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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Veja como abrir uma loja virtual

Mesmo tendo um negócio digital, você precisa disponibilizar um endereço físico para o seu cliente.

· 19/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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O e-commerce tem crescido bastante nos últimos anos. Muitos negócios já nascem no ambiente on-line. Mas, fica a dúvida: é preciso ter um endereço físico para abrir uma loja virtual?

De acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, da PayPal Brasil e da BigDataCorp, o Brasil tem mais de 1,59 milhão de lojas virtuais. Em 2021, o aumento foi de 22,05%, em 12 meses. 

O Relatório do Varejo 2021 também revelou que, entre abril e junho de 2020, houve um aumento de 5,7 milhões de novos consumidores no ambiente on-line. Com a pandemia de covid-19 e o distanciamento social, as pessoas passaram a comprar pela internet, o que acelerou ainda mais essa migração para o virtual. 

O comércio on-line funciona de maneira remota. Ou seja, o empreendedor vende produtos de maneira on-line, sem necessariamente ter uma loja física. Não é preciso ter um CNPJ. Com CPF já é possível abrir uma loja virtual. Mas, lembre-se que um CNPJ passa mais credibilidade. 

Uma opção para quem quer empreender nessa área é a criação do cadastro como microempreendedor individual (MEI). O MEI é para profissionais autônomos que faturam até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês.

Como abrir uma loja virtual

Para abrir sua loja virtual, você precisa conhecer o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto 7.962, de 2013, que trata especificamente do comércio eletrônico.

Segundo a legislação, o empreendedor deve disponibilizar de maneira imediata e fácil, seja no site ou no estabelecimento, a sua razão social e CNPJ ou nome completo e CPF. 

Endereço físico

O Decreto 7.962 estabelece a necessidade de um endereço físico completo, além do virtual. Ou seja, mesmo sendo totalmente on-line, a loja precisa ter um endereço físico. Essa regra foi criada para passar mais segurança e credibilidade para o consumidor. Com o crescimento do e-commerce, também vieram muitos golpes e problemas. Por isso, ter o endereço é essencial para que o consumidor saiba onde localizar o vendedor em qualquer momento. 

É importante lembrar que todas as informações, como descrição dos produtos, formas de pagamento, de entrega, tudo deve ser disponibilizado para o consumidor de forma clara e objetiva. 

Documentação

A documentação necessária para abertura da loja é:

  • Registro da sua marca e loja na Junta Comercial da sua cidade;
  • Cadastro do CNPJ e a Inscrição Estadual;
  • Alvará de funcionamento;
  • Inscrição na Previdência Social.

Escritório virtual

Uma alternativa para quem precisa do endereço físico para abrir a loja virtual, mas não quer ter uma loja física, é o Escritório Virtual. Trata-se de um serviço de suporte administrativo para negócios digitais e remotos.

Geralmente, o serviço de escritório virtual é oferecido por empresas de suporte administrativo. Alguns coworkings, por exemplo, disponibilizam esse tipo de serviço. O escritório virtual oferece uma estrutura completa de internet e telefonia. Também tem uma equipe de atendimento e recepção treinada para o contratante. 

Além do endereço comercial para registro da loja virtual, o empreendedor tem outras vantagens, como delegar a parte administrativa, enquanto consegue focar nas vendas ou no marketing digital, por exemplo. 

Lembre-se que o CNPJ não é obrigatório, mas passa credibilidade e confiança para o seu cliente. Por isso, ele se torna estratégico de certa maneira. E, se você já tem muitas tarefas e preocupações, ainda, tem a possibilidade de contratar o serviço de escritório virtual. Assim, você fica livre para atuar em outras frentes, como a de vendas ou marketing digital. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para abrir o seu e-commerce

Como planejar uma loja virtual de sucesso 


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