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Fri Jan 20 18:17:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARCA
Unboxing experience: uma caixinha de surpresas para o consumidor

O que você precisa saber sobre essa estratégia para somar à experiência de consumo da sua marca.

· Atualizado em 20/01/2023
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Alguma vez você já recebeu uma mercadoria que encomendou e, ao abrir a caixa, ficou surpreso, ou melhor, encantado com o que viu? Isso se chama unboxing experience, uma expressão que, em inglês, serve para descrever o ato de tirar algo de uma caixa. E por que será que é tão importante encantar o cliente no momento da entrega do produto?

Quando se trata de e-commerce ou da experiência de vendas on-line, um dos diferenciais de uma empresa é humanizar o atendimento, causando boas impressões. Quem compra um produto pela internet sempre aguarda ansiosamente pela sua entrega, e a espera pode terminar de forma altamente satisfatória, ou não. Não há nada mais desagradável do que abrir a caixa da sua encomenda e ver o produto mal acondicionado, danificado, amassado ou embalado de qualquer jeito, sem o menor zelo. Essa experiência negativa pode ser evitada quando o empreendedor pensa em estratégias de unboxing experience, transformando o ato da entrega em um momento marcante, já que não adianta o produto ser de qualidade se ele não chegar em suas plenas condições ao consumidor final.

É possível surpreender positivamente o cliente no ato da entrega com criatividade e investimentos bem acessíveis, que incluem cuidados com uma embalagem personalizada que não descuide da proteção do conteúdo, uso de fitas, recadinhos escritos à mão, aromas ou perfumes no interior da caixa, envio de conteúdo sobre o produto e até mesmo a inclusão de brindes ou cupons de desconto ou de frete grátis para uma compra futura. O cliente, com certeza, percebe quando há um cuidado carinhoso ou, caso contrário, quando a mercadoria é simplesmente despachada.

Outra tendência que pode ser pensada pelo empresário é o reaproveitamento de embalagens, levando em consideração questões de sustentabilidade. Várias empresas produzem embalagens que podem se transformar em outros produtos ou ser reutilizadas após a entrega. Marcas de portes distintos, como a Samsung e a Dobra, por exemplo, já fazem uso da estratégia de reutilização de suas embalagens. A primeira utiliza uma linha de caixas de televisores que pode ser transformada em utensílios domésticos; a segunda tem várias opções de reutilização de embalagens no dia a dia, entre elas uma que se transforma em porta-celular.

Uma das grandes vantagens do unboxing experience é a fidelização de clientes pela aproximação dele com a sua marca. Isso porque, ao enviar ao consumidor um produto de qualidade, que atenda às suas expectativas e ainda lhe proporcione uma experiência agradável e personalizada, as chances de ele voltar a comprar o seu produto aumentam.

Assim, é importante destacar que o unboxing experience pode mudar a percepção do consumidor sobre a sua marca. 

Dicas para usar o unboxing experience na sua estratégia de vendas:

  • A embalagem deve ser pensada para provocar as emoções do cliente, de modo a promover uma experiência única de compra. Por isso, invista em caixas perfumadas com essências e aromas, embalagens reutilizáveis, fitas, bilhetinhos escritos à mão e tudo o que você puder fazer para impactar positivamente o cliente, agregando valor a um produto de qualidade.
  • A seleção de embalagens e materiais sustentáveis é bem-vinda: fita gomada, Bio Pack, caixa de papelão, papel kraft, envelopes de papel e bioespuma podem ser seus grandes aliados. Mas lembre-se de evitar exageros no uso desses materiais.
  • Pense em uma embalagem que cumpra a sua real função, ou seja, proteger o produto. Não há nada mais desagradável do que ser surpreendido por um produto solto, amassado, furado, rasgado, danificado e longe das condições em que o cliente espera recebê-lo.
  • Não se esqueça de utilizar a identidade visual da sua marca nas embalagens, já que o cliente também vai lembrar de você pelo uso do logotipo, paleta de cores, slogan, entre outros aspectos.
  • Faça vídeos de unboxing da sua marca, mostrando como o seu produto chega à casa dos clientes e destacando o cuidado que você tem ao prepará-lo para o envio. É importante escolher um local com boa iluminação, usar um smartphone ou câmera de boa qualidade para mostrar todos os ângulos do produto, inserir uma trilha sonora e descrever as suas características mais importantes e os seus diferenciais. A divulgação na rede pode incluir vários canais.

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