Mesmo tendo um negócio digital, você precisa disponibilizar um endereço físico para o seu cliente.

O e-commerce tem crescido bastante nos últimos anos. Muitos negócios já nascem no ambiente on-line. Mas, fica a dúvida: é preciso ter um endereço físico para abrir uma loja virtual?
De acordo com a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, da PayPal Brasil e da BigDataCorp, o Brasil tem mais de 1,59 milhão de lojas virtuais. Em 2021, o aumento foi de 22,05%, em 12 meses.
O Relatório do Varejo 2021 também revelou que, entre abril e junho de 2020, houve um aumento de 5,7 milhões de novos consumidores no ambiente on-line. Com a pandemia de covid-19 e o distanciamento social, as pessoas passaram a comprar pela internet, o que acelerou ainda mais essa migração para o virtual.
O comércio on-line funciona de maneira remota. Ou seja, o empreendedor vende produtos de maneira on-line, sem necessariamente ter uma loja física. Não é preciso ter um CNPJ. Com CPF já é possível abrir uma loja virtual. Mas, lembre-se que um CNPJ passa mais credibilidade.
Uma opção para quem quer empreender nessa área é a criação do cadastro como microempreendedor individual (MEI). O MEI é para profissionais autônomos que faturam até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês.
Como abrir uma loja virtual
Para abrir sua loja virtual, você precisa conhecer o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto 7.962, de 2013, que trata especificamente do comércio eletrônico.
Segundo a legislação, o empreendedor deve disponibilizar de maneira imediata e fácil, seja no site ou no estabelecimento, a sua razão social e CNPJ ou nome completo e CPF.
Endereço físico
O Decreto 7.962 estabelece a necessidade de um endereço físico completo, além do virtual. Ou seja, mesmo sendo totalmente on-line, a loja precisa ter um endereço físico. Essa regra foi criada para passar mais segurança e credibilidade para o consumidor. Com o crescimento do e-commerce, também vieram muitos golpes e problemas. Por isso, ter o endereço é essencial para que o consumidor saiba onde localizar o vendedor em qualquer momento.
É importante lembrar que todas as informações, como descrição dos produtos, formas de pagamento, de entrega, tudo deve ser disponibilizado para o consumidor de forma clara e objetiva.
Documentação
A documentação necessária para abertura da loja é:
- Registro da sua marca e loja na Junta Comercial da sua cidade;
- Cadastro do CNPJ e a Inscrição Estadual;
- Alvará de funcionamento;
- Inscrição na Previdência Social.
Escritório virtual
Uma alternativa para quem precisa do endereço físico para abrir a loja virtual, mas não quer ter uma loja física, é o Escritório Virtual. Trata-se de um serviço de suporte administrativo para negócios digitais e remotos.
Geralmente, o serviço de escritório virtual é oferecido por empresas de suporte administrativo. Alguns coworkings, por exemplo, disponibilizam esse tipo de serviço. O escritório virtual oferece uma estrutura completa de internet e telefonia. Também tem uma equipe de atendimento e recepção treinada para o contratante.
Além do endereço comercial para registro da loja virtual, o empreendedor tem outras vantagens, como delegar a parte administrativa, enquanto consegue focar nas vendas ou no marketing digital, por exemplo.
Lembre-se que o CNPJ não é obrigatório, mas passa credibilidade e confiança para o seu cliente. Por isso, ele se torna estratégico de certa maneira. E, se você já tem muitas tarefas e preocupações, ainda, tem a possibilidade de contratar o serviço de escritório virtual. Assim, você fica livre para atuar em outras frentes, como a de vendas ou marketing digital.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
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