça Eleitoral. Esta opção só pode ser realizada se você possuir seu Título Eleitoral (TE) com os dados biométricos cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e o aplicativo GOV.BR instalado em seu dispositivo móvel. Após a validação do QR Code, você validará informações do seu título de eleitor. Caso não tenha o Título de Eleitor com a identificação biométrica, esta opção não poderá ser utilizada. . Certificado Digital A segunda opção é utilizando certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), em conformidade com as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Caso você não possua Certificado Digital, não poderá usar essa opção para aumentar o nível. Quais os procedimentos/passos para aumentar o Nível da conta gov.br? Você pode aumentar o nível de confiabilidade de sua conta pelo aplicativo ou pelo site, ambos de forma rápida e segura! Para algumas das opções é necessário que você tenha o aplicativo GOV.BR instalado no seu celular. Para outras, você pode precisar utilizar, ao mesmo tempo, o aplicativo no celular e o acesso ao site por meio de um computador, tablet ou notebook. Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível. . Pelo aplicativo no celular: Abra o aplicativo GOV.BR do seu celular e clique em "Entrar com o gov.br". Em seguida, insira seu CPF e senha. Clique em "Aumentar nível”, escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções. Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível. . Pelo site: Acesse o site gov.com, insira seu CPF e senha e clique em "Continuar". Você será direcionado para sua área de acesso, onde aparecerá o nível atual da sua conta. Em seguida, clique em "Aumentar nível". Você pode aumentar o nível da sua conta escolhendo a opção mais adequada para o seu caso. Clique em "Aumentar nível", de acordo com a sua escolha. Escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções para aumentar o nível. Para saber mais: Acesse o site do Governo Federal: O que é a conta gov.br Acesse o Portal do Sebrae: Mudanças nos acessos aos portais do Governo