this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 00:53:26 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Vale do Catimbau tem potencial de turismo ecológico e educativo

Parque pernambucano, o Vale do Catimbau tem o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, além de natureza exuberante, para atrair turismo ecológico e educativo

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A atividade turística em parques nacionais gera emprego e renda para as comunidades onde eles se localizam. E o Parque Nacional do Catimbau tem algo muito especial, além da natureza exuberante do bioma da caatinga para atrair os turistas. No Vale do Catimbau, há um conjunto de sítios arqueológicos onde os visitantes podem observar pinturas nas cavernas que datam de até seis mil anos atrás.

Criado em 2002, o parque, também conhecido como Vale do Catimbau, situa-se em Pernambuco. Seus 62.300 hectares distribuem-se pelos municípios de Buique, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. Nesse espaço, encontram-se inúmeras espécies de fauna e flora típicas da caatinga, além de cerca de duas mil cavernas com pinturas rupestres e 28 cavernas usadas como cemitérios dessas comunidades. É o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí.

Ainda pouco visitado, o Vale do Catimbau é um prato cheio para o turismo ecológico, com sua beleza cênica, natureza intocada e formações geomorfológicas que parecem obras de arte, entre chapadões, cânions e cavernas. Na vegetação, predominam espécies de cactos e bromélias. A fauna do lugar inclui raposas, tatus-pebas, mocós, galos-de-campina, rolinhas, gaviões e seriemas, além de lagartos de diversas espécies, facilmente avistados sobre as rochas, como o papa-vento. 

Os caminhos pelo Vale do Catimbau

Em Buique, na entrada do parque há uma associação de guias turísticos locais que podem conduzir as pessoas por trilhas com diversos graus de dificuldade, desde as mais fáceis até as que exigem boa habilidade. Lá, também é possível adquirir artesanato com os motivos rupestres encontrados nos sítios arqueológicos do lugar.

Os guias turísticos locais também estão habilitados para guiar os visitantes pelos mundos dos primeiros habitantes do Catimbau. Acredita-se que o vale tenha sido lar de diversas populações que lá se estabeleceram em diferentes épocas, entre seis mil e dois mil anos atrás, conforme pode-se observar pelas diferenças nos estilos das pinturas rupestres.  

Por suas características arqueológicas, o Vale do Catimbau poderia receber um tipo de turismo temático presente em outros países como, por exemplo, excursões educativas onde os participantes acampam e descobrem o tesouro das civilizações pré-históricas presentes no local. Para quem gosta de turismo ecológico, mas  prefere conforto a acampar, é possível encontrar pousadas no parque.

No Vale do Catimbau preservação combina com negócio

É importante saber que a exploração turística desse parque deve ser feita com cuidado. De acordo com a legislação brasileira, os parques nacionais são áreas destinadas a preservar e conservar os ecossistemas de grande importância ecológica (fauna, flora, rios, lagos, formações rochosas) e a beleza cênica, incentivando a realização de pesquisas científicas, atividades educacionais, recreação e turismo por meio do contato com a natureza.

Que tal investir no turismo ecológico que combina diversão, conhecimento e sustentabilidade?

O Sebrae dispõe de cursos on-line gratuitos que podem te auxiliar como o Inovação e possibilidades de crescimento e o curso por WhatsApp Empreendedor de sucesso - Sebrae.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?