Novas tecnologias, como a inteligência artificial e a realidade aumentada, mudam a cultura empresarial e contribuem para prevenir riscos e tomar decisões

Além da sustentabilidade, outras prioridades da indústria automotiva consistem em reduzir o ciclo de produção, projetar veículos com novas tecnologias e otimizar a cadeia de suprimentos.
Apostar em ferramentas tecnológicas, como sistemas de execução de manufatura e realidade virtual, é fundamental para prever riscos e capacitar operadores e tomadores de decisão.
Projetar e fabricar um carro usando a digitalização envolve não apenas incorporar novas tecnologias, mas mudar a cultura empresarial. A realidade aumentada é uma das tecnologias emergentes que começará a inundar a indústria automotiva em todas as suas áreas nos próximos anos.
Ela é capaz de gerar informações e compartilhá-las com a equipe de liderança, que estará mais apta a tomar decisões mais confiantes.
Para aproveitar melhor a tecnologia e otimizar o processo de fabricação, a inteligência artificial (IA) é fundamental. Em parceria com a manutenção preventiva, a IA controla os tempos e evita falhas nos equipamentos dentro da indústria.
A indústria automotiva tem modelos de fabricação mistos e, com a flexibilização do trabalho, a tecnologia veio para aumentar a produtividade e gerar valor, transformando a cultura das empresas.
Especialistas concordam que, embora a incorporação de inteligência artificial e realidade aumentada contribua para aumentar a eficiência nas operações, o treinamento de pessoal é fundamental para uma produtividade de sucesso.
Exemplos do uso da RA na indústria automobilística
A empresa automotiva Eagle Technologies incorporou a realidade aumentada em seu Centro de Inovação de Veículos Elétricos, localizado na Califórnia (EUA).
Com o uso desta tecnologia, a substituição de equipamentos defeituosos, por exemplo, só precisa de uma pessoa com um iPad em mãos e óculos para sobrepor as informações e orientar o operador em tempo real, durante a realização do trabalho.
A W Motors produz o Lykan HyperSport, um dos automóveis mais exclusivos do mundo.
Em sua trajetória no mercado, a empresa sempre ofereceu flexibilidade de customização de veículos para seus clientes, usando, fisicamente, diversos carros e fotos, com o intuito de personalizar a entrega de automóveis verdadeiramente únicos.
No entanto, a customização para diversos clientes se tornou cada vez mais difícil, pois o fato de ter que imaginar como suas seleções de design seriam no mundo real, muitas vezes, trazia apreensão ou indecisão do cliente sobre a customização, provocando atrasos na venda e na fabricação do modelo final.
Querendo oferecer aos clientes uma solução que agregasse exclusividade, a W Motors investiu na criação de uma experiência de realidade aumentada interativa, para que o cliente pudesse visualizar o design do carro em tempo real.
Usando um aplicativo de realidade aumentada, a imaginação do cliente ganha vida. Um automóvel físico é pintado digitalmente e, a parti daí, o cliente pode aplicar na carroceria, faixas de corrida, gráficos e logotipos, simular o design interior, os tipos de rodas e o acabamento interno do painel, dos bancos e acessórios.
O cliente customiza o carro dos seus sonhos com possibilidades infinitas de design e de maneira muito mais prática e rápida, já que este processo, quando era feito sem o uso da realidade aumentada, demandava vários automóveis e fotos, além de muito tempo, e, mesmo assim, o cliente não conseguia uma verdadeira customização do seu veículo.
Para a equipe de engajamento de marca da W Motors, a realidade aumentada é o futuro, pois permite que as empresas resolvam problemas, otimizem processos e criem oportunidades. A utilização da realidade aumentada ajudou a empresa a ficar à frente no jogo, aplicando tecnologias relevantes em vários setores.
Foi um prazer te ajudar :)