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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Você conhece a jornada do seu cliente no Instagram?

Conhecer a jornada do cliente no Instagram ajuda a conquistar clientes e aumentar suas vendas.

· 27/01/2023 · Atualizado em 06/04/2023
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Você sabe qual é o caminho que os usuários do Instagram percorrem até se tornar clientes do seu negócio? Chamamos isso de jornada do cliente, que é, basicamente, a trajetória que o consumidor segue desde o contato inicial com a sua publicação até a realização da compra do produto ou serviço.

Conhecer jornada do cliente é essencial para traçar estratégias assertivas e gerar grandes oportunidades de vendas para o seu negócio. Sendo assim, trouxemos um passo a passo que vai ajudar você a entender melhor quais são as etapas desse processo.

1 - O cliente vê sua publicação e curte o conteúdo

Este é o momento da exploração, quando o consumidor está pesquisando ou, simplesmente, olhando a rede social. Então, ele se depara com sua publicação ou anúncio que desperta algum interesse.

2 - Entra no seu perfil para saber mais sobre a marca

Ao se interessar, o usuário, prontamente, vai querer saber sobre sua empresa e produtos. Hora de manter seu perfil bem organizado e atrativo. Deixe sua bio clara, completa e direta. Ele precisa entrar no seu perfil e entender qual é o seu negócio e como pode entrar em contato com você. 

Aproveite os destaques para colocar informações relevantes sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Você pode colocar um catálogo e depoimentos de clientes antigos para gerar credibilidade. 

3 - Explora o seu feed para ver outras publicações

Se o seu feed tiver outras publicações interessantes, o cliente irá passar mais tempo explorando o seu perfil. As imagens precisam ser de qualidade e atrativas para atrair a atenção desse usuário que está ali conhecendo melhor o seu negócio. 

4 - Começa a te seguir e interagir com o seu conteúdo

O consumidor passa para mais uma etapa da sua jornada. Depois de conhecer melhor o seu negócio, ele começa a interagir, comentar, enviar perguntas e tirar dúvidas. Esteja disponível e responda tudo com agilidade para manter esse engajamento.

5 - Recebe uma promoção e vira cliente

Agora que ele já conhece e interage com você, pode ser o momento de enviar uma promoção de acordo com os interesses que ele demonstrou. Todas as etapas anteriores servem para você ir conhecendo melhor o seu potencial cliente e, na hora certa, enviar alguma oferta adequada a ele.

Perceba que não é um trabalho simples publicar no Instagram e ter um resultado imediato. A jornada do cliente serve para você conhecer o seu potencial cliente e personalizar seu atendimento para traçar as melhores estratégias para aquele perfil de consumidor. 

Lembre-se de acompanhar essa jornada com métricas e os relatórios disponíveis na plataforma social. Você pode ver como o usuário chegou até o seu perfil, se foi por meio de um post ou de um anúncio, por exemplo. Pode ver quando ele começa a comentar nos seus stories, além de verificar se ele mora perto do seu negócio. Se sim, uma vez que ele pode ir até o seu estabelecimento com mais facilidade, que tal enviar a promoção do dia? 

Conheça a jornada do seu cliente e trace estratégias de marketing digital e produção de conteúdo para cada fase. Dessa maneira, você conquista o seu cliente e aumenta as suas vendas.

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