this is an h1

this is an h2

Fri Nov 04 09:14:51 BRT 2022
Leis | LEGISLAÇÃO
Veja como funciona o Programa Governo Mais Legal - Trabalhista

O objetivo é estimular a cultura de confiança recíproca entre o Poder Executivo Federal e os empregadores por meio do Decreto nº 11.205/22.

· Atualizado em 04/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Entrará em vigor, a partir de 12 de dezembro deste ano, o Decreto nº 11.205, de 26 de setembro de 2022, que institui o Programa de Estímulo à Conformidade Normativa Trabalhista - Governo Mais Legal - Trabalhista, no âmbito do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Normas complementares necessárias à sua execução ainda serão editadas pelo MTP.

Faz parte dos objetivos do Decreto: 

  • Estimular a cultura de confiança recíproca entre o Poder Executivo Federal e os empregadores.
  • Incentivar a observância às normas de proteção ao trabalho.
  • Reduzir custos de conformidade para os empregadores.
  • Estimular a conduta empresarial responsável e o trabalho decente.
  • Modernizar as ferramentas para atuação da Inspeção do Trabalho.

O Decreto busca a modernização de ferramentas utilizadas para a Inspeção do Trabalho. Assim, por meio do cruzamento das informações do banco de dados do próprio governo, por exemplo, serão disponibilizados dossiês trabalhistas individualizados com possíveis indícios de irregularidades. Isso possibilitará a adequação ao cumprimento das normas trabalhistas.

Outra possibilidade será, por meio de um sistema disponibilizado aos empregadores, a elaboração de um autodiagnóstico trabalhista pelo empregador, permitindo uma atuação proativa e preventiva em suas relações de trabalho.

A implementação do Programa Governo Mais Legal - Trabalhista ainda prevê a utilização de tecnologias emergentes para verificar irregularidades e riscos trabalhistas; a consulta facilitada à legislação trabalhista; a simplificação das normas de fiscalização de trabalho; e o aperfeiçoamento e fortalecimento institucional contínuo do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho.

É importante ressaltar que o Programa não inclui a flexibilização de normas trabalhistas e de Inspeção do Trabalho. Ele tampouco dá margem para que eventuais infrações constatadas pela fiscalização deixem de ser punidas.

Quer saber mais sobre a legislação trabalhista? Acesse os conteúdos do Sebrae e, se precisar da nossa ajuda, ligue no 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?