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Inovação | INOVAÇÃO
Veja como o metaverso gera novas oportunidades de negócio

A criação de roupas e acessórios e de avatares no metaverso desponta como novas oportunidades de negócio.

· 28/03/2023 · Atualizado em 12/05/2023
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O metaverso chegou há pouco tempo e já está com tudo.

Uma pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, mostrou que a maioria dos consumidores brasileiros demonstra interesse em fazer compras por meio dessa plataforma: 87%, segundo esse levantamento. Dos que realizariam compras no metaverso, 81% dos respondentes indicaram seu interesse em comprar roupas nesse ambiente digital. 

Realmente, entre os setores mais impactados por essa tecnologia imersiva está o universo da moda. Tanto que grandes grifes já estão investindo no lançamento de roupas, ou skins, para serem utilizadas em jogos, como Fortnite e League of Legends.

É possível que futuramente o sucesso de uma roupa virtual seja determinante para que as empresas decidam se ela será replicada fisicamente ou não, reduzindo o desperdício. 

A criação de roupas e acessórios para uso no metaverso aponta para uma indústria que já está se desenvolvendo rapidamente – muitas companhias estão entrando nesse mercado para criar e vender itens virtuais. 

Roupas e acessórios virtuais podem ser fontes importantes de receita para as empresas que os produzem. Os usuários estão cada vez mais dispostos a gastar dinheiro em itens virtuais – como já gastam com produtos físicos – para personalizar e melhorar suas identidades no metaverso. 

A indústria de roupas e acessórios no metaverso também está se expandindo para incluir outros tipos de itens virtuais, como decorações para casas e veículos, entre outros. Com o crescimento do metaverso e da realidade virtual, é provável que essa indústria continue a se desenvolver e a se tornar mais importante no futuro. 

Avatares 

Assim como roupas e acessórios têm uma boa demanda, a criação e gestão de avatares têm sido igualmente importantes no Brasil, movimentando milhões de reais. Com o crescimento do metaverso e da realidade virtual, muitas empresas estão investindo em tecnologias e soluções para criar e gerenciar avatares virtuais também para os usuários. 

Avatares são usados para dar assistência aos clientes, apresentar produtos e serviços e criar uma experiência de compra mais imersiva e interativa para os usuários. Como exemplos podemos citar a Lu da Magalu, da Magazine Luiza; a Bia, do Bradesco; a Nat, da Natura, entre outros.  

No exterior, modelos digitais como Shudu Gram, Lil Miquela, J-YUNG, Daisy, Candy e outras rendem milhões de dólares nos mercados da moda e publicidade. 

Avatares também são muito utilizados por influencers de redes sociais, como a apresentadora e empresária Sabrina Sato, que em 2021 lançou a Satiko. E em novembro de 2022, a apresentadora Adriane Galisteu lançou, em parceria com o MB (Mercado Bitcoin), o avatar Galis, uma nova solução para ampliar sua presença em diversas plataformas imersivas. 

Especialistas em criar avatares  

A criação de avatares personalizados costuma ser um processo complexo e demorado. Além disso, a gestão destes abrange a manutenção e a atualização dos dados e informações, incluindo suas roupas, acessórios e outros itens virtuais. Por isso surgiram no mercado empresas para ajudar os usuários a criar seus avatares de forma fácil e rápida. 

Esse serviço pode ser uma boa fonte de receita para essas empresas, já que os usuários estão dispostos a pagar por avatares personalizados e bem-feitos, que reflitam sua identidade e estilo. Além disso, essas empresas também podem lucrar vendendo roupas, acessórios e outros itens virtuais para os avatares. Por essas razões, a criação e gestão de avatares tem o potencial de crescer mais e se tornar uma indústria cada vez mais rentável. 

A utilização de avatares em lojas e comércios ajuda a melhorar a satisfação e a fidelidade dos clientes, aumentando as vendas, além de oferecer uma nova forma de comunicação e interação com o público.  

O uso do metaverso e a proliferação de avatares já estão ligados indissoluvelmente ao futuro do comércio e do desenvolvimento econômico das empresas. Conhecê-los e assimilá-los é a melhor estratégia para aumentar suas vendas e a produtividade de seu negócio.  

Saiba mais sobre o assunto acessando os textos do Sebrae: Entenda o que é metaverso e Produção e gestão de avatares já movimenta quase R$ 10 milhões 

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