this is an h1

this is an h2

Wed Nov 23 02:41:29 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Viagens de lua de mel reaquecem o turismo no pós-pandemia

Retomada das cerimônias de casamento motiva noivos a investirem em pacotes de lua de mel, criando oportunidades para o setor de turismo.

· 08/09/2022 · Atualizado em 23/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Vivemos um momento de retomada do turismo de lua de mel. Nos últimos dois anos e meio, várias cerimônias de casamento precisaram ser remarcadas por conta das restrições impostas pela covid-19, mas, agora, os brasileiros querem mesmo é se casar. A realização das festas de casamento e o turismo de lua de mel começam a reagir nesse momento de pós-pandemia, para alívio dos noivos e dos empresários do setor.

O número de casamentos deve registrar crescimento de 47%, só no primeiro semestre de 2022, segundo informações da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Isso representa 624 mil matrimônios. No Brasil, são realizados um milhão de casamentos anualmente, conforme informações da Arpen. Ainda de acordo com dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), a expectativa é que só para este ano, o setor de casamentos movimente cerca de R$ 40 milhões no país.

Após a festança, chega a hora de os recém-casados escolherem seus destinos. Também é o momento de todo o trade de turismo, desde as agências de viagens, guias e rede hoteleira, preparar-se para oferecer as melhores opções de destinos e serviços para a lua de mel. Apostar em propaganda direcionada a este público é a chave para recuperar o faturamento perdido durante o período de isolamento.

Neste cenário de retomada, os destinos brasileiros têm-se destacado entre os casais que desejam viajar em lua de mel, já que muitos ainda não estão totalmente seguros em passear no exterior. A procura por localidade que proporcionam contato com a natureza, praias isoladas, e a busca por hotéis charmosos e de alto nível devem manter-se em alta nos próximos meses. Uma boa oportunidade para quem deseja empreender na área.

Lua de mel luxuosa é tendência no pós-pandemia

Entre os lugares mais procurados pelos casais para passar a lua de mel neste primeiro momento pós-pandemia, têm se destacado os lodges na Amazônia, como o Anavilhanas Lodge, destinos de glamping, como o acampamento de luxo Parador Cambará, em Cambará do Sul (RS), além de hotéis de bem-estar, como o Six Senses Botanique, em Campos do Jordão (SP).

Outra opção que está se popularizando é o “staycation”, termo que surgiu há alguns anos e se fortaleceu durante a pandemia como uma grande tendência do turismo, que nada mais é que se hospedar e passear por alguns dias na sua própria cidade. É uma ótima oportunidade para aproveitar passeios e equipamentos turísticos disponíveis no município onde o turista já vive, gastando menos que em viagens que requerem longos deslocamentos.

Este é um pacote turístico ideal para atender recém-casados com orçamento apertado ou que não têm muitos dias de folga para aproveitar a lua de mel. Para conhecer mais tendências, acesse a série produzida pelo Sebrae sobre oportunidades de negócios e tendências para o setor de turismo. 

Destinos mais isolados, que proporcionam maior conexão com a natureza, com opções de hotéis em montanhas, praias ou campo, também estão nas buscas dos noivos. Neste caso, hotéis bem estruturados, que proporcionam maior conforto, boa gastronomia e opções de lazer, se destacam. A ideia é combinar um lugar maravilhoso, com um atendimento de alto padrão. 

Entre esses destinos, os mais procurados são Fernando de Noronha; Maragogi (AL); Praia do Forte (BA); Península de Maraú (BA); Trancoso (BA); Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG); Itaipava e Teresópolis (RJ) e Urubici (SC).

São localidades onde o empresário do setor de turismo pode oferecer passeios e serviços mais românticos e com atendimento altamente personalizado, focando nas necessidades e expectativas dos casais em lua de mel. Agradar aos noivos com um mimo, como uma cesta de flores ou uma garrafa de champanhe, é um gesto atencioso, que certamente contribuirá para tornar o momento ainda mais especial para os turistas.

Aproveite o bom momento pós-pandemia para investir nesta retomada de lua de mel e, no caso do setor hoteleiro, não deixe de estar presente em sites e aplicativos de reservas do setor e de manter parcerias com agências e operadoras de turismo, sem abrir mão de seus canais de vendas próprios.

Saiba Mais:

O Sebrae oferece dois cursos pelo WhatsApp para quem deseja empreender nesta área. Um deles é o Conhecendo e Valorizando seu Cliente, que ensina como aumentar e melhorar as vendas ao reconhecer a importância de criar valor para os clientes.

Já o curso de Marketing Digital: planejar para vender pela Internet ensina sobre a influência da internet nos negócios e sobre o planejamento para vender pela internet. Você vai aprender como os pilares produto, preço, praça e promoção agem nos resultados e conhecerá os canais de comunicação e de vendas pela internet.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de turismo:
siga a comunidade Sebrae Turismo, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?