Além do salão, o profissional de beleza pode continuar lucrando e fidelizando clientes ao vender produtos home care.

Quando o cliente cruza a porta do salão após receber seu serviço de embelezamento, ele leva consigo a beleza que conquistou e a sua continuidade através dos produtos específicos adquiridos para serem aplicados em casa e, assim, manter os belos resultados. Para o profissional, esses produtos home care fazem parte de uma múltipla estratégia: atuar como consultores especializados, ganhando a confiança do cliente pelas indicações certeiras; fidelizar o cliente; prolongar a duração do tratamento; conquistar consequentes elogios e recomendações; e obter lucros em um negócio colateral.
Os produtos complementares, ou home care, podem aumentar a efetividade dos tratamentos iniciados no salão. Shampoos, condicionadores, máscaras, tônicos e finalizadores geralmente fazem parte de linhas específicas denominadas “salon”, “professional” ou afins, entregando como bônus o fato de serem acessíveis de forma mais exclusiva a profissionais.
Os produtos podem ser voltados para manutenção dos resultados do tratamento, os hair care, ou para uso cotidiano, os daily care. É importante que, além da curadoria do produto em si, o profissional ensine a forma correta de usá-lo e explique a razão do uso, de uma forma individualizada, bem diferente de anúncios de massa ou da simples leitura do rótulo.
A consultoria especializada é um ativo bastante valioso, já que ninguém conhece os cabelos de cada cliente melhor do que o profissional que cuida deles constantemente. O cabeleireiro, portanto, é capaz de indicar o melhor produto para a manutenção dos resultados, como a forma de usar, quantidade, frequência etc.
É válido frisar que, muitas vezes, o cuidado estendido após o salão não apenas prolonga o resultado, mas pode literalmente salvar o cabelo. Isso porque alguns tratamentos químicos podem danificar os fios se não forem devidamente continuados em casa.
Assim, os produtos home care, além de serem uma excelente compra para seus clientes, também representam uma oportunidade imperdível de gerar faturamento para salões e, diretamente, para os profissionais que recebem comissão pela indicação. Por isso, não deixe de aprender a fazer indicações certeiras e conseguir ampliar os rendimentos do salão e a beleza dos clientes!
Saiba mais
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.
Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae
Foi um prazer te ajudar :)