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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Varejo off-line: as lojas de departamento

Conheça os benefícios das lojas de departamento para o segmento varejo.

· 28/10/2022 · Atualizado em 05/11/2022
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Quem resiste a uma boa loja de departamentos, não é mesmo? Circular por uma grande loja de varejo que oferece uma variedade de bens de consumo pertencentes a diferentes categorias de produtos separados por departamentos é uma forma interessante de disponibilizar ao consumidor, em um único local, vestuário, mobiliário, decoração, produtos eletrônicos, cosméticos, brinquedos, entre outros.

Se você deseja montar um negócio nessa modalidade, precisa ter em mente que o principal aspecto que merece atenção é o controle de estoque, essencial tanto no que diz respeito à segurança como na produtividade. Nesse sentido, uma boa administração, com planejamento de vendas, uma rigorosa organização e fiscalização, bem como setores bem orientados são fundamentais.

Normalmente, as lojas de departamentos localizam-se em grandes centros urbanos, também em shopping centers, e possuem grandes áreas de vendas. Nelas, é possível encontrar vestuário e acessórios, artigos de cama/mesa/banho, eletrodomésticos, brinquedos, móveis, cosméticos, perfumes, livros, bazar e até salgadinhos e outras guloseimas. Essas lojas operam com um alto volume de vendas e oferecem facilidades para pagamento e um nível maior de atendimento ao consumidor, por isso costumam atrair bastante a atenção do público-alvo.

Existem, basicamente, dois tipos de lojas de departamento: as especializadas (que esgotam um tipo de produto, vestuário, por exemplo - caso da Renner e da Riachuelo - e as diversificadas (que oferecem diferentes tipos de produtos) - como as Lojas Americanas, por exemplo.

Entre os principais benefícios de uma loja de departamentos, estão: a variedade de produtos oferecidos aos clientes, a facilidade no processo de compra, a possibilidade de melhor pagamento em função do volume de compra, geralmente maior. Já entre as desvantagens estão: a dificuldade em estabelecer posicionamento, o formato - que já está em declínio e exige muito esforço do empreendedor - e o alto volume de estoque, que encarece a operação. 

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