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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Veja a importância do e-commerce para acessar o mercado internacional

A transformação digital cria a oportunidade de realizar o comércio eletrônico e a necessidade de possuir um canal de venda internacional.

· 04/04/2023 · Atualizado em 11/04/2023
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Em uma era de transformação digital, as transações on-line se tornam mais comuns a cada dia. No Brasil, o comércio eletrônico ganhou espaço nos últimos anos, com plataformas estrangeiras impulsionando as compras on-line no país. De acordo com pesquisas da Receita Federal, o e-commerce deve crescer a uma taxa anual de 20% nos próximos anos, saltando de U$ 211 bilhões em 2022 para U$ 400 bilhões em 2026. Hoje, o país responde por mais de 40% de todas as vendas on-line da América Latina e é um dos 10 mercados de maior interesse para varejistas asiáticos em busca de expansão internacional.

O e-commerce possibilita que empresas de todos os portes exportem os seus produtos. O formato internacional exige que algumas questões sejam observadas, entre elas a escolha do canal através do qual as vendas serão realizadas e a definição do público-alvo.

A venda de um bem ou serviço em um contexto de e-commerce internacional pressupõe a transposição além-fronteiras do produto a comercializar. Existe sempre um país de destino ou de consumo, e o sucesso da comercialização depende, em grande parte, da liberdade de fluxo e da sua não retenção ou apreensão na alfândega.

As questões fiscais, assim como as aduaneiras, envolvem várias jurisdições sobre um mesmo bem. Isso porque a cobrança de direitos aduaneiros e impostos internos sobre o consumo variam de país para país, de legislação para legislação, e ainda, de acordo com o tipo de produto e do próprio país de destino.

É de suma importância que o contrato entre as partes atenda não só os problemas típicos do comércio internacional (Incoterm, meios de pagamento etc.), mas também considere os problemas específicos da venda e da contratação à distância, sobretudo quanto aos prazos de entrega, condições de devolução, garantias dos bens e outros aspectos.

É importante certificar que o canal de venda on-line funcione bem com os atuais clientes em território nacional antes de pensar em expansão internacional. O aumento da demanda certamente trará um conjunto de novas ações que serão necessárias para atender o novo mercado. Entre elas um bom sistema de comunicação pós-venda, organização de estoque e contabilidade. Todas as áreas da empresa devem funcionar bem e estar conectadas, a fim de oferecer o melhor serviço, vender de forma organizada e dar conta das novas demandas.

5 Dicas para expandir o e-commerce

Para ter sucesso na expansão, os seguintes fatores devem ser observados e serão decisivos:

1. Definição de preços

Os valores dos produtos ou serviços a serem comercializados internacionalmente irão variar de acordo com o país. A pesquisa de mercado é essencial para ter sucesso nas vendas no exterior. É preciso saber precificar os produtos - e isso não se aplica apenas ao valor da venda em si. Além de analisar os preços da concorrência, é necessário verificar quais números são mais amigáveis para os consumidores daquele país.

2. Estratégia

Conhecer a clientela estrangeira irá demandar pesquisas e uma cuidadosa construção da base de dados. Existem excelentes ferramentas de SEO para estudar o mercado internacional e descobrir o que o novo público-alvo procura.

3. Meios de pagamento

Pode ser necessário aderir a novas plataformas e pensar em formatos inéditos.

4. Atendimento

Povos diferentes têm costumes e expectativas diversas, e será preciso pesquisar a melhor forma de oferecer a melhor jornada de compra aos novos consumidores.

5. Logística e envio de mercadorias

Naturalmente, os desafios serão novos e desconhecidos. Há que pesquisar e estabelecer processos de forma cuidadosa, pois erros nesse quesito podem, até mesmo, inviabilizar a continuidade da expansão em determinados países. Atenção redobrada aos seguintes quesitos: burocracia das alfândegas, logística além-fronteiras, política de devolução e rastreio de envios.

Com a globalização e a transformação digital, vender por e-commerce para o mercado internacional é uma oportunidade que se torna, até mesmo, incontornável. Então, prepare-se para realizar a expansão de maneira adequada!

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