this is an h1

this is an h2

Sat Nov 05 01:02:28 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Varejo off-line: as lojas de departamento

Conheça os benefícios das lojas de departamento para o segmento varejo.

· Atualizado em 05/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem resiste a uma boa loja de departamentos, não é mesmo? Circular por uma grande loja de varejo que oferece uma variedade de bens de consumo pertencentes a diferentes categorias de produtos separados por departamentos é uma forma interessante de disponibilizar ao consumidor, em um único local, vestuário, mobiliário, decoração, produtos eletrônicos, cosméticos, brinquedos, entre outros.

Se você deseja montar um negócio nessa modalidade, precisa ter em mente que o principal aspecto que merece atenção é o controle de estoque, essencial tanto no que diz respeito à segurança como na produtividade. Nesse sentido, uma boa administração, com planejamento de vendas, uma rigorosa organização e fiscalização, bem como setores bem orientados são fundamentais.

Normalmente, as lojas de departamentos localizam-se em grandes centros urbanos, também em shopping centers, e possuem grandes áreas de vendas. Nelas, é possível encontrar vestuário e acessórios, artigos de cama/mesa/banho, eletrodomésticos, brinquedos, móveis, cosméticos, perfumes, livros, bazar e até salgadinhos e outras guloseimas. Essas lojas operam com um alto volume de vendas e oferecem facilidades para pagamento e um nível maior de atendimento ao consumidor, por isso costumam atrair bastante a atenção do público-alvo.

Existem, basicamente, dois tipos de lojas de departamento: as especializadas (que esgotam um tipo de produto, vestuário, por exemplo - caso da Renner e da Riachuelo - e as diversificadas (que oferecem diferentes tipos de produtos) - como as Lojas Americanas, por exemplo.

Entre os principais benefícios de uma loja de departamentos, estão: a variedade de produtos oferecidos aos clientes, a facilidade no processo de compra, a possibilidade de melhor pagamento em função do volume de compra, geralmente maior. Já entre as desvantagens estão: a dificuldade em estabelecer posicionamento, o formato - que já está em declínio e exige muito esforço do empreendedor - e o alto volume de estoque, que encarece a operação. 

Ficou interessado? Conte com o apoio do Sebrae, ligando no número 0800 570 0800. Aproveite e faça o nosso curso Planejamento estratégico para empreendedores.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?