this is an h1

this is an h2

Wed Jul 12 15:28:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Veja as vantagens e desvantagens de internacionalizar franquias

Internacionalizar uma rede de franquias exige alto investimento e muito estudo sobre o país estrangeiro e os hábitos dos consumidores locais

· Atualizado em 12/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você está à frente de uma bem-sucedida rede de franquias é provável que já tenha pensado em expandir seus negócios para fora do Brasil. Internacionalizar é um caminho cada vez mais frequente no franchising e oferece diversos ganhos para as empresas. É uma oportunidade, por exemplo, para encontrar novos mercados, melhorar processos de produção e ficar menos dependente das vendas no mercado interno. 

A internacionalização de uma marca, porém, exige que você esteja disposto a fazer um alto investimento financeiro e também a estudar muito. Ter conhecimento do mercado em que pretende atuar, principalmente em relação aos hábitos dos consumidores locais, é essencial para o sucesso da empreitada. Como em qualquer situação, há vantagens e desvantagens no processo de ampliação de uma empresa para fora de suas fronteiras. 

Esta é uma decisão comercial delicada que envolve desde a venda de produtos e serviços para outros países, a definição de estratégias de marketing até a instalação de unidades e posicionamento da marca no exterior. No Brasil, esse é um movimento que cresce cada vez mais entre empreendedores. 

Tendência atrai cada vez mais empreendedores no país 

Um estudo anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a busca pela internacionalização, que já era uma tendência, se tornou mais forte a partir de 2021. Naquele ano, houve um aumento de 12% no número de franquias nacionais que passaram a ter presença no exterior. A pesquisa considerou todos os formatos de negócio - exportação, joint-venture, unidade própria, franqueadas, desenvolvedor de área e master franchising. 

Se esse fenômeno faz você sonhar com a sua marca em um letreiro luminoso de alguma avenida famosa lá fora, chegou o momento de listar as vantagens e as desvantagens deste passo tão importante para a sua empresa. Vamos lá! 

O que sua franquia pode ganhar com a internacionalização  

  • Conquistar novos mercados 
  • Aumentar a escala de produção 
  • Utilizar a capacidade ociosa  
  • Melhorar os processos produtivos 
  • Reduzir a dependência das vendas no mercado interno  

O que pode ser negativo para sua franquia com a internacionalização 

  • Fazer um alto investimento financeiro sem garantia de retorno 
  • Consumidores com hábitos diferentes do seu público no Brasil 
  • Dificuldade para encontrar e treinar equipes em um país estrangeiro  
  • Barreiras que protegem certos países da concorrência externa 
  • Instabilidade econômica e entraves burocráticos no país escolhido 

É fundamental pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão. Existem, inclusive, consultorias especializadas em internacionalização de marcas que podem ser úteis nesta jornada. Afinal, será necessário traduzir e adaptar documentos e manuais da franquia, desenvolver fornecedores locais e treinar as equipes das unidades franqueadas. A recomendação dos especialistas é que o empresário instale unidades-piloto nos locais onde pretende atuar. Assim, é mais fácil fazer eventuais ajustes em produtos, serviços e na comunicação da marca. 

Agora que você já conhece esses pontos, fica mais fácil analisar a situação em que sua franquia se encontra e identificar se a internacionalização é a melhor opção neste momento. Se a resposta for “sim”, aproveite os conteúdos do Sebrae e prepare-se para mostrar ao mundo o que sua empresa e o Brasil têm de bom a oferecer! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?