this is an h1

this is an h2

Fri Feb 24 17:50:49 BRT 2023
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
Veja as vantagens da modelagem BIM 4D na construção civil

BIM 4D: tecnologia que chegou para facilitar e auxiliar ainda mais no planejamento e controle dos projetos. Saiba mais sobre esta metodologia neste artigo.

· 13/01/2023 · Atualizado em 24/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

BIM é a sigla para Building Information Modeling (Modelo da informação da construção). É uma metodologia revolucionária para a construção civil pois alterou de forma completa a forma de projetar, planejar e executar obras e edificações.

Com ele, é possível acompanhar precisamente todas as fases do ciclo da construção, além de gerar um modelo virtual da obra, facilitando assim a visão de todos antes mesmo de começar a executar o empreendimento.

Entre as principais aplicações da dimensão 4D do BIM, podemos citar:

  • Construção: facilitando o acompanhamento de obra;
  • Estudo de viabilidade: fornecendo informações que melhoram a elaboração desse documento;
  • Integração com o cronograma físico-financeiro;
  • Monitoramento: fiscalização das normas, planejamento e orçamento de obra.

Com estas informações integradas, é possível rastrear o impacto no prazo de qualquer alteração de projeto. Além disso, o BIM 4D pode agregar outros ganhos, como:

  • Agilidade na tomada de decisão – Decisões que provavelmente seriam tomadas num segundo momento são antecipadas para a etapa de projetos. É o caso da logística interna do canteiro e de simulações de conflitos entre serviços. Tudo isso agrega eficiência para as construtoras.
  • Visibilidade – O modelo 4D facilita a troca de informações e de contribuições de agentes menos familiarizados com a engenharia e o planejamento.
  • Gestão facilitada – O modelo 4D facilita o dimensionamento e a coordenação do fluxo de trabalho das equipes de mão de obra no canteiro. Ele também permite avaliar e comparar diferentes cenários de planos de ataque e programações de serviço.
  • Flexibilidade – A metodologia pode ser usada para fazer modelos bem simples e simular o plano de ataque da obra de modo geral, ou para elaborar modelos mais detalhados para simular o ataque a uma etapa específica.

Mas, para que tudo isso funcione e os ganhos se concretizem, as construtoras precisam construir uma base tecnológica com um pool de softwares e licenças. Mas não é só isso: muitas das vezes a dificuldade está na própria resistência dos profissionais em aprender e utilizar a nova metodologia.

Para a utilização do BIM 4D, é fundamental que haja equipes de projeto, planejamento e orçamento trabalhando de forma integrada; e equipes de projetos totalmente aderidas ao processo executivo da construtora.

Cases de sucesso

O primeiro caso de sucesso de BIM 4D aconteceu em uma filial da Disney na cidade de Shanghai, China - Shanghai Disney Resort. O empreendimento utilizou o BIM em todas as suas dimensões e foi inaugurado no ano de 2016.

Outro case de sucesso no mundo é a WHIZDOM 101, localizado no sudeste asiático (Tailândia), o que mostra a força do continente na utilização da tecnologia BIM. Assim como exemplo anterior, essa edificação utiliza a metodologia BIM por completo, incluindo a etapa de planejamento.

Ficou interessado em obter mais informações sobre o setor da construção civil e a metodologia BIM 4D? Consulte outros materiais no Portal do Sebrae.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?