this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Mercado e Vendas | AGRONEGÓCIO
Umidade do milho para colheita

Quatro dicas para determinar o ponto ideal da sua colheita e não perder seus grãos

2 min de leitura · Atualizado em 28/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Entender bem o processo de colheita de milho é de extrema importância para o agricultor ter uma safra de sucesso. Para isso é preciso que todos os cuidados sejam tomados para que não ocorram problemas tanto no processo de produção, como na armazenagem do produto.

Estima-se que, com um bom planejamento, é possível reduzir em cerca de 6% as perdas no cultivo grão no Brasil. Uma das principais causas dessas perdas é o excesso de umidade, que inviabiliza o uso de parte da safra e, assim, traz grandes prejuízos aos agricultores.

Mas o que o excesso de umidade pode provocar no milho? Um dos principais prejuízos está relacionado à alteração no valor nutricional do grão, uma vez que o descontrole da umidade pode mudar o seu valor proteico e a sua quantidade de gordura. Além disso, fungos como mofo e bolor se proliferam com mais facilidade em locais muito úmidos, contaminando o alimento com microtoxinas.

Para saber a época ideal para realizar a colheita é preciso entender o ponto de maturidade fisiológica do milho, que corresponde ao momento em que o grão atinge o seu máximo de matéria seca. Mas fique atento! Nesse momento, ainda há umidade em excesso (cerca de 50%), o que pode acarretar a perda do cereal.

No entanto, após o ponto de maturidade, não se deve esperar muito tempo para realizar a colheita, pois manter a planta no campo a deixa vulnerável ao ataque de insetos e ao crescimento de ervas daninhas.

Todos esses possíveis prejuízos e fatores ambientais geram questionamentos no agricultor. Por exemplo: “Como controlar a umidade do milho?”. Para sanar essa dúvida e auxiliar os fazendeiros a terem safras de sucesso, preparamos quatro dicas para determinar o ponto ideal para a coleta do grão.

  1. Acompanhe de perto a maturação do grão

Realize o monitoramento da safra periodicamente. Assim será possível evitar perdas na lavoura.

  1. Busque planejar o tempo da sua colheita

Aprenda a esperar o momento certo para colher os grãos. Fazê-lo antes do tempo pode prejudicar a safra e causar diversos prejuízos.

  1. Invista em maquinário

O monitoramento da umidade do grão antes da colheita deve ser feito por aparelho apropriado. Além disso, a escolha do medidor de umidade correto pode impactar a produtividade da fazenda.

  1. Defina o tipo de secagem e armazenamento dos grãos

Existem diversas técnicas para secar o milho, mas a mais comum é a secagem artificial. A secagem adequada evita alterações nos grãos durante o período de armazenagem.

Essas são apenas algumas dicas para que você tenha sucesso em sua colheita de milho, mas é essencial que você entenda que existem muitos outros fatores que fazem a sua safra ser boa ou não. Veja também como realizar um bom planejamento de plantio e as oportunidades no mercado de milho e derivados.

Quer receber mais conteúdos como esse? Entre para o Telegram do Sebrae! Acesse https://t.me/sebraepecuaria


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.