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Wed Apr 12 23:37:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Use os arquétipos para melhorar as vendas do seu varejo

Os arquétipos ajudam o varejo a entender a psicologia do consumidor e criar estratégias de marketing mais eficazes, aumentando a conexão emocional com a marca.

· Atualizado em 12/04/2023
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Para te fornecer as primeiras orientações de como usar os arquétipos para aumentar as vendas do seu varejo, selecionamos as dicas da especialista Bruna Froehner, do Sebrae do Paraná. 

Os arquétipos são ferramentas poderosas no marketing. Eles são muito utilizados para criar uma identidade para marca e, assim, despertar identificação e afinidade com os clientes. Por meio dos arquétipos, você será capaz de sinalizar valores e estimular comportamentos em um grupo de pessoas, mais precisamente no seu público-alvo. Qualquer tipo de marca nada mais é que a personalidade da marca. Nela, estão agrupados seus valores, visão de mundo, crenças e sonhos. 

E a partir dessa personalidade, é possível gerar afinidade com pessoas que possuem traços parecidos ou complementares. Sua marca, as empresas que possuem o arquétipo bem definido e sabem se comunicar com seus públicos, são as que mais possuem fãs e clientes fiéis. Aqueles que consomem a marca para além de questões racionais. Elas encaram a empresa como amigos, parceiros de sonhos e geram vínculos emocionais fortes e duradouros.

Ao todo, são 12 tipos de arquétipos principais. Vamos começar pelo arquétipo do explorador. Como o nome já deixa claro, uma empresa com esse arquétipo carrega com ela uma grande ambição de descobrir o mundo, de explorar o desconhecido, de quebrar a rotina e de viver novas e grandes experiências. Além disso, a Rover é um grande exemplo de marca que trabalha muito bem com essas características em suas propagandas. Ela sempre leva um cliente a lugares distantes, urbanos e fora do comum, despertando o interesse de pessoas que pensam da mesma forma. 

O arquétipo do rebelde se parece muito com o explorador, porém, eles possuem uma diferença fundamental: o rebelde quebra padrões, desafia o comum e está pronto para revolucionar tudo que está ao seu alcance. Não é uma simples exploração, a chave aqui é a transformação. O exemplo mais conhecido nesse arquétipo é a Harley Davidson, que tem a liberdade e a rebeldia como bandeiras muito grandes. Não por acaso, o rock and roll é um estilo musical muito associado a ela.

Enquanto o rebelde busca mudar a realidade com os pés no chão, o arquétipo do mágico busca o mesmo, mas por meio do mistério, do encanto, do metafísico, ou seja, daquilo que não está no mundo real. Existem muitas marcas que entram nesse arquétipo, mas, a principal delas é a Disney, que apresenta os seus parques como o "mundo mágico". Além disso, frequentemente seus filmes abordam muito a magia e o lúdico para transmitir mensagens e lições. 

Agora, vamos falar do arquétipo mais conhecido: o herói. Ele é salvador, corajoso, inspirador, cheio de propósito, de cabeça erguida e sempre pronto para desafiar qualquer inimigo no seu caminho. É o Super-Homem. É impossível não pensar na Nike como uma das principais marcas dentro desse arquétipo. Ela não só se apresenta como uma marca forte e dinâmica, como também inspira seus clientes a serem como ela. Seu slogan "Just Do It" é um exemplo perfeito disso. Outra marca que abraça esse arquétipo é a Cruz Vermelha, que tem coragem para ir até onde ninguém vai e ajudar quem mais precisa. 

Outro arquétipo muito famoso é o do amante e, por mais que ele dê a entender algo romântico, o arquétipo do amante diz respeito ao prazer, à intimidade, à exclusividade. As marcas que mais utilizam esse arquétipo são as relacionadas à moda ou à perfumaria, como a Dior e a Calvin Klein. 

O arquétipo do comediante ou o bobo da corte é referente às marcas que utilizam o humor para se conectar com as pessoas, às vezes, fazendo graça de si mesmas, mostrando que se trata de uma empresa leve e descontraída. O objetivo dela é ser aceita por todos. Afinal, a ideia não é segregar, mas sim aproximar-se. Não por acaso, muitas empresas que utilizam esse arquétipo são marcas populares e de massa. Um exemplo bom desse arquétipo é a marca de bebidas Skol, sempre apostando em contextos divertidos para apresentar seus produtos. Qualquer tipo de pessoa comum pode parecer estranho ou negativo num primeiro momento, mas é uma característica muito forte para marcas mais acessíveis, como as Havaianas. O diferencial dela é estar no cotidiano, é ser como você é, saber como você vive, entender o que você sente e, assim, gerar afinidade. 

Justamente por isso, agora vamos falar do arquétipo do cuidador. No caso dele, podemos esperar muito carinho, afetividade e cuidado com as dores e os problemas do seu público. Ele também se importa como um Salvador, alguém que fará de tudo para cuidar de quem precisa, assim como o herói, mas de uma forma mais afetuosa e caridosa. Ele faz o bem pelo bem. Simples assim. A marca que utiliza esse arquétipo existe para promover uma vida melhor para os seus clientes. O exemplo disso é o Greenpeace, que se posiciona à frente do debate das questões ambientais muito importantes com o objetivo de cuidar e salvar milhares de espécies de animais e preservar o meio ambiente. 

Temos também o arquétipo do Criador, ele é engenhoso, criativo e inquieto. Está sempre em busca do novo, ele tem interesses artísticos muito fortes, mas também pode ser muito voltado para inovação e tecnologia. O Sebrae é um ótimo exemplo de marca criadora. "Nós criamos sonhos e somos parceiros dos sonhos de muitos pequenos empreendedores". A missão do Sebrae é ajudar empresários a pensar de maneira diferente, o método e criatividade para que assim supere os desafios que aparecerão em sua jornadas empreendedoras. 

Outro arquétipo é o inocente, ele inspira valores como pureza, simplicidade e otimismo. Um exemplo é a Dove, uma empresa de produtos para higiene pessoal. Percebemos na sua comunicação um posicionamento que exalta a beleza de todos, a pureza da alma, a beleza interior. 

Assim como o mágico, o sábio também valoriza o pensamento, o conhecimento e a reflexão, mas sempre busca uma lição de moral. O sábio estimula a sabedoria, promove o autoconhecimento, a descoberta e a curiosidade.

Afinal, os 12 arquétipos do marketing são uma ferramenta importante para as empresas se comunicarem com seu público-alvo. Cada arquétipo tem suas características próprias, que podem ser utilizadas de forma eficiente para gerar uma conexão mais forte e clara com o público. É importante lembrar que uma marca pode ter mais de um arquétipo, mas é preciso que eles conversem entre si e façam sentido em harmonia. Um arquétipo deve ser o dominante, assim como uma pessoa com personalidade bem definida e coerente é mais lembrada e admirada. Mas lembre-se, as pessoas estão em busca de discursos reais para se conectarem. Não adianta escolher um arquétipo que não fale com os valores da sua marca. Autenticidade é fundamental.

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