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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Varejo off-line: quais são modalidades de uma loja de conveniência?

Conheça as vantagens e desvantagens de abrir uma loja de conveniência para investir no varejo.

· 28/10/2022 · Atualizado em 07/11/2022
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Você certamente já esteve em uma loja de conveniência, dessas que costumam ficar em postos de abastecimento, estações de embarque, ruas movimentadas ou em áreas comuns de condomínios e empresas. Normalmente, essas lojas funcionam por 24 horas por dia como uma espécie de mercado, vendendo alimentos de diversos tipos (salgadinhos industrializados, doces e salgados, chocolates, guloseimas), bebidas, artigos para o lar, cigarros, carvão, gelo, produtos de higiene, acessórios para celular, produtos sazonais (doces de Natal, Páscoa e festas juninas, por exemplo), entre outros itens.

Essa modalidade do varejo off-line, segundo pesquisas, tem crescido em torno de 15% ao ano, gerando muitos empregos e milhões em faturamento para os empreendedores. Basicamente, existem dois formatos de criação de uma loja de conveniência, ambos com suas vantagens e desvantagens: a modalidade de loja própria (ou autônoma) e a modalidade de franquia.

  • Modalidade de loja própria: a grande vantagem é que o lucro será só seu, mas você precisa ficar atento no momento de abrir a sua loja, principalmente se não tem experiência, pois não terá o suporte de uma rede de franquia. Outro aspecto é a questão da marca: o seu nome, provavelmente, ainda é desconhecido, não tem o peso de uma marca já conhecida no mercado.
  • Modalidade de franquia: você não precisará se preocupar com a estrutura, pois a franquia escolhida indicará como tudo deve ser montado e organizado, identidade visual, entre outros aspectos. Outra vantagem diz respeito à questão do fornecimento das mercadorias, além da definição dos itens comercializados. Mas, o que pode ser uma vantagem, por outro ângulo também pode ser uma desvantagem: pouca liberdade para escolher os fornecedores (normalmente, eles são indicados pela matriz). E a principal desvantagem: a lucratividade não é só sua, pois devem ser pagos royalties, taxas, fundos de propaganda, entre outros itens.

Se você está pretendendo abrir um negócio nessa modalidade, lembre-se de que, antes de mais nada, deve pensar em qual modelo se adapta mais ao seu perfil empreendedor e à sua disponibilidade financeira. O fundamental é realizar um bom planejamento e pensar na melhor estrutura que vai facilitar o seu relacionamento com o cliente.

Pontos importantes para uma loja de conveniência

  • Tenha um planejamento estratégico e defina a modalidade: própria (autônoma) ou franquia, pensando também em um espaço adequado ao negócio.
  • Procure um profissional para ajudar você a deixar tudo de forma legalizada, o que inclui documentos como alvará de funcionamento, autorização da Agência de Vigilância Sanitária, licença dos bombeiros, entre outros.
  • Automatize os processos e invista em equipamentos como gôndolas, refrigeradores, balcões, mesas (se for o caso).
  • Pense em formas de promover acessibilidade, adequando o seu estabelecimento à lei de acessibilidade.
  • Ofereça mercadorias de primeira qualidade, escolhendo bons fornecedores, e treine a sua equipe para um atendimento de excelência.

Ficou interessado? Conte com o apoio do Sebrae, ligando no número 0800 570 0800. 


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