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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Varejo on-line: como funciona um e-commerce?

Você sabe o que é um e-commerce e quais os benefícios que ele pode trazer para o varejo?

· 25/10/2022 · Atualizado em 03/05/2023
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O e-commerce, de que você tanto ouve falar, nada mais é do que o comércio eletrônico, aquele que é feito de forma on-line, pela internet. Basicamente, existem duas categorias de comércio eletrônico: o e-commerce (loja virtual), que representa uma única marca/empresa, e o marketplace, que trabalha com diferentes lojistas, servindo como intermediário entre vendedores e clientes - como o Magalu, Lojas Americanas e Mercado Livre.

A era em que vivemos - de transformação digital - exige do varejo uma atenção especial para o e-commerce. A experiência que o consumidor quer também passa pelo virtual, portanto não é mais possível oferecer para ele somente a loja física. Dados do Neotrust publicados no site E-commerce Brasil revelam que, no 1º trimestre de 2022, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,6%, equivalente a um faturamento de R$ 39,6 bilhões no comércio digital. Ou seja: esse é um caminho que o lojista precisa aprender a trilhar, pois não há mais volta: o universo digital expande-se em todos os horizontes.

Entre as vantagens de investir no seu e-commerce, está a visibilidade que isso pode trazer ao seu negócio, além de alcançar novos públicos, trabalhar com produtos de nicho, reduzir os gastos e aumentar as vendas, tendo em vista que uma parcela cada vez maior da população prefere fazer suas compras na modalidade on-line, de alimentos a móveis, eletrônicos, automóveis e até imóveis. Não há setor da economia que fique de fora dessa imensa vitrine de produtos.

Outra vantagem é que o e-commerce possibilita, por meio de ferramentas de software, o gerenciamento de estoques, recebimento de pedidos, acompanhamento das vendas, entre outras possibilidades que facilitam o dia a dia do lojista. Isso sem falar na facilidade na criação de anúncios, bem como de monitorar os consumidores e de oferecer praticidade aos clientes.

O atendimento personalizado é outra grande vantagem, as barreiras geográficas são rompidas, e o lojista pode melhorar a experiência do consumidor integrando o e-commerce com outros canais. Mas, lembre-se: você precisa organizar a logística, estabelecer uma boa política de troca e devoluções e adotar estratégias que levem o seu e-commerce para as primeiras posições do Google.

Se você ficou interessado em trabalhar com esse modelo de negócios e precisa de mais informações ou orientações, conte com o Sebrae. Ligue para o número 0800 570 0800. Aproveite para fazer o nosso curso EaD, clicando no link a seguir: 

Marketing digital: planejar para vender pela Internet


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