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Sat Jul 30 12:49:38 BRT 2022
Inovação | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Use a inteligência e cresça no varejo

A informação é a chave do sucesso de qualquer negócio. Mas o grande segredo é saber quais informações escolher e como usá-las.

· 20/07/2022 · Atualizado em 30/07/2022
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Vivemos na sociedade da hiper-informação, conectados 24 horas por dia pelo celular, computador, TV, rádio... E a informação é a chave do sucesso de qualquer negócio. Então, como reunir as informações certas e, principalmente, como utilizá-las para dinamizar seu empreendimento no varejo?

Se você acha que apostar na informação, no varejo inteligente, demanda softwares caríssimos e tecnologias sofisticadas, ao alcance apenas de grandes corporações, está muito enganado. E se acha que a base de um negócio é a intuição, o erro pode ser ainda mais grave.

A intuição, claro, é fundamental para todo empreendedor. Mas sem informações de mercado, ela se transforma em “chutômetro”. Então, que tal combinar esses dois elementos?

Por onde começar?

Um primeiro passo é estudar com cuidado seu cliente. Quem é, o que faz, o que pensa, o que valoriza, como se comunica e como toma decisões. Não é uma tarefa difícil: você pode começar utilizando sua experiência e a experiência de seus colaboradores para reunir essas informações. 

Outras dicas estão nas estatísticas de seu website: quem está visitando a página, de onde é, quais os produtos e promoções que mais o atraem, que negócios fecha? Sem esquecer que há diversos softwares à disposição no mercado, a preços razoáveis, para você manter contato permanente com a clientela e atualizar seus dados.

Essa análise vai permitir que você deduza como pode estar mais próximo do cliente; o que pode lhe oferecer; que vantagens ele valoriza. Ou então, desenvolver um site de comércio eletrônico, investir nas suas redes sociais, criar visitas virtuais a seus produtos e muito mais.

O segundo elemento a ser observado é o seu próprio negócio. Quais são os produtos e serviços que fazem mais sucesso? Qual é a velocidade de reposição desses produtos no estoque? Que produtos apresentam maior lucratividade no fim do mês? Que produtos induzem a uma cadeia de consumo – por exemplo, uma caixa de lápis de cor que leva à aquisição de cadernos ou papéis coloridos. Com essas informações você poderá optar, por exemplo, por concentrar suas compras em um grupo menor de produtos. Ou buscar aqueles que o cliente anda pedindo e ainda não está em seu estoque.

Atualização constante

Outro ponto fundamental é você atualizar constantemente as informações sobre o cliente e sobre seu negócio. Isso vai gerar indicadores: quer dizer, em vez de uma “fotografia” de momento, você terá um “filme” sobre a performance de seu negócio.

A essa altura, certamente, você já terá sido picado pelo bichinho da busca de informações. E poderá, por exemplo, dar uma olhada no que o mercado, seus vizinhos e concorrentes andam fazendo. No que estão acertando e no que erram.

Com essas informações em mãos, aí você pode utilizar sua intuição. E fazer testes. Que tal experimentar este ou aquele serviço ou produto novo? O mais interessante é que, quanto mais informações você reunir, mais precisas serão suas decisões. Você deixa então de ser apenas reativo e passa a ser propositivo, levando ofertas, produtos e serviços que o cliente certamente irá valorizar.  

Vambora estudar e ganhar com isso?

Dicas

Cinco dicas para o varejo inteligente

  1. Conheça em detalhe o seu negócio.
  2. Conheça cada vez melhor seu cliente, seus hábitos de consumo e de tomada de decisão. 
  3. Aprenda com quem já faz sucesso. Por exemplo, estude em detalhe experiências de varejo que tiveram êxito (e outras que fracassaram) no Brasil.
  4. Estude o que o mercado, seus concorrentes, andam fazendo. O que dá certo e o que não dá.
  5. Estruture sua loja (física ou virtual) de acordo com as características dos produtos oferecidos e dos hábitos de consumo do cliente. Por exemplo, no caminho do mostrador até o caixa, apresente produtos baratos, que, normalmente, o cliente compra por impulso.
Saiba mais

Como escolher bons indicadores para minha empresa.


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