this is an h1

this is an h2

Tue Mar 14 09:45:35 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Você conhece as suas habilidades comportamentais?

Saiba qual é a importância de fazer um plano de desenvolvimento das habilidades comportamentais do empreendedor.

· 02/01/2023 · Atualizado em 14/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As habilidades comportamentais estão relacionadas aos aspectos emocionais do ser humano e são facilitadoras do relacionamento entre pessoas, permitindo alcançar sucesso pessoal e profissional.

Boa parte dessas habilidades já nascem com o ser humano, mas elas também podem ser aprendidas, desenvolvidas e aprimoradas por meio da busca do conhecimento e da capacitação.

É possível afirmar, ainda, que as habilidades comportamentais são duráveis, isso quer dizer que, uma vez que alguém desenvolveu algumas dessas habilidades, elas são quase que permanentes, diferente das habilidades técnicas, que rapidamente podem se tornar obsoletas.

No passado, por exemplo, tivemos profissões que possuíam habilidades bem específicas e que rapidamente desapareceram.

Atualmente, com o desenvolvimento da transformação digital dos processos e das empresas, estamos assistindo a um envelhecimento e, provável desaparecimento parcial ou total de atividades estruturadas a partir de esforço físico ou atividades rotineiras e repetitivas, as quais são substituídas por robôs e tecnologias tais como Inteligência Artificial, algoritmos, Internet das Coisas, entre outras.

Restam as atividades voltadas para a inteligência emocional, tais como o pensamento crítico, relacionamento entre as pessoas, liderança, adaptabilidade, trabalho em equipe, resiliência, curiosidade, criatividade e inovação, comunicação, gestão da mudança, gestão do estresse e gestão do tempo.

Elas são fundamentais para o empreendedor, por isso listamos a seguir algumas dicas para desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para empreender com sucesso.

  1. O aprendizado inicia pela vivência de empreender: aprender com as dificuldades do dia a dia é a maior escola que o empreendedor dispõe. Mas, é necessário antes desenvolver um senso crítico apurado, ter humildade para aprender com os erros e com as virtudes, valorizar os momentos de sucesso e não supervalorizar o insucesso, perceber tudo à sua volta e, também, possuir uma sede constante de aprender o tempo inteiro.
  2. Autoconhecimento: olhar para dentro de si mesmo e reconhecer que somos seres incompletos e que, para evoluir, é necessário se conhecer o mais profundamente possível. As duas maiores ferramentas do autoconhecimento são o feedback e a reflexão. Para isso, é necessário saber ser verdadeiro e maduro em seu comportamento diante das outras pessoas, propiciando diálogos em que cada parte oferece o que tem de melhor, transformando essas oportunidades em presente valioso para o seu crescimento pessoal e profissional.     
  3. Identifique os seus pontos fortes, porque eles determinam a sua vantagem competitiva. Foque nas coisas que você gosta e que já faz bem, é bem fácil entender os pontos fortes quando percebemos o olhar de admiração das outras pessoas diante das habilidades que demonstramos ter. Ou no seu próprio brilho ao realizar determinadas atividades, isso significa paixão e comprometimento pelo que faz.
  4. Procure um mentor: empreendedores ou pessoas mais experientes são uma fonte inesgotável de conhecimento e vivência, beber dessa fonte é uma experiência prazerosa. As experiências de vida ou de vivência em superação de dificuldades são inspiradoras e recarregam as nossas baterias para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Faça um caderninho de anotações com frases, histórias, ditos e palavras de conforto e motivação, que impulsionam você para se transformar em um ser humano melhor. Isso faz com que você evolua para um outro patamar de vida.
  5. Faça um plano de autodesenvolvimento: utilize as suas anotações no caderninho também como um roteiro de coisas que você deseja aprender. Nesse planejamento, identifique habilidades comportamentais que serão sua prioridade para os próximos meses, coloque objetivos e metas, quanto tempo vai dispor para investir no seu desenvolvimento, quando vai iniciar e alcançar um nível ideal para esse aprendizado, quanto de dinheiro vai investir, quem vai ajudar você, como vai construir esse aprendizado, vai ser por meio de pesquisa com outras pessoas, familiares, mentores, outros empreendedores? Vai fazer uma missão de reconhecimento de boas práticas, conhecendo outras empresas, vai fazer um curso, ler um livro, pesquisar textos, vídeos e conteúdo? O plano é permanente, nunca termina, mas é também flexível. Então, faça revisões periódicas.

Com certeza, vivemos em uma realidade em que a cada dia mais pessoas descobrem que o sucesso nos negócios não depende somente de técnicas e metodologias gerenciais.

Existe uma imensidão de ferramentas e instrumentos tecnológicos disponíveis na web, além de modelos gerenciais direcionados para cada tipo de negócio, mas se o ser humano não investir no desenvolvimento de suas próprias capacidades, pouco adiantará o arsenal de ferramentas de apoio.

Antes de tudo, é preciso entender que está a capacidade humana de articular pensamentos e criar estratégias para obter resultados. Pense nisso!

Então, procure o Sebrae, que pode lhe oferecer as melhores oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades comportamentais. Comece fazendo dois cursos que separamos para você. Basta clicar nos links a seguir:

Aprender a empreender

Como agir de maneira empreendedora

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?