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Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Varejo calçadista - Conheça os nichos de mercado

Nichos no mercado calçadista possibilitam diferenciação e mais oportunidades!

· Atualizado em 11/07/2022
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Investir em calçados personalizados que atendam a segmentos específicos pode ser um diferencial competitivo para seu negócio. Vale a pena olhar este mercado com atenção!

Sapatos sempre disputaram a atenção dos consumidores, principalmente do público feminino que dispõem de mais modelos, pois fazem parte importante do visual, além de serem extremamente necessários para conforto e proteção dos pés.

Ter um diferencial competitivo é um desafio para qualquer segmento do mercado. Destacar-se no disputado setor do varejo é uma grande tarefa, mas, com um olhar atento, as empresas encontram várias alternativas. Uma delas é entender que os consumidores apresentam necessidades individuais. Por isso, personalizar e inovar é primordial para se destacar.

O varejo calçadista, ao entender o perfil heterogêneo do consumidor, proporciona opções diversas de produtos, desde a estrutura, o conforto e o modelo, até a numeração, acompanhando as tendências da moda.

A identificação dos nichos de mercado com preferências e necessidades únicas configura o novo perfil do varejo calçadista. Isso contribui para atingir resultados positivos e lucrativos.

Ao lançar produtos com características distintas, esse segmento atrai a atenção do público-alvo e pode fidelizar o consumidor que encontra o calçado personalizado de acordo com sua necessidade e gosto.

É muito importante que empresários do setor saibam que os padrões da população brasileira estão em constante alteração, e isso é percebido, principalmente, nas mulheres que buscam numerações maiores, além de elegância associada ao conforto.

Tamanhos especiais

Para as mulheres que gostam de acompanhar a moda, uma das grandes frustrações é não encontrar o calçado que se adeque às suas necessidades, em especial os de numeração pequena (31 a 33) e de numeração maior (40 a 42), conhecidos no segmento como pontas de grade. Às vezes, podem até ser encontrados calçados com o tamanho exato, no entanto, sem o conforto esperado.

 

Calçados inclusivos

No Brasil, é crescente a procura por calçados inclusivos, voltados para pessoas com deficiências. O consumidor com esse perfil, além de buscar conforto e segurança, quer fazer parte do círculo social, sentindo-se atraente e confiante. 

Ao produzir e oferecer calçados que atendam a esse público, o empreendedor encontra uma excelente oportunidade para vender mais e se diferenciar do concorrente.

Inovar a coleção a cada seis meses é outra forte estratégia do setor, que também precisa dar atenção aos atributos buscados pelos potenciais clientes: conforto, beleza, segurança e qualidade.

Outra importante observação na produção de calçados inclusivos é entender que essas peças devem ser confeccionadas com materiais macios e que facilitem a transpiração, seu uso e limpeza.

Anatômicos e ortopédicos

Calçados anatômicos e ortopédicos

Uma grande oportunidade de negócio no setor calçadista é investir em calçados ortopédicos. No Brasil, são muitas as pessoas que apresentam estruturas diferenciadas de pés em razão do joanete (saliência de ossos no pé), que pode ser causada pelo salto alto ou pelo calçado com a parte frontal muito estreita.

Por isso, oferecer calçados com flexibilidade no solado e estrutura anatômica é uma tendência a ser explorada pelos empreendedores.

É importante lembrar de dar atenção ao design moderno, que é essencial nesse tipo de produto. 

Personalização 

As exigências do consumidor crescem a cada dia. Ao oferecer o calçado apropriado e customizado para cada perfil, a loja alcança maiores chances de impulsionar as suas vendas, reforçando o relacionamento com os clientes. 

Quando decidimos atender um mercado, a medida que nos propomos a desenvolver um olhar atento e uma escuta ativa, conseguimos identificar muitas possibilidades de diferenciação. Faça destes hábitos aliados para impulsionar o seu negócio.


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